Literatura
Eliana Santos
Professora: Eliana dos Santos.
Etapa: 4º ano e 5º ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 28/05/2020 (quinta feira)
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Temática da Aula: Literatura
Objeto do Conhecimento:
- Conhecer os usos e funções sociais da escrita,
- Desenvolver a criatividade e a imaginação
- Identificar vários gêneros textuais
Habilidade:
EF35LP11- Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades lingüísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
EF35LP10 – Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea,conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula debate etc.
EF15LP01 - Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (casa, comunidade, escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, quem produziu e a quem se destina.
EF35LP03 - Identificar a idéia central do texto, demonstrando compreensão global.
EF04LP01 - Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
EF15LP06 - Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Competência:
- Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes funções,
- Reconhecer diferentes formas de acesso à informação e ao conhecimento, em linguagem escrita, (biblioteca, bancas de revista, livrarias, internet, etc.) e saber, utilizá-las.
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.
- Conhecer os usos e funções sociais da escrita,
- Desenvolver a criatividade e a imaginação
- Identificar vários gêneros textuais
- Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes funções,
- Reconhecer diferentes formas de acesso à informação e ao conhecimento, em linguagem escrita, (biblioteca, bancas de revista, livrarias, internet, etc.) e saber, utilizá-las.
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.
Recurso Didático:
- Celular e ou notebook,
- Vídeo (O Pequeno Elefante Teimoso) encaminhado no grupo de watts da sala,
- Entrevistas com pessoas mais velhas da família.
Desenvolvimento:
- Apreciação de vídeo gravado pelo professor,
- Assistir ao vídeo (O Pequeno elefante Teimoso).
- Entrevista e ou conversas com pessoas mais velhas da família.
- Desenvolver as atividades propostas no caderno.
Carga horária: Aproximadamente 60 minutos.
Avaliação: Contínua, através da correção das atividades desenvolvidas.
---------------------------------------------------------------------------------
PRODUÇÃO DE TEXTO E DITADO
PROF. ZILAMAR
* AUDIO DO DITADO NO GRUPO DA SALA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI