Diário
Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 1º período da Educação Infantil
Data da Atividade:01/10 /2020
CAMPO DE EXPERIÊNCIA - TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS), CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG), ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET), O EU, O OUTRO E O NÓS (EO), ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO (EF);
Temática da aula: Relacionar cores, formas e traços através de atividades de dobradura, recorte, arte e pintura com textura.
Objetos do
Conhecimento:
v Linguagem oral e escrita;
v Expressão
sonora (audição de áudio);
v Desenvolvimento
de atividade manual seguindo orientação e expressando livremente, através de
desenho, recorte, dobradura e colagem;
Habilidades:
v (EI03TS02)
Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
v (EI03TS04MG)
Desenvolver a sensibilidade estética apreciando diferentes produções artísticas
culturais.
v (EI03ET01)
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
v (EI03ET07) Relacionar números às suas
respectivas quantidades e identificar o antes e o depois e o entre em uma
sequência.
v (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais,
desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
v (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos às pessoas
e grupos diversos, incluindo o uso das tecnologias digitais
v (EI03EF01) Expressar ideias,
desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e
escrita ( escrita espontânea) de fotos, desenhos e outras formas de expressão;
v (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais ou
escritas ( escrita espontânea), em situações com função social significativa.
Competências:
v Comparar objetos e figuras, como
formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, etc.
v Registrar o que observou ou mediu
fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da matemática, da escrita
ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos tecnológicos;
v Estimular a criatividade através
de atividades manuais;
v Seriar, ordenar e relacionar
objetos, imagens e outros;
v Realizar a atividade com
imaginação e criatividade;
v Desenvolver coordenação motora;
v Contar oralmente relacionando a
contagem com as práticas lúdicas em cantigas, parlendas, brincadeiras e jogos;
v Identificar e nomear alguns
algarismos relacionando-os às respectivas quantidades.
v Brincar com a imaginação e
criatividade;
v Registrar espontaneamente através
de textos e desenhos;
Recursos Didáticos:
v Computador, celular ou tablete
para assistir as orientações e vídeos;
v Internet;
v Vídeos anexos;
v Folha em branco, papel
colorido, tesoura, cola e folha ou caderno de desenho para registro da
atividade;
v Esponja e tinta para
pintura (usando textura)
v Material disponível
para que a criança possa criar a partir de uma imagem e orientação disponível;
Desenvolvimento:
1º -
Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as
atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as
crianças já estão familiarizadas com essa rotina;
2º -
Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem
estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos ou
vídeos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua
professora.
3º -
Recordar as vogais, trabalhando a identificação do traçado da letra, som e
letra inicial das imagens apresentadas no vídeo;
4º -
Recordar a sequência numérica de 1 a 10,
associando número e numeral, através de vídeo;
5º -
Vídeo de apresentação do poema “As borboletas” de Vinícius de Moraes;
6º -
Realizar uma atividade de recorte usando o quadrado, triângulo e o
círculo, relacionando as cores e formas das figuras geométricas;
7º -
Trabalhar com dobradura, orientando a montagem de borboletas;
8º -
Orientar um trabalho com pintura usando a esponja, orientando a textura da
pintura;
9º -
Fazer um registro das atividades trabalhando cor, forma, dobradura, textura e
colagem incentivando a criatividade e organização na realização da atividade;
10º
- Registro do nome da criança na atividade;
Avaliação:
A
avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos
enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim
possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou
habilidades apresentadas.
Carga horária : 4 horas
Professora :
Rosane Maria de Alcântara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI