Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

20/11/2020 - 5º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA/HISTÓRIA


PROFESSORA SIMONE

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.








============================================================

 PROFESSOR WALTINHO

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 20 / 11 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, gravar um vídeo cantando o Hino de Minas Gerais.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Ouvir o Hino de Minas Gerais, observar a letra, rima, poesia e as características culturais e turísticas destacadas na letra do hino;

·       Prestar atenção nas particularidades da história do nosso estado e descobrir quantos anos Minas Gerais estará completando esse ano;

·       Cantar o Hino de Minas Gerais.            

    Carga Horária: 50 minutos.   

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                 

Professor(a) : Walter Rios Júnior


20/11/2020 - 4º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA / história


PROFESSORA DELACIR 

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.







===========================================

 PROFESSOR WALTINHO

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 20 / 11 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, gravar um vídeo cantando o Hino de Minas Gerais.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Ouvir o Hino de Minas Gerais, observar a letra, rima, poesia e as características culturais e turísticas destacadas na letra do hino;

·       Prestar atenção nas particularidades da história do nosso estado e descobrir quantos anos Minas Gerais estará completando esse ano;

·       Cantar o Hino de Minas Gerais.            

    Carga Horária: 50 minutos. 

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                 

Professor(a) : Walter Rios Júnior


20/11/2020 - 3º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA

  PROFESSORA JULIA










============================================



                                                PROFESSOR WALTINHO

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 20 / 11 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, gravar um vídeo cantando o Hino de Minas Gerais.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Ouvir o Hino de Minas Gerais, observar a letra, rima, poesia e as características culturais e turísticas destacadas na letra do hino;

·       Prestar atenção nas particularidades da história do nosso estado e descobrir quantos anos Minas Gerais estará completando esse ano;

·       Cantar o Hino de Minas Gerais.            

    Carga Horária: 50 minutos. 

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                 

Professor(a) : Walter Rios Júnior


20/11/2020 - 2º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA/HISTÓRIA

PROFESSORA IRANILDA







==============================================


                                               PROFESSOR WALTINHO

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 20 / 11 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, gravar um vídeo cantando o Hino de Minas Gerais.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Ouvir o Hino de Minas Gerais, observar a letra, rima, poesia e as características culturais e turísticas destacadas na letra do hino;

·       Prestar atenção nas particularidades da história do nosso estado e descobrir quantos anos Minas Gerais estará completando esse ano;

·       Cantar o Hino de Minas Gerais.            

    Carga Horária: 50 minutos. 

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                 

Professor(a) : Walter Rios Júnior


20/11/2020 - 1º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E HISTÓRIA / MÚSICA

 PROFESSORA SALETE

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.








===================================


PROFESSOR WALTINHO

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 20 / 11 / 2020

Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar, gravar um vídeo cantando o Hino de Minas Gerais.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Ouvir o Hino de Minas Gerais, observar a letra, rima, poesia e as características culturais e turísticas destacadas na letra do hino;

·       Prestar atenção nas particularidades da história do nosso estado e descobrir quantos anos Minas Gerais estará completando esse ano;

·       Cantar o Hino de Minas Gerais.            

    Carga Horária: 50 minutos.   

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                 

Professor(a) : Walter Rios Júnior




20/11/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - AULAS DE MÚSICA E PSICOMOTRICIDAE

PROFESSORA NILZA

VIDEOAULA - AQUECIMENTO.

VIDEOAULA 2 - CLiQUE AQUI.



Ø ORIENTAÇÃO PARA QUE A CRIANÇA POSSA REALIZAR A ATIVIDADE:

 

ATIVIDADE: “TERRA/MAR”

1.     COM AJUDA DE UM ADULTO FAÇA UMA LINHA NO CHÃO DIVIDINDO EM DOIS LADOS;

2.      UM LADO SERÁ CHAMADO DE TERRA E O OUTRO DE MAR;

3.     VOCÊ DEVERÁ INICIAR A ATIVIDADE EM CIMA DA LINHA MARCADA;

4.     UM ADULTO DARÁ O COMANDO DIZENDO ‘TERRA’ E VOCÊ DEVERÁ PULAR PARA O LADO DENOMINADO TERRA;

5.     QUANDO O ADULTO DISSER ‘MAR’, VOCÊ DEVERÁ PULAR PARA O LADO DENOMINADO MAR;

6.     ATENÇÃO: OS COMANDOS NO INÍCIO DEVERÃO SER DADOS DEVAGAR E DEPOIS DE MANEIRA RÁPIDA.

 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil

 

Etapa: 2º período da Educação Infantil.

Professora: Nilza Aparecida da Silva.

Data da atividade: 20/11/2020.

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos (CG).

Temática da aula: Brincadeiras africanas.

Objetos de conhecimento: Cultura e movimento.

Habilidade:

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e danças, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Competência:

Desenvolver e ampliar o conhecimento cultural através da brincadeira usando a atenção e equilíbrio do corpo em movimento fortalecendo assim a concentração, coordenação motora e noção espacial.

 

Recursos didáticos:

Videoaula e vídeo do You Tube: https://youtu.be/v7kaB4ARxP4; fita crepe,ou  cordão ou cabos de vassoura.

 

Desenvolvimento:

1º Momento: Assista a videoaula  da professora;

2º Momento: Faça o aquecimento dançando com o  vídeo do YouTube;

3º Momento: Marque o chão como a professora demonstrou para realizar as brincadeiras terra/mar e Amarelinha Africana;

4º Momento:Convide alguém para realizar as atividades com você;

5º Momento:Realize as atividades com bastante empenho;

6º Momento:Repita as brincadeiras quantas vezes desejar;

7º Momento:Poste o seu vídeo no grupo de sua sala para que todos possam ver e curtir.

  

Carga horária total: 60 minutos

Avaliação:

 O (A) aluno (a) será avaliado (a) através de vídeos e/ou fotos das atividades realizadas e postadas no grupo de WhatsApp de sua sala.


==============================================


PROFESSORA MARIINHA

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil

 

Etapas: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.

Professora: Maria de Oliveira Alves.

Data da atividade: 20|11|2020.

Campos de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons, cores e formas (TS).

Temática da aula: Dia da Bandeira do Brasil.

Objetos de conhecimento: Rítmo e canto.

 

Habilidades:

 (El03TS01)  Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais, brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais de acordo com as datas comemorativas.

(El03TS01)  Reconhecer as qualidades do som(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

 

Competências:

 Recordar sempre a necessidade de estarmos atentos aos cuidados sanitários.

Trabalhar o Dia da Bandeira através de uma cantiga infantil.

Apresentar a Bandeira Nacional um dos símbolos da nação brasileira.

Explicar o significado das cores da mesma.

Mostrar algumas curiosidades para as crianças, “ Você sabia?” alusivas à Bandeira.

Conhecer   o refrão do Hino da Bandeira.

 

Recursos didáticos:

Videoaula, músicas infantis, Hino da Bandeira, violão e painel.

 

Desenvolvimento:

 

1º Momento: Iniciar a videoaula acolhendo a todos com votos de saúde e paz.

2º Momento: Cantar a cantiga infantil para o Dia da Bandeira, na melodia de Ciranda, Cirandinha: 

Amarelo é o ouro

O azul de cor anil

É o céu cheio de estrelas

Na Bandeira do Brasil.

Estrelinhas são os Estados

Desta Pátria tão gentil

Verde são as nossas matas

Na Bandeira do Brasil.

3º Momento: Sutilmente, recordamos a importância  de se cuidar para manter-se forte e sadios.

4º Momento: Citar a  data comemorativa da Bandeira e as figuras geométricas  presentes:

- O retângulo verde;

-  O losango amarelo;

- O círculo azul cortado pela faixa branca e os dizeres:

“ Ordem e Progresso’’

5º Momento: Apresentação da simbologia da Bandeira (cores, nação, povo brasileiro).

6º Momento: Falando algumas curiosidades da Bandeira no formato “ Você sabia?”

7º Momento: Finalizar convidando os alunos e seu responsável para aprenderem uma estrofe e o refrão do Hino da Bandeira:

Hino da Bandeira:

Salve lindo pendão da esperança!

Salve símbolo augusto da Paz!

Tua nobre presença à lembrança

A grandeza da Pátria nos traz.

                      Refrão:

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil,

Querido símbolo da Terra,

Da amada terra do Brasil!!!

 

8º Momento: Explicar a atividade de registro e realizar a despedida.

 

Atividade de registro:

 1- Com  a ajuda de um adulto a criança recortará gravuras  que formam as riquezas brasileiras feitas pelo homem e riquezas naturais ( que  trazem  dinheiro para os cofres do tesouro nacional). Colar numa folha ou no caderno e postar a foto  no grupo.

 

2- Desenhe a Bandeira do Brasil, colorir ou  pintar. Faça com capricho, observando as cores da mesma.

 

3- Escreva seu nome na folha ou no caderno.

 

Carga horária total: 60 minutos.

Avaliação:

Será avaliada a participação e a realização das atividades através das postagens feitas no grupo  de WhatsApp.

 

20/11/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - PSICOMOTRICIDADE E MÚSICA

 PROFESSORA VANESSA

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil

Professora: Vanessa Cristina Carvalho

Data da Atividade: 20/11/2020

Campo de experiência: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG

Temáticas da Aula: Direção e saltos.

Objetos do Conhecimento:  O corpo e movimentos.

Habilidades: E103CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Competências: Desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, atenção, lateralidade, direção e noção espacial.

Recursos Didáticos: Videoaula, duas vasilhas, três bolinhas, alguns pares de sapatos e um cabo de vassoura

Desenvolvimento: Apreciação do vídeo gravado pela professora. Atividades a serem desenvolvidas:

 1ª Atividade: “Saltos” –  A criança deverá pegar a bolinha de uma vasilha e levá-la para a outra, e saltar obedecendo a posição dos sapatos, pulando de frente e voltar pulando de costas para pegar a próxima bolinha.

2ª Atividade: “Saltos laterais” A criança deverá saltar com os dois pés juntos de um lado para outro por cima do obstáculo (cabo de vassoura) e voltar saltando de costas. Repetir três vezes.

Carga Horária: 60 Minutos

Avaliação: A avaliação será continua através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.


=======================================================================


PROFESSORA MARIINHA

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil

 

Etapas: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.

Professora: Maria de Oliveira Alves.

Data da atividade: 20|11|2020.

Campos de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons, cores e formas (TS).

Temática da aula: Dia da Bandeira do Brasil.

Objetos de conhecimento: Rítmo e canto.

 

Habilidades:

 (El03TS01)  Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais, brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais de acordo com as datas comemorativas.

(El03TS01)  Reconhecer as qualidades do som(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

 

Competências:

 Recordar sempre a necessidade de estarmos atentos aos cuidados sanitários.

Trabalhar o Dia da Bandeira através de uma cantiga infantil.

Apresentar a Bandeira Nacional um dos símbolos da nação brasileira.

Explicar o significado das cores da mesma.

Mostrar algumas curiosidades para as crianças, “ Você sabia?” alusivas à Bandeira.

Conhecer   o refrão do Hino da Bandeira.

 

Recursos didáticos:

Videoaula, músicas infantis, Hino da Bandeira, violão e painel.

 

Desenvolvimento:

 

1º Momento: Iniciar a videoaula acolhendo a todos com votos de saúde e paz.

2º Momento: Cantar a cantiga infantil para o Dia da Bandeira, na melodia de Ciranda, Cirandinha: 

Amarelo é o ouro

O azul de cor anil

É o céu cheio de estrelas

Na Bandeira do Brasil.

Estrelinhas são os Estados

Desta Pátria tão gentil

Verde são as nossas matas

Na Bandeira do Brasil.

3º Momento: Sutilmente, recordamos a importância  de se cuidar para manter-se forte e sadios.

4º Momento: Citar a  data comemorativa da Bandeira e as figuras geométricas  presentes:

- O retângulo verde;

-  O losango amarelo;

- O círculo azul cortado pela faixa branca e os dizeres:

“ Ordem e Progresso’’

5º Momento: Apresentação da simbologia da Bandeira (cores, nação, povo brasileiro).

6º Momento: Falando algumas curiosidades da Bandeira no formato “ Você sabia?”

7º Momento: Finalizar convidando os alunos e seu responsável para aprenderem uma estrofe e o refrão do Hino da Bandeira:

Hino da Bandeira:

Salve lindo pendão da esperança!

Salve símbolo augusto da Paz!

Tua nobre presença à lembrança

A grandeza da Pátria nos traz.

                      Refrão:

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil,

Querido símbolo da Terra,

Da amada terra do Brasil!!!

 

8º Momento: Explicar a atividade de registro e realizar a despedida.

 

Atividade de registro:

 1- Com  a ajuda de um adulto a criança recortará gravuras  que formam as riquezas brasileiras feitas pelo homem e riquezas naturais ( que  trazem  dinheiro para os cofres do tesouro nacional). Colar numa folha ou no caderno e postar a foto  no grupo.

 

2- Desenhe a Bandeira do Brasil, colorir ou  pintar. Faça com capricho, observando as cores da mesma.

 

3- Escreva seu nome na folha ou no caderno.

 

Carga horária total: 60 minutos.

Avaliação:

Será avaliada a participação e a realização das atividades através das postagens feitas no grupo  de WhatsApp.