Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

25/09/2020 - 4º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA

AULA DE MATEMÁTICA



VIDEOAULA - CLIQUE AQUI







=============================

 PROFESSOR WALTINHO




VÍDEO 2


VÍDEO 3 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 25 / 09 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recursos Didáticos: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Carimbó e a sua manifestação cultural no estado do Pará e região Norte e Nordeste;

·       Cantar o embolado do Carimbó do Macaco – É macaco caco macaco.....

·       Gravar um vídeo dançando Carimbó ( use a criatividade: roupas, caracterização, convide a família para dançar também ).

Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.  
                         
Professor: Walter Rios Júnior

25/09/2020 - 5º ANO - AULAS DE MÚSICA E MATEMÁTICA

PROFESSORA SIMONE















=====================


PROFESSOR WALTINHO



VÍDEO 2


VÍDEO 3 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 25 / 09 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recursos Didáticos: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Carimbó e a sua manifestação cultural no estado do Pará e região Norte e Nordeste;

·       Cantar o embolado do Carimbó do Macaco – É macaco caco macaco.....

·       Gravar um vídeo dançando Carimbó ( use a criatividade: roupas, caracterização, convide a família para dançar também ).

Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.  
                         
Professor: Walter Rios Júnior

 

25/09/2020 - 3º ANO - AULA DE MATEMÁTICA E MÚSICA

 

PROFESSORA JULIA









==============================


PROFESSOR WALTINHO



VÍDEO 2


VÍDEO 3 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 25 / 09 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recursos Didáticos: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Carimbó e a sua manifestação cultural no estado do Pará e região Norte e Nordeste;

·       Cantar o embolado do Carimbó do Macaco – É macaco caco macaco.....

·       Gravar um vídeo dançando Carimbó ( use a criatividade: roupas, caracterização, convide a família para dançar também ).

Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.  
                         
Professor: Walter Rios Júnior

25/09/2020 - 2º ano - MATEMÁTICA/PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA / MÚSICA

PROFESSORA IRANILDA


VIDEOAULA - CLIQUE AQUI






=================

PROFESSOR WALTINHO

Hoje, falaremos sobre o Carimbó, dança típica da Região Norte do Brasil, estado do Pará.

Assistir a vídeo aula e os dois vídeos de aula  complementar e fazer a atividade da nossa aula.

Espero que gostem.

Bom trabalho!


VIDEOAULA - CLIQUE AQUI









Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 25 / 09 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidade:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Carimbó e a sua manifestação cultural no estado do Pará e região Norte e Nordeste;

·       Cantar o embolado do Carimbó do Macaco – É macaco caco macaco.....

·       Gravar um vídeo dançando Carimbó ( use a criatividade: roupas, caracterização, convide a família para dançar também ).

Carga Horária: 50 minutos. 

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                          

 Professor: Walter Rios Júnior



25/09/2020 - 1º ano - MATEMÁTICA/PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA / MÚSICA


PROFESSORA SALETE











================================

PROFESSOR WALTINHO











Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 25 / 09 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidade:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Carimbó e a sua manifestação cultural no estado do Pará e região Norte e Nordeste;

·       Cantar o embolado do Carimbó do Macaco – É macaco caco macaco.....

·       Gravar um vídeo dançando Carimbó ( use a criatividade: roupas, caracterização, convide a família para dançar também ).

Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                           

Professor : Walter Rios Júnior


 

25/09/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CG) E LITERATURA ( EO, ET, EF)


PROFESSORA AUDICE




Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

 

Etapa: 2º período da Educação Infantil

Professora: Audice d’Arc Rosa Prado

Data da Atividade: 25.09.2020

Campos de experiência: O eu, o outro e o nós ( EO ). Traços, sons, cores e formas (TS), escuta, fala, pensamento e imaginação (EF). Corpo, gestos e movimentos (CG).

Temática da Aula: Atitudes de cuidados.

Objeto do Conhecimento: Comportamento e relacionamento com responsabilidade.

