Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

segunda-feira, 29 de junho de 2020

30/06/2020 - 4º ano - ORTOGRAFIA e Ciências da Natureza Temática da Aula: Transformações de materiais do dia a dia/


PROF. DELACIR











Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 4º ano                      
 Data da Atividade: 30-06-2020
Componente Curricular: Ciências da Natureza
Temática da Aula: Transformações de materiais do dia a dia
Objeto do Conhecimento:  Transformações da Matéria e Estados Físicos da Água
Habilidade:
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento  ou  resfriamento  sã o  reversíveis (como   as mudanças de estado físico da  água ) e outras  não (como o  cozimento  do ovo, a queima do  papel etc. )
Competência:
·        Comprovar, através da observação, que alguns materiais como os pães, quando umedecidos, sofrem transformações.
·         
·        Conhecer como ocorrem as transformações de alguns materiais presentes no seu cotidiano.
·        Identificar as transformações dos materiais: reversíveis e não reversíveis.


Recurso Didático: vídeos, imagens e material do aluno.
Desenvolvimento: apreciação de videoaulas, experiências, realização de as atividades xerocopiadas.
Carga Horária: 4h
Avaliação: participação, esforço e através das resoluções das atividades resolvidas e postadas no grupo.

====================================================================

ORTOGRAFIA

PROF. RITA








Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 4º ano  do Ensino Fundamental

Data da Atividade: 30/06/2020

Componente Curricular: Ortografia

Temáticas da Aula: Usar a ortografia como objeto do conhecimento que se aprende e internaliza por meio da reflexão. Utilizar o dicionário como obra de referência e os verbetes como suporte textual.

Objetos do Conhecimento:

·        Construção do sistema alfabético e da ortografia.
·        Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Habilidades:

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF05LP02) Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.

Competências: Levar o aluno a prestar atenção nas palavras que escreve. Construção do Sistema da Ortografia. Análise linguística e semiótica.

Recursos Didáticos: Vídeos no youtube e Ditado ortográfico.

Desenvolvimento:

Os alunos assistiram a um vídeo no youtube https://youtu.be/OX-JHuuDDNo  sobre como usar o CE/ CI nas palavras e em seguida farão as atividades ortográficas de palavras com CE/CI.

Carga horária: 1h. 

Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.


Professora: Rita de Cássia Mendes da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI