Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 18 de junho de 2020

18/06/2020 - 2º ANO =ARTE Temática da Aula: MÚSICA/ Matemática Temática da Aula: Números Ordinais


Matemática

Temática da Aula Números OrdinaisProfessora: Shayene Rosa Anselmo dos Santos





Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa:  2º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade:   19-06-2020
Componente Curricular:   Matemática
Temática da Aula:  Números Ordinais
Objeto do Conhecimento: Reconhecimento dos números dos numerais, contagem.
Habilidade:
ü  (EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Competência:
ü  Compreender os princípios do sistema de numeração decimal: formação da centena (10 dezenas) e o valor posicional dos algarismos no número, relação entre as ordens que compõem o número.

Recurso Didático:  Orientação por vídeo-aula; folha xerocada.
Desenvolvimento:  
ü  Apreciação de vídeo aula, atividades práticas na folha xerocada.

Carga Horária- 2 horas.
Avaliação: Através do vídeo gravado pela criança e orientando nas suas dificuldades e quanto ao seu trabalho escolar.

Professor(a) :  Shayene Rosa Anselmo dos Santos


=============================================

AULA DE MÚSICA
FESTA JUNINA





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas



Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 19 / 06 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidade:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, tirar foto, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

  •  Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
  • Conhecer a história da Festa Junina.
  • Cantar 3 músicas juninas: Sonho de Papel, Pula Fogueira Iaiá, Chegou a hora da fogueira.
  • Dançar quadrilha com a família em casa.
  •  Tirar foto caracterizado “Festa Junina” ou gravar um vídeo dançando quadrilha.
Carga Horária: 50 minutos.       

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.
Professor(a) : Walter Rios Júnior


19/06/2020 - 5º ANO - Matemática- Figuras geométricas espaciais/ ARTE - Temática da Aula: MÚSICA; “Festa Junina”/

Professora: Simone Maria Vieira.








Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 5º ano

Data da Atividade: 19/06/2020
 Componente Curricular: Matemática
 Temática da AulaFiguras geométricas espaciais
 Objeto do Conhecimento: Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características.
 Habilidades: (EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações  (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
 Competências 
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
Recurso Didático: Celular ou notebook
Desenvolvimento: 1º Os alunos apreciação de vídeo no youtube  postado no grupo de whatsapp.
2º Os alunos irão responder as atividades postadas no grupo.
 
Carga Horária: 1h.

Avaliação: Contínua, através da correção das atividades propostas.
Professora: Simone Maria Vieira.

===============================

Aula: MÚSICA

Professor: Walter Rios Júnior






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas



Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 19 / 06 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidade:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, tirar foto, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

  •  Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
  • Conhecer a história da Festa Junina.
  • Cantar 3 músicas juninas: Sonho de Papel, Pula Fogueira Iaiá, Chegou a hora da fogueira.
  • Dançar quadrilha com a família em casa.
  •  Tirar foto caracterizado “Festa Junina” ou gravar um vídeo dançando quadrilha.
Carga Horária: 50 minutos.       

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.
Professor(a) : Walter Rios Júnior

19/06/2020 - 4º ANO = Aula: MÚSICA “Festa Junina”/ Matemática Temática da Aula: Raciocínio combinatório

Professora: Delacir Paiva

Matemática








Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 4º ano    

Data da Atividade:19/06/2020

Componente Curricular: Matemática

Temática da Aula: Raciocínio combinatório

Objeto do Conhecimento: Desenvolver o raciocínio combinatório.
Conceito-chave: Raciocínio combinatório.

Habilidade:
EF04MA08 - Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Competência: Introduzir a noção de aleatoriedade, através da análise de possibilidades combinatórias.

Recurso Didático: vídeos, imagens e material do aluno.

Desenvolvimento: Resolver as atividades

Carga Horária: 3h

Avaliação: participação, esforço e através das resoluçao das atividades  propostas.



=========================================


Professor: Walter Rios Júnior

Aula: MÚSICA



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas



Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 19 / 06 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objeto do ConhecimentoContextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, tirar foto, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

  •  Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
  • Conhecer a história da Festa Junina.
  • Cantar 3 músicas juninas: Sonho de Papel, Pula Fogueira Iaiá, Chegou a hora da fogueira.
  • Dançar quadrilha com a família em casa.
  •  Tirar foto caracterizado “Festa Junina” ou gravar um vídeo dançando quadrilha.
Carga Horária: 50 minutos.       

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.