Habilidades:

·       (EIO3EF02) – Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

·       (EIO3EF04) – Recontar histórias e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

·       (EIO3EF01) – Expressar idéias, desejos e sentimentos sobre suas vivencias, por mio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea ), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.

·       (EIO3E006) – Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.

·       (EI03E003) – Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

·       (EI03CG05) – Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência:

·       Estimular o desenvolvimento da linguagem, discriminação auditiva e percepção visual.

·       Estimular o desenvolvimento da criatividade e raciocínio logico da criança.

·       Despertar momentos de alegria através da apreciação da historia.

·       Trabalhar os cuidados de higiene para voltarmos a conviver com os colegas na escola.

 

Recursos Didáticos: Celular, computador, notebook, videoaula com história na lata, canetinha, saquinho plástico, copo plástico descartável, canudinho, fita crepe ou durex, folha de caderno ou chamex, lápis ou giz de cera.

Desenvolvimento:

1º momento: Apreciação da história contada, através de vídeo gravado.

 

APARECE, DESAPARECE

Patrícia E. Piton Pandolfe

Aparece, desaparece.

Aparece, desaparece.

Aparece, desaparece.

Aparece, desaparece.

Era uma vez um castelo.

Que moravam duas princesinhas,

Que gostavam de se esconder.

De manha até o amanhecer.

Aparece, desaparece.

Aparece, desaparece.

Aparece, desaparece.

Aparece, desaparece.

 

2º momento: Olá família! Depois dessa pandemia do Coronavírus, nosso vinculo se tornou mais forte, buscando um mesmo ideal o aprendizado de seu filho de outra forma. Acredito que se nos ajudarmos enquanto professores, pais e cidadãos, transformaremos a educação.

Vamos contribuir mais uma vez na realização da tarefa de sua criança?

Porque logo, logo tudo vai ficar bem.

3º momento: Utilizar um copo descartável, um saquinho plástico pequeno, canetinha, durex e canudinho. Fazer um desenho no saquinho plástico de qualquer personagem da história. Prender o saquinho no copo com fita crepe ou durex. Fazer um furo no copo que caiba o canudinho e também prender com durex ou a fita crepe.

Colocar o saquinho dentro do copo e soprar no canudinho e ver o seu personagem aparecer.

Caso a família não tenha os materiais em casa para realizar a atividade, faça um lindo desenho dos personagens da história. Não esqueçam de colocar o nome da história, seu nome e a data.

Carga horária: 60 minutos.

Avaliação: Vídeos com registro da história ( recontada, desenhada ou confeccionada a atividade proposta ), postada no grupo de WhatsApp.


 ========================


PROFESSOR RENAN 




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil

 

Etapa: 1º e 2º período (s) da Educação Infantil

Professor: Renan Rodrigues Bragato

Data da atividade: 25/09/2020

Campos de experiência: Corpo, gestos e movimentos (CG)

Temática da aula: Coordenação

Objetos de conhecimento: Agilidade

Habilidades: (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competências: Desenvolver e estimular a coordenação, flexibilidade, noção espacial, agilidade, tempo de reação e atenção

Recursos didáticos: Vídeoaula, 1 giz e/ou fita crepe

Desenvolvimento: Serão três momentos

Momento 1

Alongar membros inferiores, superiores cabeça e tronco

Momento 2

Executar seis exercícios de coordenação e agilidade (3 vezes cada)

1-     Deslocamento frontal

2-     Deslocamento de costas

3-     Deslocamento com pé esquerdo

4-     Deslocamento com pé direito

5-     Deslocamento dentro e fora com pisada simultânea

6-     Deslocamento dentro e fora com pisada alternada

Momento 3

Recreação – brincadeira Mar e Terra

 

Carga horária total: 60 minutos

Avaliação: O (A) aluno (a) será avaliado (a) de acordo com a realização das atividades propostas, postadas no grupo de WhastApp.