PROFESSORA ZILAMAR
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ensino Fundamental.
Etapa: 4º ano e 5º anos do Ensino Fundamental.
Professora: Eliana dos Santos.
Data da atividade: 19/11/2020 (quinta feira)
Componente curricular: Ensino Religioso (Literatura)
Temática da aula: Respeito as diversidades (Respeitar a diversidade para construir um mundo mais justo e inclusivo).
Objeto de conhecimento:
Estimular e desenvolver o prazer pela leitura.
Desenvolver a leitura a fim de que o discente compreenda a mensagem do texto.
Reconhecer, identificar e respeitar os sentimentos, valores e saberes de cada um.
Reconhecer e respeitar a diversidade de formas de vida.
Identificar, reconhecer e acolher as semelhanças e ou diferenças entre eu e o próximo.
Habilidades:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (casa, comunidade, escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, quem produziu e a quem se destina.
(EF35LP03) Identificar a idéia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo imaginário e apresentam uma dimensão lúdica de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF04ER01) Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.
Competências:
Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes funções,
Reconhecer diferentes formas de acesso à informação e ao conhecimento, em linguagem escrita, (biblioteca, bancas de revista, livrarias, internet, etc.) e saber, utilizá-las.
Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.
Leitura silenciosa de textos, como os que exigem tomadas de atitude, para realizar tarefas.
Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura da paz
Recursos didáticos:
Celular e ou notebook, livro em PDF “Menina bonita do laço de fita”, ficha de leitura (xerocopiada).
Desenvolvimento:
1º Momento: Iniciar pela apreciação da videoaula gravada pela professora.
2º Momento: Leitura do livro Menina bonita do laço de fita.
3º Momento: Desenvolver as atividades propostas na ficha de leitura.
Carga horária: 50 minutos.
Avaliação:
Contínua. O (A) aluno (a) será avaliado (a) através das atividades realizadas, com fotos enviadas no grupo. A devolutiva será enviada no particular da cada aluno (a), somente com incentivos e se necessário realizar a correção. Anotações no caderno de plano da professora.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Professora: Eliana dos Santos. Data: 19/11/2020.
Aluno (a): ____________________________________________________________________
ATIVIDADE DO TEXTO: “ MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”.
1)- Quais são os principais personagens do texto e suas características?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)- O que gerou a curiosidade no coelho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)- Quais as sugestões que a menina deu para o coelho ficar com a cor dela?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)- Qual a fala da mãe da menina para o coelho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)- Que conclusão o coelho fez para resolver seu problema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)- O que o coelho fez para resolver seu problema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
0 de novembro comemoramos o “Dia da Consciência Negra. Qual a mensagem que você deixa as pessoas nos dias de hoje sobre o preconceito racial.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI