Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

01/10/2020 - 1º PERÍODO EDUCAÇÃO INFANTIL - Relacionar cores, formas e traços através de atividades de dobradura, recorte, arte e pintura com textura.

PROFESSORA  ZANA


Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 1º período da Educação Infantil

Data da Atividade:01/10 /2020

CAMPO DE EXPERIÊNCIA - TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS), CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG), ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET), O EU, O OUTRO E O NÓS (EO), ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO (EF);

Temática da aula: Relacionar cores, formas e traços através de atividades de dobradura, recorte, arte  e pintura com textura.                       

         Objetos do Conhecimento:

 

v  Linguagem oral e escrita;

v  Expressão sonora (audição de áudio);

v   Desenvolvimento de atividade manual seguindo orientação e expressando livremente, através de desenho, recorte, dobradura  e colagem;

 

Habilidades:

v  (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

v  (EI03TS04MG) Desenvolver a sensibilidade estética apreciando diferentes produções artísticas culturais.

v  (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

v   (EI03ET07)  Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes e o depois e o entre em uma sequência.

v   (EI03EO03)  Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;

v  (EI03EO04)  Comunicar suas ideias e sentimentos às pessoas e grupos diversos, incluindo o uso das tecnologias digitais

v   (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea) de fotos, desenhos e outras formas de expressão;

v  (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais ou escritas ( escrita espontânea), em situações com função social significativa.

 

Competências:

v  Comparar objetos e figuras, como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, etc.

v  Registrar o que observou ou mediu fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da matemática, da escrita ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos tecnológicos;

v  Estimular a criatividade através de atividades manuais;

v  Seriar, ordenar e relacionar objetos, imagens e outros;

v  Realizar a atividade com imaginação e criatividade;

v  Desenvolver coordenação motora;

v  Contar oralmente relacionando a contagem com as práticas lúdicas em cantigas, parlendas, brincadeiras e jogos;

v  Identificar e nomear alguns algarismos relacionando-os às respectivas quantidades.

v  Brincar com a imaginação e criatividade;

v  Registrar espontaneamente através de textos e desenhos;

 

Recursos Didáticos:

 

v  Computador, celular ou tablete para assistir as orientações e vídeos;

v  Internet;

v  Vídeos anexos;

v  Folha em branco, papel colorido, tesoura, cola e folha ou caderno de desenho para registro da atividade;

v  Esponja e tinta para pintura (usando textura)

v  Material disponível para que a criança possa criar a partir de uma imagem e orientação disponível;

 

Desenvolvimento:

 

1º - Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as crianças já estão familiarizadas com essa rotina;

 

2º - Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos ou vídeos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua professora.

 

3º - Recordar as vogais, trabalhando a identificação do traçado da letra, som e letra inicial das imagens apresentadas no vídeo;

 

4º -  Recordar a sequência numérica de 1 a 10, associando número e numeral, através de vídeo;

 

5º - Vídeo de apresentação do poema “As borboletas” de Vinícius de Moraes;

 

 6º -  Realizar uma atividade de recorte usando o quadrado, triângulo e o círculo, relacionando as cores e formas das figuras geométricas;

 

7º - Trabalhar com dobradura, orientando a montagem de borboletas;

 

8º - Orientar um trabalho com pintura usando a esponja, orientando a textura da pintura;

 

9º - Fazer um registro das atividades trabalhando cor, forma, dobradura, textura e colagem incentivando a criatividade e organização na realização da atividade;

 

10º - Registro do nome da criança na atividade;

 

Avaliação:

 

A avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou habilidades apresentadas.

 

Carga horária : 4 horas

 

Professora : Rosane Maria de Alcântara

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI