Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

domingo, 28 de junho de 2020

29/06/2020 - 4º ANO AULAS DE ARTE e LÍNGUA PORTUGUESA : Compreensão em Leitura, Substantivo Próprio e Comum e Sinais de Pontuação.

Professora: Rita de Cássia











Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 4º ano I do Ensino Fundamental.
Data da Atividade: 29/06/2020
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Temáticas da Aula: Compreensão em Leitura, Substantivo Próprio e Comum e Sinais de Pontuação.

Objetos do Conhecimento: Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético/ Morfossintaxe/ Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético e da ortografia

Habilidades: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
 (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
Competências: Desenvolver a compreensão em leitura (localização de informações), trabalhar a análise linguística/semiótica (Ortografização).

Desenvolvimento: Para desenvolver as atividades os alunos farão a leitura dos textos e assim desenvolverão as atividades pedidas, em seguida Assistirão a dois vídeos no youtube https://youtu.be/fAve6KzHPnQ e https://youtu.be/d9oL6QGHk5o para maior esclarecimento sobre substantivo próprio e comum e sinais de pontuação.

Carga Horária: 3 horas
Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.

Professora: Rita de Cássia Mendes Silva.

====================================================

 AULA DE ARTE 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI