Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 2 de julho de 2020

03/07/2020 - 5º ANO - AULA DE MÚSICA E MATEMÁTICA

Professor: Walter Rios Júnior



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 03 / 07 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras. 

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, acompanhamento com ritmo, escolher uma cantiga de roda e ilustrar com um desenho bem bonito.

Recursos Didáticos: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.

Desenvolvimento:

· Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

· Conhecer sobre as Cantigas de roda ( o que são? / como brincar e cantar /costumes locais / o folclore brasileiro / como é ensinado as cantigas de rodas;

· Ouvir e apreciar as Cantigas de roda: Rosa Amarela, Quem me ensinou a nadar, Sambalelê, Peixe Vivo e Marinheiro Só.

· Ilustrar com um desenho bem bonito sobre uma das cantigas de roda acima.

Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.
Professor: Walter Rios Júnior


==============================================

AULA DE MATEMÁTICA
PROF. SIMONE









03/07/2020 - 4º ANO - MÚSICA / MATEMÁTICA: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Professor: Walter Rios Júnior

Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 03 / 07 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras. 

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, acompanhamento com ritmo, escolher uma cantiga de roda e ilustrar com um desenho bem bonito.

Recursos Didáticos: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.

Desenvolvimento:

· Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

· Conhecer sobre as Cantigas de roda ( o que são? / como brincar e cantar /costumes locais / o folclore brasileiro / como é ensinado as cantigas de rodas;

· Ouvir e apreciar as Cantigas de roda: Rosa Amarela, Quem me ensinou a nadar, Sambalelê, Peixe Vivo e Marinheiro Só.

· Ilustrar com um desenho bem bonito sobre uma das cantigas de roda acima.

Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.
Professor: Walter Rios Júnior

==============================================
PROFESSORA DELACIR









03/07/2020 - 3º ANO - Matemática Temática da Aula: Geometria/ aula de música



Professora: Roselaine Silva Idualte





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 3º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 03-07-2020
Componente Curricular: Matemática
Temática da Aula: Geometria
Objeto do Conhecimento:  Formas Geométricas
Habilidades:
·        (EF01MA06X) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
·        (EF01MA13X) Reconhecer e relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico, sem uso obrigatório de nomenclatura.
·        (EF02MA30MG) Realizar estimativas e cálculo mental com números naturais (até ordem de centenas).
Recursos Didáticos: Vídeo, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, régua.
Desenvolvimento:  Assistir o vídeo, resolver as atividades propostas.
Carga Horária: 60 minutos
Avaliação: Contínua 

==============================================


Professor: Walter Rios Júnior



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 03 / 07 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras. 

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, acompanhamento com ritmo, escolher uma cantiga de roda e ilustrar com um desenho bem bonito.

Recursos Didáticos: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.

Desenvolvimento:

· Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

· Conhecer sobre as Cantigas de roda ( o que são? / como brincar e cantar /costumes locais / o folclore brasileiro / como é ensinado as cantigas de rodas;

· Ouvir e apreciar as Cantigas de roda: Rosa Amarela, Quem me ensinou a nadar, Sambalelê, Peixe Vivo e Marinheiro Só.

· Ilustrar com um desenho bem bonito sobre uma das cantigas de roda acima.

Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.
Professor: Walter Rios Júnior




03/07/2020 - 2º ANO - AULA DE MÚSICA /

Professora:  Shayene 








Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa:  2º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade:  03-07-2020
Componente Curricular:   Matemática
Temática da Aula:  Animais do Sistema Monetário

Objeto do Conhecimento:  
ü   Visão pratica á ficção e aprendizes de números na pratica da adição.
ü  Compreender o uso das cédulas e moedas no sistema monetário brasileiro.

·        Habilidades:
ü  (EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca;
ü    (EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
ü   (EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numéricas.
ü     (EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
·         
·        Competências:
ü   Compreender os princípios do sistema de numeração decimal: formação da centena (10 dezenas) e o valor posicional dos algarismos no número, relação entre as ordens que compõem o número.
ü  Identificar nas situações-problemas se a operação que deverá ser utilizada será de adição ou subtração a partir dos diferentes significados (acrescentar, juntar, comparar e retirar) e por meio de estratégias pessoais resolvê-las.
ü  Utilizar o pensamento matemático com a utilização dos fatos básicos.
ü  Compreender o uso das cédulas e moedas no sistema monetário brasileiro.
ü  Compreender os princípios do sistema de numeração decimal: formação da centena (10 dezenas) e o valor posicional dos algarismos no número, relação entre as ordens que compõem o número.
·        
·       
Recurso Didático:  Orientação por vídeo-aula; folha impressa.

Desenvolvimento:  
·       Explicação da Professora atrás de observação e vídeo.

·       Realizar as atividades da folha.

 Carga Horária- 3 horas.

Avaliação:  Através do vídeo gravado pela criança e orientando nas suas dificuldades e quanto ao seu trabalho escolar.

Professora:  Shayene Rosa Anselmo dos Santos



Professor: Walter Rios Júnior



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 03 / 07 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras. 

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, acompanhamento com ritmo, escolher uma cantiga de roda e ilustrar com um desenho bem bonito.

Recursos Didáticos: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.

Desenvolvimento:

· Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

· Conhecer sobre as Cantigas de roda ( o que são? / como brincar e cantar /costumes locais / o folclore brasileiro / como é ensinado as cantigas de rodas;

· Ouvir e apreciar as Cantigas de roda: Rosa Amarela, Quem me ensinou a nadar, Sambalelê, Peixe Vivo e Marinheiro Só.

· Ilustrar com um desenho bem bonito sobre uma das cantigas de roda acima.

Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.
Professor: Walter Rios Júnior







03/07/2020 - 1º ANO - MATEMÁTICA - MÚSICA

PROF. GIRLENE










 



---------------------------------------------------------------------------------


AULA DE MúSICA: 
Professor WALTINHO




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 03 / 07 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar. 

(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local. 

(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras. 

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, acompanhamento com ritmo, escolher uma cantiga de roda e ilustrar com um desenho bem bonito.

Recursos Didáticos
: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.

Desenvolvimento:

· Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

· Conhecer sobre as Cantigas de roda ( o que são? / como brincar e cantar /costumes locais / o folclore brasileiro / como é ensinado as cantigas de rodas;

· Ouvir e apreciar as Cantigas de roda: Rosa Amarela, Quem me ensinou a nadar, Sambalelê, Peixe Vivo e Marinheiro Só.

· Ilustrar com um desenho bem bonito sobre uma das cantigas de roda acima.

Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala. 

 Professor(a) : Walter Rios Júnior



03/07/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL- PSICOMOTRICIDADE/ CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


AULA DE PSICOMOTRICIDADE 
PROFESSORA ADRIANA


Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 2º período da educação infantil.
Data da Atividade: 03/07/2020
Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos.
Temáticas da Aula: Movimento corporal, Lateralidade, Deslocamento, Agilidade.
Objeto do Conhecimento: O corpo
Habilidades:
 EI03CG01 Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e danças, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades;
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Competências:
·       Desenvolver destrezas (coordenação motora);
·       Desenvolver a atenção, percepção auditiva e espacial;
·       Discriminação de movimentos para frente, pulando com os dois pés e um pé só;
·       Desenvolver  percepção espacial  durante o deslocamento e ao  rastejar.

Recursos  Didáticos: Videoaula, uma cadeira , um copo, vassoura, rodo ,1 balde e ou latas  ou objetos similares .

Desenvolvimento: No primeiro momento a aula iniciará com o aquecimento da música (Aquecimento: “Nana”, seguindo os comandos apresentados no vídeo). A música irá trabalhar o alongamento das partes do corpo, antes de iniciarmos a atividade. Em seguida iniciaremos a atividade onde a criança deve ficar  bem atenta ao comando que o familiar irá pedir que ela realize.


SEGUINDO COMANDOS REALIZANDO MOVIMENTOS IMITANDO  ANIMAIS .
No segundo momento o objetivo é que a criança fique atenta aos comandos e pule até a vassoura como o sapo, salte como um coelho até o balde verde, rasteje como a cobra até o rodo, pule com 1 pé só até a cadeira e ande com as mãos no chão até o copo.  


Avaliação: Apreciação do vídeo das atividades realizadas pelos alunos, através de fotos ou documentos impresso;  observando a participação e desenvolvimento do aluno.

PROFESSORA: Adriana Cristina  dos Reis


==========================================================


Professora: Audice d’Arc Rosa Prado




Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 2º período da Educação Infantil
Data da Atividade: 03.07.2020
Professora: Audice d’Arc Rosa Prado
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: Escuta, fala, pensamento e imaginação ( EF ), O Eu o Outro e o Nós “( EO)” – Corpo, Gestos, e Movimentos “(CG)”.
Temáticas da Aula: Colaboração e atitudes boas.
Objetos do Conhecimento: Observação da mudança ocorrida, comportamento e integração social.
História: A Margarida Friorenta – Fernanda Lopes de Almeida
Habilidades:
·       “(EIO3EF07)” – Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos e recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
·       “(EIO3EF04)” – Recontar histórias e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história.
·       “(EIO3EF01)” – Expressar idéias, desejos e sentimentos, sobre suas vivencias por meio da linguagem oral dos fatos, desenhos e outras formas de expressão.
·       “(EIO3E006)” – Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.
·       “(EIO3E003)” – Ampliar as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
·       “(EIO3CG05)” – Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência:
·       Estimular o desenvolvimento da linguagem, discriminação auditiva e percepção visual.
·       Estimular o desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.
·       Promover momentos de alegria através da apreciação da história.
·       Trabalhar valores e atitudes.
Recursos Didáticos: Computador, notebook ou celular para assistir a aula, máscara.
Desenvolvimento:
·       1º momento: Apreciação da história contada por meio de vídeo.
·       2º momento: A família  deverá filmar  a criança recontando a história.

Avaliação: Através de vídeo do educando a história.