Somos uma equipe pedagógica que tem grande orgulho e compromisso pelo trabalho que desenvolve, e cujo objetivo principal é o de oferecer um ensino de qualidade, para que o aprendente tenha atuação crítica e participativa na sociedade, motivado pelos mais altos ideais de altruísmo e solidariedade ao próximo.
Nosso slogan
O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 20 / 11 / 2020
Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA
Temática da Aula: MÚSICA
Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidades:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
Competências: Ouvir, apreciar, cantar, gravarum vídeo cantando o Hino de Minas Gerais.
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 20 / 11 / 2020
Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA
Temática da Aula: MÚSICA
Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidades:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
Competências: Ouvir, apreciar, cantar, gravarum vídeo cantando o Hino de Minas Gerais.
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 20 / 11 / 2020
Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA
Temática da Aula: MÚSICA
Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidades:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
Competências: Ouvir, apreciar, cantar, gravarum vídeo cantando o Hino de Minas Gerais.
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 20 / 11 / 2020
Componente Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA
Temática da Aula: MÚSICA
Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidades:
(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
Competências: Ouvir, apreciar, cantar, gravarum vídeo cantando o Hino de Minas Gerais.
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º ao
5º ano Ensino Fundamental I
Data
da Atividade: 20 / 11 / 2020
Componente
Curricular: HISTÓRIA / MÚSICA
Temática
da Aula: MÚSICA
Objetos
do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de
Criação / Matrizes Estéticas e
Culturais.
Habilidades:
(EF15AR13P1) Identificar e
apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional,
etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos
contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e
experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF15AR13P3) Identificar e
apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical,
reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos
de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
Competências:
Ouvir,
apreciar, cantar, gravarum vídeo cantando o Hino de Minas
Gerais.
ØORIENTAÇÃO
PARA QUE A CRIANÇA POSSA REALIZAR A ATIVIDADE:
ATIVIDADE: “TERRA/MAR”
1.COM AJUDA DE UM ADULTO FAÇA UMA LINHA NO CHÃO
DIVIDINDO EM DOIS LADOS;
2. UM LADO
SERÁ CHAMADO DE TERRA E O OUTRO DE MAR;
3.VOCÊ DEVERÁ INICIAR A ATIVIDADE EM CIMA DA
LINHA MARCADA;
4.UM ADULTO DARÁ O COMANDO DIZENDO ‘TERRA’ E VOCÊ
DEVERÁ PULAR PARA O LADO DENOMINADO TERRA;
5.QUANDO O ADULTO DISSER ‘MAR’, VOCÊ DEVERÁ PULAR
PARA O LADO DENOMINADO MAR;
6.ATENÇÃO: OS COMANDOS NO INÍCIO DEVERÃO SER
DADOS DEVAGAR E DEPOIS DE MANEIRA RÁPIDA.
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil
Etapa: 2º período da Educação Infantil.
Professora: Nilza Aparecida da Silva.
Data da atividade: 20/11/2020.
Campo de experiência: Corpo, gestos e
movimentos (CG).
Temática da aula: Brincadeiras africanas.
Objetos de conhecimento: Cultura e movimento.
Habilidade:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso
de seu corpo em brincadeiras e danças, escuta e reconto de histórias,
atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Competência:
Desenvolver
e ampliar o conhecimento cultural através da brincadeira usando a atenção e
equilíbrio do corpo em movimento fortalecendo assim a concentração, coordenação
motora e noção espacial.
Recursos didáticos:
Videoaula e vídeo do
You Tube: https://youtu.be/v7kaB4ARxP4; fita crepe,ou cordão ou cabos de vassoura.
Desenvolvimento:
1º Momento: Assista
a videoaula da professora;
2º Momento: Faça o
aquecimento dançando com o vídeo do YouTube;
3º Momento: Marque
o chão como a professora demonstrou para realizar as brincadeiras terra/mar e
Amarelinha Africana;
4º Momento:Convide
alguém para realizar as atividades com você;
5º Momento:Realize
as atividades com bastante empenho;
6º Momento:Repita
as brincadeiras quantas vezes desejar;
7º Momento:Poste
o seu vídeo no grupo de sua sala para que todos possam ver e curtir.
Carga horária
total: 60 minutos
Avaliação:
O (A) aluno (a) será avaliado (a) através de
vídeos e/ou fotos das atividades realizadas e postadas no grupo de WhatsApp de
sua sala.
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil
Etapas: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
Professora: Maria de Oliveira Alves.
Data da atividade: 20|11|2020.
Campos de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons, cores e formas (TS).
Temática da aula: Dia da Bandeira do Brasil.
Objetos de conhecimento: Rítmo e canto.
Habilidades:
(El03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais, brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais de acordo com as datas comemorativas.
(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
Competências:
Recordar sempre a necessidade de estarmos atentos aos cuidados sanitários.
Trabalhar o Dia da Bandeira através de uma cantiga infantil.
Apresentar a Bandeira Nacional um dos símbolos da nação brasileira.
Explicar o significado das cores da mesma.
Mostrar algumas curiosidades para as crianças, “ Você sabia?” alusivas à Bandeira.
Conhecer o refrão do Hino da Bandeira.
Recursos didáticos:
Videoaula, músicas infantis, Hino da Bandeira, violão e painel.
Desenvolvimento:
1º Momento: Iniciar a videoaula acolhendo a todos com votos de saúde e paz.
2º Momento: Cantar a cantiga infantil para o Dia da Bandeira, na melodia de Ciranda, Cirandinha:
Amarelo é o ouro
O azul de cor anil
É o céu cheio de estrelas
Na Bandeira do Brasil.
Estrelinhas são os Estados
Desta Pátria tão gentil
Verde são as nossas matas
Na Bandeira do Brasil.
3º Momento: Sutilmente, recordamos a importância de se cuidar para manter-se forte e sadios.
4º Momento: Citar a data comemorativa da Bandeira e as figuras geométricas presentes:
- O retângulo verde;
- O losango amarelo;
- O círculo azul cortado pela faixa branca e os dizeres:
“ Ordem e Progresso’’
5º Momento: Apresentação da simbologia da Bandeira (cores, nação, povo brasileiro).
6º Momento: Falando algumas curiosidades da Bandeira no formato “ Você sabia?”
7º Momento: Finalizar convidando os alunos e seu responsável para aprenderem uma estrofe e o refrão do Hino da Bandeira:
Hino da Bandeira:
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da Paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Refrão:
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da Terra,
Da amada terra do Brasil!!!
8º Momento: Explicar a atividade de registro e realizar a despedida.
Atividade de registro:
1- Com a ajuda de um adulto a criança recortará gravuras que formam as riquezas brasileiras feitas pelo homem e riquezas naturais ( que trazem dinheiro para os cofres do tesouro nacional). Colar numa folha ou no caderno e postar a foto no grupo.
2- Desenhe a Bandeira do Brasil, colorir ou pintar. Faça com capricho, observando as cores da mesma.
3- Escreva seu nome na folha ou no caderno.
Carga horária total: 60 minutos.
Avaliação:
Será avaliada a participação e a realização das atividades através das postagens feitas no grupo de WhatsApp.
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Professora: Vanessa Cristina Carvalho
Data
da Atividade: 20/11/2020
Campo
de experiência: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG
Temáticas
da Aula: Direção e saltos.
Objetos
do Conhecimento: O
corpo e movimentos.
Habilidades:
E103CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado
a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03CG03 Criar
movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades
artísticas como dança, teatro e música.
Competências: Desenvolver
a coordenação motora, equilíbrio, atenção, lateralidade, direção e noção
espacial.
Recursos
Didáticos: Videoaula, duas vasilhas, três bolinhas, alguns
pares de sapatos e um cabo de vassoura
Desenvolvimento: Apreciação
do vídeo gravado pela professora. Atividades a serem desenvolvidas:
1ª Atividade: “Saltos” – A criança deverá pegar a bolinha de uma
vasilha e levá-la para a outra, e saltar obedecendo a posição dos sapatos,
pulando de frente e voltar pulando de costas para pegar a próxima bolinha.
2ª
Atividade: “Saltos laterais” A criança deverá saltar com os dois pés juntos de
um lado para outro por cima do obstáculo (cabo de vassoura) e voltar saltando
de costas. Repetir três vezes.
Carga Horária: 60 Minutos
Avaliação: A
avaliação será continua através de vídeos e fotografias das atividades
realizadas em casa.
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil
Etapas:
1º
e 2º períodos da Educação Infantil.
Professora:
Maria
de Oliveira Alves.
Data
da atividade: 20|11|2020.
Campos
de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF);
Traços, sons, cores e formas (TS).
Temática
da aula: Dia da Bandeira do Brasil.
Objetos
de conhecimento: Rítmo e canto.
Habilidades:
(El03TS01) Utilizar sons produzidos por
materiais, objetos e instrumentos musicais, brincadeiras de faz de conta,
encenações, criações musicais de acordo com as datas comemorativas.
(El03TS01)
Reconhecer as qualidades do
som(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-os em suas produções
sonoras e ao ouvir músicas e sons.
Competências:
Recordar sempre a necessidade de estarmos
atentos aos cuidados sanitários.
Trabalhar o Dia da Bandeira
através de uma cantiga infantil.
Apresentar a Bandeira Nacional
um dos símbolos da nação brasileira.
Explicar o significado das
cores da mesma.
Mostrar algumas curiosidades
para as crianças, “ Você sabia?” alusivas à Bandeira.
Conhecero
refrão do Hino da Bandeira.
Recursos
didáticos:
Videoaula, músicas infantis,
Hino da Bandeira, violão e painel.
Desenvolvimento:
1º Momento: Iniciar
a videoaula acolhendo a todos com votos de saúde e paz.
2º Momento: Cantar
a cantiga infantil para o Dia da Bandeira, na melodia de Ciranda, Cirandinha:
Amarelo
é o ouro
O azul
de cor anil
É o
céu cheio de estrelas
Na
Bandeira do Brasil.
Estrelinhas
são os Estados
Desta
Pátria tão gentil
Verde
são as nossas matas
Na
Bandeira do Brasil.
3º Momento: Sutilmente,
recordamos a importânciade se cuidar
para manter-se forte e sadios.
4º Momento: Citar
a data comemorativa da Bandeira e as
figuras geométricas presentes:
- O
retângulo verde;
-O losango amarelo;
- O
círculo azul cortado pela faixa branca e os dizeres:
“
Ordem e Progresso’’
5º Momento: Apresentação
da simbologia da Bandeira (cores, nação, povo brasileiro).
6º Momento: Falando
algumas curiosidades da Bandeira no formato “ Você sabia?”
7º Momento: Finalizar
convidando os alunos e seu responsável para aprenderem uma estrofe e o refrão
do Hino da Bandeira:
Hino
da Bandeira:
Salve lindo pendão da
esperança!
Salve símbolo augusto
da Paz!
Tua nobre presença à
lembrança
A grandeza da Pátria
nos traz.
Refrão:
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da
Terra,
Da amada terra do
Brasil!!!
8º
Momento: Explicar a atividade de registro e realizar a despedida.
Atividade de registro:
1- Coma
ajuda de um adulto a criança recortará gravuras que formam as riquezas brasileiras feitas pelo
homem e riquezas naturais ( quetrazem dinheiro para os cofres do tesouro nacional).
Colar numa folha ou no caderno e postar a foto no grupo.
2- Desenhe a Bandeira
do Brasil, colorir oupintar. Faça com
capricho, observando as cores da mesma.
3- Escreva seu nome na
folha ou no caderno.
Carga
horária total: 60 minutos.
Avaliação:
Será avaliada a
participação e a realização das atividades através das postagens feitas no
grupode WhatsApp.