Professor(a) : Walter Rios Júnior




19 / 06 / 2020 - 3º ANO - Aula: MÚSICA: “Festa Junina” / MATEMÁTICA;

Professora: Roselaine Silva Idualte





Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Professora: Roselaine Silva Idualte 
Etapa: 3º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 19/06/2020
Componente Curricular: Matemática
Temática da Aula: Características do Sistema de Numeração Decimal
Objeto do Conhecimento: Sistema monetário, adição e subtração.
Habilidade:
·       (EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
·       (EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
·       (EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo.
Competência: Reconhecer e dominar o sistema monetário, distinguir qual operação utilizar para resolver a situação problema.
Recurso Didático: Celular, vídeo, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, régua.
Desenvolvimento: Resolver as situações problemas envolvendo o sistema monetário e a adição e a subtração.
Carga Horária: 50 minutos
Avaliação: Contínua





19/06/2020 - 1º ANO - MATEMÁTICA/ MÚSICA - Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.











----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULA DE MÚSICA 

FESTA JUNINA

Professor: Walter Rios Júnior

Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas



Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 19 / 06 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidade:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, tirar foto, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

  •  Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
  • Conhecer a história da Festa Junina.
  • Cantar 3 músicas juninas: Sonho de Papel, Pula Fogueira Iaiá, Chegou a hora da fogueira.
  • Dançar quadrilha com a família em casa.
  •  Tirar foto caracterizado “Festa Junina” ou gravar um vídeo dançando quadrilha.
Carga Horária: 50 minutos.       

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.
Professor(a) : Walter Rios Júnior



19/06/2020 - 2º PERÍODO EDUCAÇÃO INFANTIL - LITERATURA/PSICOMOTRICIDADE


LITERATURA
PROFESSORA ROSA


Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares


Objeto do Conhecimento: Cuidar do meio ambiente
Habilidade: Interessar-se pela natureza

Competência:
  •       Recordar sempre que não pode soltar balões, colocar fogo.
  •        Balões de verdade são proibidos.
  •     Levar a criança a perceber a beleza da natureza.
  •       Levar a criança a perceber como é diferente os enfeites da festa junina e as roupas.
  •        Cantar músicas, poemas.


Recurso Didático: Computador, notebook ou celular para assistir a aula, máscara.

Desenvolvimento:
  •        Iniciar a aula.
  •        Cantar a musiquinha do balão, poesia.
  •        Falar sobre a festa junina, fazer balões de papel, bandeirinhas.
  •        Mostrar que temos que ter responsabilidade com os animais, as plantas e nunca jogar lixo no chão, porque senão até nossas águas irão acabar.


·       Senhores pais e/ou familiares. Peço a colaboração de vocês para ajudar sua criança a desenhar ou recortar bandeirinhas, balões e estrelas, montar uma festa junina e dançar a caráter com elas com muita alegria. Sendo assim, conto com a cooperação de vocês.
Grata pelo apoio e até a próxima aula.
Tia Rosa.


BALÃOZINHO:


Venha cá meu balãozinho

Diga aonde você vai
Vou fugindo, vou pra longe
Vou pra casa de meu pai

Ah, ah, ah, mais que tolice!

Nunca vi balão ter pai
Fique quieto neste canto
Que daqui você não sai

Quando a noite for chegando

Onde irá você descer
Se cair em nossas matas
O que vai acontecer?

Todas matas pegam fogo

Passarinhos vão morrer
E os rios vão secando
E não podem mais correr

Eu já estou aborrecido

Quanto mal faz um balão
Vou ficar bem quietinho
Amarrado no cordão
Cai, cai balão

Cai cai balão, cai cai balão

Aqui na minha mão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai na rua do Sabão

Cai cai balão, cai cai balão

Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar!

-----------------------------------------------------------------------------


PSICOMOTRICIDADE

Professora: Vanessa Cristina Carvalho

O corpo e movimentos.



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: (1º e 2º Períodos da Educação da Educação Infantil)
Data da Atividade: 19/06/2020
Componente Curricular: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG – “Espaços, Tempos, quantidades, Relações e Transformações” ET
Temática da Aula: Movimento corporal, equilíbrio e coordenação motora fina (movimento de pinça).
Objeto do Conhecimento:  O corpo e movimentos.
Habilidade: (E103CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
Competência: Desenvolver a coordenação motora fina (movimento de pinça), lateralidade, equilíbrio, noção espacial, atenção, concentração e ritmo.
Recurso Didático: Videoaula, fita adesiva, saquinho de milho de pipoca, feijão ou similar, palitos de picolé ou churrasco, pipocas ou bolinhas de papel e dois recipientes.
Desenvolvimento: Através dos vídeos gravados pela professora para serem apresentados para as famílias. Atividades a serem desenvolvidas: Assistir o vídeo da música “Pula, pula pipoquinha” e realizar os movimentos corporais. Em seguida a criança deverá andar sobre uma reta no chão equilibrando um saquinho (de milho de pipoca ou similar) na cabeça sem deixar cair. Na outra atividade a criança deverá manusear dois palitos de picolé, um palito em cada mão e pegar as pipocas ou bolinhas de papel e colocá-las de um recipiente para outro.
Carga Horária: 50 Minutos
Avaliação: A avaliação será continua através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.
Professora: Vanessa Cristina Carvalho