PROFESSORA NILZA
Ø ORIENTAÇÃO
PARA QUE A CRIANÇA POSSA REALIZAR A ATIVIDADE:
ATIVIDADE: “TERRA/MAR”
1.
COM AJUDA DE UM ADULTO FAÇA UMA LINHA NO CHÃO
DIVIDINDO EM DOIS LADOS;
2.
UM LADO
SERÁ CHAMADO DE TERRA E O OUTRO DE MAR;
3.
VOCÊ DEVERÁ INICIAR A ATIVIDADE EM CIMA DA
LINHA MARCADA;
4.
UM ADULTO DARÁ O COMANDO DIZENDO ‘TERRA’ E VOCÊ
DEVERÁ PULAR PARA O LADO DENOMINADO TERRA;
5.
QUANDO O ADULTO DISSER ‘MAR’, VOCÊ DEVERÁ PULAR
PARA O LADO DENOMINADO MAR;
6.
ATENÇÃO: OS COMANDOS NO INÍCIO DEVERÃO SER
DADOS DEVAGAR E DEPOIS DE MANEIRA RÁPIDA.
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil
Etapa: 2º período da Educação Infantil.
Professora: Nilza Aparecida da Silva.
Data da atividade: 20/11/2020.
Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos (CG).
Temática da aula: Brincadeiras africanas.
Objetos de conhecimento: Cultura e movimento.
Habilidade:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e danças, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Competência:
Desenvolver
e ampliar o conhecimento cultural através da brincadeira usando a atenção e
equilíbrio do corpo em movimento fortalecendo assim a concentração, coordenação
motora e noção espacial.
Recursos didáticos:
Videoaula e vídeo do
You Tube: https://youtu.be/v7kaB4ARxP4; fita crepe,ou cordão ou cabos de vassoura.
Desenvolvimento:
1º Momento: Assista
a videoaula da professora;
2º Momento: Faça o
aquecimento dançando com o vídeo do YouTube;
3º Momento: Marque
o chão como a professora demonstrou para realizar as brincadeiras terra/mar e
Amarelinha Africana;
4º Momento:Convide
alguém para realizar as atividades com você;
5º Momento:Realize
as atividades com bastante empenho;
6º Momento:Repita
as brincadeiras quantas vezes desejar;
7º Momento:Poste
o seu vídeo no grupo de sua sala para que todos possam ver e curtir.
Carga horária total: 60 minutos
Avaliação:
O (A) aluno (a) será avaliado (a) através de
vídeos e/ou fotos das atividades realizadas e postadas no grupo de WhatsApp de
sua sala.
==============================================
PROFESSORA MARIINHA
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil
Etapas: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
Professora: Maria de Oliveira Alves.
Data da atividade: 20|11|2020.
Campos de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons, cores e formas (TS).
Temática da aula: Dia da Bandeira do Brasil.
Objetos de conhecimento: Rítmo e canto.
Habilidades:
(El03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais, brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais de acordo com as datas comemorativas.
(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
Competências:
Recordar sempre a necessidade de estarmos atentos aos cuidados sanitários.
Trabalhar o Dia da Bandeira através de uma cantiga infantil.
Apresentar a Bandeira Nacional um dos símbolos da nação brasileira.
Explicar o significado das cores da mesma.
Mostrar algumas curiosidades para as crianças, “ Você sabia?” alusivas à Bandeira.
Conhecer o refrão do Hino da Bandeira.
Recursos didáticos:
Videoaula, músicas infantis, Hino da Bandeira, violão e painel.
Desenvolvimento:
1º Momento: Iniciar a videoaula acolhendo a todos com votos de saúde e paz.
2º Momento: Cantar a cantiga infantil para o Dia da Bandeira, na melodia de Ciranda, Cirandinha:
Amarelo é o ouro
O azul de cor anil
É o céu cheio de estrelas
Na Bandeira do Brasil.
Estrelinhas são os Estados
Desta Pátria tão gentil
Verde são as nossas matas
Na Bandeira do Brasil.
3º Momento: Sutilmente, recordamos a importância de se cuidar para manter-se forte e sadios.
4º Momento: Citar a data comemorativa da Bandeira e as figuras geométricas presentes:
- O retângulo verde;
- O losango amarelo;
- O círculo azul cortado pela faixa branca e os dizeres:
“ Ordem e Progresso’’
5º Momento: Apresentação da simbologia da Bandeira (cores, nação, povo brasileiro).
6º Momento: Falando algumas curiosidades da Bandeira no formato “ Você sabia?”
7º Momento: Finalizar convidando os alunos e seu responsável para aprenderem uma estrofe e o refrão do Hino da Bandeira:
Hino da Bandeira:
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da Paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Refrão:
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da Terra,
Da amada terra do Brasil!!!
8º Momento: Explicar a atividade de registro e realizar a despedida.
Atividade de registro:
1- Com a ajuda de um adulto a criança recortará gravuras que formam as riquezas brasileiras feitas pelo homem e riquezas naturais ( que trazem dinheiro para os cofres do tesouro nacional). Colar numa folha ou no caderno e postar a foto no grupo.
2- Desenhe a Bandeira do Brasil, colorir ou pintar. Faça com capricho, observando as cores da mesma.
3- Escreva seu nome na folha ou no caderno.
Carga horária total: 60 minutos.
Avaliação:
Será avaliada a participação e a realização das atividades através das postagens feitas no grupo de WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI