Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

sábado, 16 de maio de 2020

18/05/020 - 4º ano - LÍNGUA PORTUGUESA/ ARTE / ARTES VISUAIS - Compreensão da leitura/ Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação. / Análise linguística/ semiótica (ortografização). Ordem alfabética/ Consciência fonológica.



Língua Portuguesa


PROFESSORA RITA 






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 4º ano I do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 18/05/2020
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Temática da Aula: Compreensão em Leitura “Fábula: A Raposa e a Cegonha”.

Objeto do Conhecimento: Compreensão da leitura/ Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação. / Análise linguística/ semiótica (ortografização).
 Ordem alfabética/ Consciência fonológica.

Habilidade:
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Competência: Compreensão em leitura (localização de informações), ordenação do texto em partes, consciência silábica e alfabética.


Desenvolvimento: No primeiro momento os alunos fizeram a leitura do texto, em seguida copiaram o texto na ordem correta, logo após responderam as atividades referentes ao texto aplicado e por final completaram uma atividade de ortografia de S / SS revisando a aula passada.

Carga Horária: 3 horas

Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.

Professora: Rita de Cássia Mendes Silva.

===========================================================

ARTE / ARTES VISUAIS 



Professora NILZA 










Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
                                         

DATA:   18/05/2020 (aula 3)

PROFESSORA: NILZA APARECIDA DA SILVA

TURMAS: 4º e 5° ANO

COMPONENTE CURRICULAR
: ARTE

UNIDADE TEMÁTICA:
Artes visuais

OBJETO DE CONHECIMENTO:
Contextos e Práticas

HABILIDADES:

(EF15AR01P5) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais contemporâneas e regionais, se expressando através do desenho, colagem, pintura, dobradura, fotografia, gravuras, histórias em quadrinhos, vídeos, escultura, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR27MGP5) Conhecer a história da Arte e os diversos artistas, criando e refletindo sobre as linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), resgatando as tradições culturais de cada município.

Aula 3: Assistir aos vídeos (1,2 e 4), colocar o vídeo 4 novamente para ouvir a música e ao som da mesma criar um desenho usando a técnica com linhas apresentada nos vídeos anteriores. 

ATIVIDADES


1º-  Atividade:
ASSISTIR AOS  VIDES NA PÁGINA DO YOUTUBE CLICANDO NO LINK:

PARA LEMBRAR

VÍDEO 1: https://youtu.be/zgQ2NAwOk7Q

VÍDEO 2: https://youtu.be/0OVsNyqQ1T8

Vídeo 4: https://youtu.be/frC_VQ5gl5A



18/05/2020 - 2º ano - Língua Portuguesa /Escrita cursiva - ARTE/ ARTES VISUAIS - EF15AR01P1 - EF15ARO4P1 ARTE/ ARTES VISUAIS - Objeto do Conhecimento: pintura com materiais alternativosARTE / ARTES VISUAIS -


 Língua Portuguesa 








Diário de Registro de Atividades Remotas 



Etapa: 2º ano do Ciclo Inicial de Alfabetização. 

Data da Atividade: 18-05-2020 

Componente Curricular: Língua Portuguesa 

Temática da Aula: Escrita cursiva

Objeto do Conhecimento: Construção do Sistema Alfabético; 

Habilidade: 

 (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. 

Competência

Diferenciar sons semelhantes de letras e fonemas conhecendo o alfabeto completo. 
Escrever, espontaneamente usando letras cursivas do nosso alfabeto. 

Recurso Didático: Vídeo do Youtube;Material do aluno;Vídeo aula ; 

Desenvolvimento: 

  •  Pedir que os alunos para assistirem em casa ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=DzEO3SlbfOU sobre o traçado das letras do alfabeto maiúsculo cursivo.
  • Depois pedir que copiem no caderno usando as três linhas.
  •  Após o alfabeto copiado pedir que:

· Pinte de vermelho a letrinha inicial do seu nome; 


· Circule as vogais de azul. 

· Veja quais letras maiúsculas você tem no seu nome completo e depois pinte –as de verde. 

· Escreva seu primeiro nome cursivo usando as três linhas; 

 Carga Horária: 3 horas. 

Avaliação: Formativa, orientando o aluno em suas dificuldades e quanto ao seu trabalho escolar. 

Professora: Iranilda Maria de Oliveira


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ARTE/ ARTES VISUAIS 


Professora: Silvia 










Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
Data da Atividade: 18/05/2020
Componente Curricular: Arte
Professora: Silvia de Oliveira Bizinotto
Temática da Aula: Artes Visuais
Objeto do Conhecimento: pintura com materiais alternativos.

Habilidades: (EF15AR01P1) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais contemporâneas e regionais, se expressando através do desenho colagem, pintura, dobradura, fotografias, gravuras, histórias em quadrinhos, vídeos, etc., cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15ARO4P1) Experimentar diferentes formas de expressões artísticas (desenho, pintura, etc. Identificando e fazendo uso sustentável de materiais , instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Competência: realizar pintura com materiais alternativos, promover a apreciação da arte e a criatividade do aluno.
Recurso Didático: papel sulfite ou caderno, tintas, legumes variados, algodão, cotonetes, videoaula feita em celular. etc.
Desenvolvimento:
Fazer uma margem no caderno ou na folha sulfite.
·       Procurar material alternativo em casa para realizar a pintura (tintas, cotonetes ou pincéis, legumes disponíveis para fazer carimbos).
·       Apresentação do vídeo modelo.
·       Realização da atividade.

Carga Horária: 50 min.

Avaliação: através do retorno dos alunos com postagens de fotos nos grupos

quinta-feira, 14 de maio de 2020

15/05/2020 - 3º ANO - MATEMÁTICA - AULA DE MÚSICA



AULA DE MATEMÁTICA
PROFESSORA ROSELAINE








AULA DE MÚSICA

PROFESSOR WALTINHO



ASSISTA COM MUITA ATENÇÃO PARA REALIZAR A ATIVIDADE PROPOSTA, OK?



15/05/2020 - 4º ANO - MATEMÁTICA e MÚSICA



AULA DE MÚSICA

PROFESSOR WALTINHO



PRESTE ATENÇÃO AO VÍDEO PARA REALIZAR A TAREFA, CERTO?👆


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula de matemática

PROFESSORA DELACIR 



Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 4º ano
Data da Atividade: 15/05/2020
Componente Curricular: Matemática
Temática da Aula: Multiplicação na reta numérica
Objeto do Conhecimento: Multiplicação de números naturais.
Habilidade:

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Competência: Resolver problemas que envolvem a tabuada na reta numerada.

Recurso Didático: imagens, desafios e raciocínio lógico.

Desenvolvimento:

ATIVIDADE 1

Assistir ao vídeo explicativo.

ATIVIDADE 2

Faça uma reta numerada e registre a tabuada da multiplicação do 2, 3,4 e 5. (uma reta para cada tabuada da multiplicação)

ATIVIDADE 3

Usando as retas numeradas do exercício anterior resolva a atividade.










ATIVIDADE 4

1-     Escreva a multiplicação correspondente a cada adição.


EXEMPLO

3+3+3+3+3= 5x3=15






15/05/2020 - 2º ANO - AULA DE MÚSICA e AULA DE MATEMÁTICA

AULA DE MATEMÁTICA
PROFESSORA SHAYENE






Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa:  2º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade:  15-05-2020
Componente Curricular:   Matemática
Temática da Aula:  Números da família do 50.
Objeto do Conhecimento:  Contagem de rotina Contagem ascendente e descendente.
Habilidade: (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações

Competência:  Desenvolver noção de antecessor, sucessor, impares pares e continuação numérica.

Recurso Didático:  Folha impressa, com questões.

Desenvolvimento:  Explicação da Professora atrás de observação e vídeos.

Carga Horária- 1 hora e 20 minutos.
Avaliação: Através do vídeo gravado pela criança e orientando nas suas dificuldades.

Professor(a) :  Shayene Rosa Anselmo dos Santos




AULA DE MÚSICA



CONHEÇA MUITAS CURIOSIDADES SOBRE AS FORMIGAS, CANTE AS MÚSICAS COM O PROFESSOR. 

PROFESSOR WALTINHO



FAÇA UM LINDO DESENHO COMO O TIO WALTINHO PEDIU, OK?

DEPOIS GRAVE VÍDEO CANTANDO E TIRE FOTO COM O SEU DESENHO.






15/05/2020 - 1º ANO - MATEMÁTICA E MÚSICA



AULA DE MATEMÁTICA

PROFESSORA GIRLENE











Avaliação: os alunos serão avaliados através da participação online e através da execução das atividades postados no grupo.



AULA DE MÚSICA 


CONHEÇA MUITAS CURIOSIDADES SOBRE AS FORMIGAS, CANTE AS MÚSICAS COM O PROFESSOR. 

PROFESSOR WALTINHO


FAÇA UM LINDO DESENHO COMO O TIO WALTINHO PEDIU, OK?
DEPOIS GRAVE VÍDEO CANTANDO E TIRE FOTO COM O SEU DESENHO.



15/05/2020 - 2º período - EDUCAÇÃO INFANTIL AULA DE MÚSICA / AULA 2 -Apreciação das obras de arte.


EDUCAÇÃO INFANTIL - RETAS E CURVAS

PROFESSORA LURDINHA




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 2° Período da educação infantil

Data da Atividade: 15/05/2020

Componente Curricular:  Traços, sons, cores e formas / Espaços, tempos, quantidades,  e transformações / Fala, pensamento e imaginação,

Temática da Aula: Apreciação das obras de arte.

Objeto do Conhecimento: Apresentar aos alunos, obras de arte renomeadas como Piet Mondrian e Vicent Van Gogh, dialogando com os traços, formas e cores e sua possível extrapolação para a movimentação corporal.

Habilidade:

( EI03ETO05 ) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
( EIO3EF01 ) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea ), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
( EIO3TS02 ) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Competência:   

  • Apreciar as obras de Arte, acompanhando com movimentos corporais, suas retas e curvas.


 Recurso Didático:

  • Imagens das obras de Arte, folhas, tesoura, lápis, canudinho e som.
  •  Vídeo aula produzido pela professora.


Desenvolvimento:

- Iniciar com apresentação de obras de Arte, para auxiliar no processo de formação de senso crítico das crianças:
- Após o reconhecimento dos traços, formas e cores, propor movimentações dos  braços no sentido de reta verticais e horizontais  e também sentidos circulares conforme fazem os artistas Piet Mondrian e Vicent Van Gogh,  enquanto pintavam suas obras.   
- Através do reconhecimento das formas, instigá-los, a criação de um brinquedo  lúdico, feito de papel e colorir, usando as cores apresentadas nas obras de Arte.
Dobradura: (reta  de aproximadamente 4 cm de largura por 30cm de comprimento e fazer a dobradura de uma centopeia e colorir. Desenhar o rosto da centopeia) depois a criança poderá brincar. Basta pegar um canudo grossa e assoprar, isto fará a dobradura da centopeia andar.

Carga Horária:3h

Avaliação:  Através de fotos ou vídeos da atividade realizada.

Professora: Maria de Lourdes Garcia                      


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROFESSORA MARIINHA

MÚSICA


Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 2º Período da Educação Infantil
Data da Atividade: 15/05/2020
Componente Curricular: Traços, sons, cores e formas
Temática da Aula: Música
Objeto do Conhecimento: Ritmo
Habilidade:
 (EI03TS01) utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festa.
(EI03TS03) reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Competência: Nomear os dedinhos, recordar a música alusiva e diferenciar o enxague das mãos com a higienização adequada como caminho para garantir boa saúde independentemente de estarmos ou não vivendo em uma situação de pandemia.

Recurso Didático: Violão, celular, vídeo e música infantil.

Desenvolvimento: Iniciamos a aula, com um breve diálogo a fim de saber que já havia aprendido o trecho da música Bom dia (autor desconhecido). Os alunos e seus responsáveis foram convidados a cantar. Repassamos a música “ Os dedinhos” , nomeamos os dedos e cantamos o ultimo refrão desta. Finalizamos concluindo a experiência anterior.


ATIVIDADE DE REGISTRO: Folhear revistas, livro, ou outro material impresso e rasgar gravuras e fazer uma  bela colagem para representar a amizade que acontece entre as crianças e professores na escola. 

Avaliação: Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação, interesse e desempenho