Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

02/10/2020 - 5º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA

PROFESSORA SIMONE



VíDEO 2 - CLIQUE AQUI.








===================================

 PROFESSOR WALTER RIOS






VIDEO 3 - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 02 / 10 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidade:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Samba e a sua manifestação cultural no Brasil;

·       Cantar, dançar ou tocar um samba (Usar a criatividade)

Carga Horária: 50 minutos.       

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                         

 Professor(a) : Walter Rios Júnior


02/10/2020 - 4º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA



AULA DE MATEMÁTICA








=======================================


 PROFESSOR WALTER RIOS






VIDEO 3 - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 02 / 10 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidade:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Samba e a sua manifestação cultural no Brasil;

·       Cantar, dançar ou tocar um samba (Usar a criatividade)

Carga Horária: 50 minutos.       

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                         

 Professor(a) : Walter Rios Júnior


02/10/2020 - 3º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E DE MÚSICA

PROFESSORA JULIA






=======================================


 PROFESSOR WALTER RIOS






VIDEO 3 - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 02 / 10 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidade:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Samba e a sua manifestação cultural no Brasil;

·       Cantar, dançar ou tocar um samba (Usar a criatividade)

Carga Horária: 50 minutos.       

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                         

 Professor(a) : Walter Rios Júnior


02/10/2020 - 2º ANO - AULA DE MÚSICA E MATEMÁTICA :

PROFESSORA IRANILDA

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.





=======================================


 PROFESSOR WALTER RIOS






VIDEO 3 - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 02 / 10 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidade:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Samba e a sua manifestação cultural no Brasil;

·       Cantar, dançar ou tocar um samba (Usar a criatividade)

Carga Horária: 50 minutos.       

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                         

 Professor(a) : Walter Rios Júnior


02/10/2020 - 1º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA


PROFESSORA SALETE

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI












=================================

PROFESSOR WALTER RIOS





VIDEO 3 - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 02 / 10 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidade:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF5AR24P4) Caracterizar experimentar danças e canções, no contexto regional da cultura, de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Competência: Ouvir, apreciar, cantar, dançar, fazer coreografia, gravar vídeo.  

Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Conhecer a origem do Samba e a sua manifestação cultural no Brasil;

·       Cantar, dançar ou tocar um samba (Usar a criatividade)

Carga Horária: 50 minutos.       

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                         

 Professor(a) : Walter Rios Júnior


02/10/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - AULAS DE MÚSICA E PSICOMOTRICIDADE

PROFESSORA NILZA

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º Período da Educação Infantil

Professora: Vanessa Cristina Carvalho

Data da Atividade: 02/10/2020

Campo de experiência: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG

Temáticas da Aula: Coordenação motora fina e arremesso.

Objetos do Conhecimento:  O corpo e movimentos.

Habilidades:

 E103CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Competências: Desenvolver a coordenação motora fina, direção, força, concentração, lateralidade e noção de espaço.

Recursos Didáticos: Videoaula, fita adesiva ou giz, 6 folhas de revista ou jornal, um cesto ou balde.

Desenvolvimento: Apreciação do vídeo gravado pela professora. Atividades a serem desenvolvidas:

 1ª Atividade – A criança deverá rasgar e amassar 6 folhas de revista ou jornal confeccionando as bolas de papel. Colocar o cesto ou balde a uma determinada distância e marcar 3 quadrados onde ficará as bolas de papel (1º quadrado uma bola, 2º quadrado duas bolas e 3º quadrado três bolas).

2ª Atividade – “Arremesso de bolas de papel” –  A criança deverá colocar as bolas de papel dentro dos quadrados nas suas respectivas quantidades em seguida se posicionará atrás do quadrado para arremessar a bola de papel e acertar dentro do cesto, realizando as tentativas de acerto seguindo os comandos (em pé, de joelhos e sentada) para executar o arremesso.

Carga Horária: 60 Minutos

Avaliação: A avaliação será continua através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.


=============================


 PROFESSORA MARIINHA

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.



POESIA - LEILÃO NO JARDIM

CECÍLIA MEIRELES

(VOZ- GISLENE ALMEIDA)

CLIQUE AQUI.



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil.

Etapas: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.

Professora: Maria de Oliveira Alves.

Data da atividade: 02|10|2020.

Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons cores e formas (TS).

Temática da aula: Declamação da poesia Leilão de Jardim e música: “Primavera”.

Objetos de conhecimento: Ritmo, declamação da poesia.

Habilidades:

(El03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, de faz de conta, encenações, criações musicais, festa.

(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Competências:

-  . Ressaltar às regras básicas sanitárias vigentes de prevenção da COVID 19 e à quaisquer doenças que possam aniquilar nossa vida e saúde.

- Declamar à Poesia- Leilão de Jardim (Cecília Meireles).

- Dar significado à palavra “Leilão”.

- Conhecer cuidados com as plantas e animais que vivem próximo as plantas.

 

Recursos didáticos:

Videoaula,  violão, celular, vídeos do YouTube, painel de fundo.

Desenvolvimento:

1º Momento: Iniciar a videoaula dando boas-vindas aos alunos e respectivas famílias.

2º Momento: Revisão das regras sanitárias básicas vigentes de prevenção a saúde, bem como a quaisquer doenças que possam aniquilar nossa saúde que é nosso maior bem.

3º Momento: Estabelecimento da relação das atividades da aula anterior, muito bem realizadas na totalidade com capricho e dedicação à formação de um jardim e deste à um leilão. – “Leilão de Jardim!”

4º Momento: Explicação simples do significado de leilão.

5º Momento: Declamação da Poesia: Leilão de Jardim (Cecília Meireles).

6º Momento: Utilização da Música “Primavera” que será explorada diversas vezes ao longo da estação, acrescida de outras com a mesma temática.

7º Momento: Finalização da aula com expressão carinhosa, e despedida.

 

Atividades de registro:

1-      Converse com a criança e explique os cuidados básicos que devemos ter com as plantas e sobre os bichinhos que encontramos nos jardins ou hortas.

2-      Grave um vídeo ou tire fotos e poste no grupo, mostrando a criança cuidando das plantas da mamãe ou da vovó como: regar com a mangueira ou o regadorzinho, tirar o matinho, etc.

          3-Desenhe os bichinhos que gostam de viver no jardim ou horta.

4       - Escreva seu nome na folha.

Carga horária: 60 minutos.

Avaliação:

 O (a) aluno (a) será avaliado (a) através de atividades realizadas e postadas no grupo de sua sala.



02/10/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - PSICOMOTRICIDADE E MÚSICA - “Corpo, Gestos e Movimentos” CG;


PROFESSORA VANESSA




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil

Professora: Vanessa Cristina Carvalho

Data da Atividade: 02/10/2020

Campo de experiência: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG

Temáticas da Aula: Coordenação motora fina e arremesso.

Objetos do Conhecimento:  O corpo e movimentos.

Habilidades:

 E103CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Competências: Desenvolver a coordenação motora fina, direção, força, concentração, lateralidade e noção de espaço.

Recursos Didáticos: Videoaula, fita adesiva ou giz, 6 folhas de revista ou jornal, um cesto ou balde.

Desenvolvimento: Apreciação do vídeo gravado pela professora. Atividades a serem desenvolvidas:

 1ª Atividade – A criança deverá rasgar e amassar 6 folhas de revista ou jornal confeccionando as bolas de papel. Colocar o cesto ou balde a uma determinada distância e marcar 3 quadrados onde ficará as bolas de papel (1º quadrado uma bola, 2º quadrado duas bolas e 3º quadrado três bolas).

2ª Atividade – “Arremesso de bolas de papel” –  A criança deverá colocar as bolas de papel dentro dos quadrados nas suas respectivas quantidades em seguida se posicionará atrás do quadrado para arremessar a bola de papel e acertar dentro do cesto, realizando as tentativas de acerto seguindo os comandos (em pé, de joelhos e sentada) para executar o arremesso.

Carga Horária: 60 Minutos

Avaliação: A avaliação será continua através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.
 

================================================

PROFESSORA MARIINHA

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.


POESIA - LEILÃO NO JARDIM

CECÍLIA MEIRELES

(VOZ- GISLENE ALMEIDA)

CLIQUE AQUI.




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil.

Etapas: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.

Professora: Maria de Oliveira Alves.

Data da atividade: 02|10|2020.

Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons cores e formas (TS).

Temática da aula: Declamação da poesia Leilão de Jardim e música: “Primavera”.

Objetos de conhecimento: Ritmo, declamação da poesia.

Habilidades:

(El03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, de faz de conta, encenações, criações musicais, festa.

(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Competências:

-  . Ressaltar às regras básicas sanitárias vigentes de prevenção da COVID 19 e à quaisquer doenças que possam aniquilar nossa vida e saúde.

- Declamar à Poesia- Leilão de Jardim (Cecília Meireles).

- Dar significado à palavra “Leilão”.

- Conhecer cuidados com as plantas e animais que vivem próximo as plantas.

 

Recursos didáticos:

Videoaula,  violão, celular, vídeos do YouTube, painel de fundo.

Desenvolvimento:

1º Momento: Iniciar a videoaula dando boas-vindas aos alunos e respectivas famílias.

2º Momento: Revisão das regras sanitárias básicas vigentes de prevenção a saúde, bem como a quaisquer doenças que possam aniquilar nossa saúde que é nosso maior bem.

3º Momento: Estabelecimento da relação das atividades da aula anterior, muito bem realizadas na totalidade com capricho e dedicação à formação de um jardim e deste à um leilão. – “Leilão de Jardim!”

4º Momento: Explicação simples do significado de leilão.

5º Momento: Declamação da Poesia: Leilão de Jardim (Cecília Meireles).

6º Momento: Utilização da Música “Primavera” que será explorada diversas vezes ao longo da estação, acrescida de outras com a mesma temática.

7º Momento: Finalização da aula com expressão carinhosa, e despedida.

 

Atividades de registro:

1-      Converse com a criança e explique os cuidados básicos que devemos ter com as plantas e sobre os bichinhos que encontramos nos jardins ou hortas.

2-      Grave um vídeo ou tire fotos e poste no grupo, mostrando a criança cuidando das plantas da mamãe ou da vovó como: regar com a mangueira ou o regadorzinho, tirar o matinho, etc.

          3-Desenhe os bichinhos que gostam de viver no jardim ou horta.

4       - Escreva seu nome na folha.

Carga horária: 60 minutos.

Avaliação:

 O (a) aluno (a) será avaliado (a) através de atividades realizadas e postadas no grupo de sua sala.