Professora: Rita de Cássia
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 4º ano I do Ensino
Fundamental.
Data da Atividade: 29/06/2020
Componente Curricular: Língua
Portuguesa
Temáticas da Aula: Compreensão
em Leitura, Substantivo Próprio e Comum e Sinais de Pontuação.
Objetos do Conhecimento: Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético/
Morfossintaxe/ Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético e da
ortografia
Habilidades: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai
ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de
produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria
obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas
antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses
realizadas.
(EF35LP05) Inferir o
sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto
da frase ou do texto.
(EF35LP12) Recorrer ao
dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no
caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto,
determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de
variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de
palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os
para compreender palavras e para formar novas palavras.
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e
verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos
(informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e
ponto de exclamação.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto,
determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de
variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
Competências: Desenvolver
a compreensão em leitura (localização de informações), trabalhar a análise linguística/semiótica (Ortografização).
Desenvolvimento: Para
desenvolver as atividades os alunos farão a leitura dos textos e assim
desenvolverão as atividades pedidas, em seguida Assistirão a dois vídeos
no youtube https://youtu.be/fAve6KzHPnQ e https://youtu.be/d9oL6QGHk5o para maior esclarecimento sobre substantivo
próprio e comum e sinais de pontuação.
Carga Horária: 3 horas
Avaliação: A avaliação será feita
através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.
Professora: Rita de Cássia Mendes Silva.
====================================================
AULA DE ARTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI