Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 14 de maio de 2020

15/05/2020 - 2º período - EDUCAÇÃO INFANTIL AULA DE MÚSICA / AULA 2 -Apreciação das obras de arte.


EDUCAÇÃO INFANTIL - RETAS E CURVAS

PROFESSORA LURDINHA




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 2° Período da educação infantil

Data da Atividade: 15/05/2020

Componente Curricular:  Traços, sons, cores e formas / Espaços, tempos, quantidades,  e transformações / Fala, pensamento e imaginação,

Temática da Aula: Apreciação das obras de arte.

Objeto do Conhecimento: Apresentar aos alunos, obras de arte renomeadas como Piet Mondrian e Vicent Van Gogh, dialogando com os traços, formas e cores e sua possível extrapolação para a movimentação corporal.

Habilidade:

( EI03ETO05 ) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
( EIO3EF01 ) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea ), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
( EIO3TS02 ) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Competência:   

  • Apreciar as obras de Arte, acompanhando com movimentos corporais, suas retas e curvas.


 Recurso Didático:

  • Imagens das obras de Arte, folhas, tesoura, lápis, canudinho e som.
  •  Vídeo aula produzido pela professora.


Desenvolvimento:

- Iniciar com apresentação de obras de Arte, para auxiliar no processo de formação de senso crítico das crianças:
- Após o reconhecimento dos traços, formas e cores, propor movimentações dos  braços no sentido de reta verticais e horizontais  e também sentidos circulares conforme fazem os artistas Piet Mondrian e Vicent Van Gogh,  enquanto pintavam suas obras.   
- Através do reconhecimento das formas, instigá-los, a criação de um brinquedo  lúdico, feito de papel e colorir, usando as cores apresentadas nas obras de Arte.
Dobradura: (reta  de aproximadamente 4 cm de largura por 30cm de comprimento e fazer a dobradura de uma centopeia e colorir. Desenhar o rosto da centopeia) depois a criança poderá brincar. Basta pegar um canudo grossa e assoprar, isto fará a dobradura da centopeia andar.

Carga Horária:3h

Avaliação:  Através de fotos ou vídeos da atividade realizada.

Professora: Maria de Lourdes Garcia                      


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROFESSORA MARIINHA

MÚSICA


Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 2º Período da Educação Infantil
Data da Atividade: 15/05/2020
Componente Curricular: Traços, sons, cores e formas
Temática da Aula: Música
Objeto do Conhecimento: Ritmo
Habilidade:
 (EI03TS01) utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festa.
(EI03TS03) reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Competência: Nomear os dedinhos, recordar a música alusiva e diferenciar o enxague das mãos com a higienização adequada como caminho para garantir boa saúde independentemente de estarmos ou não vivendo em uma situação de pandemia.

Recurso Didático: Violão, celular, vídeo e música infantil.

Desenvolvimento: Iniciamos a aula, com um breve diálogo a fim de saber que já havia aprendido o trecho da música Bom dia (autor desconhecido). Os alunos e seus responsáveis foram convidados a cantar. Repassamos a música “ Os dedinhos” , nomeamos os dedos e cantamos o ultimo refrão desta. Finalizamos concluindo a experiência anterior.


ATIVIDADE DE REGISTRO: Folhear revistas, livro, ou outro material impresso e rasgar gravuras e fazer uma  bela colagem para representar a amizade que acontece entre as crianças e professores na escola. 

Avaliação: Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação, interesse e desempenho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI