Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

05/11/2020 - 5º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

 PROFESSORA ELIANA SANTOS











===========================================================

PROFESSORA ZILAMAR - 






05/11/2020 - 4º ano - LÍNGUA PORTUGUESA/ DITADO/ PRODUÇÃO DE TEXTO/ LITERATURA

 PROFESSORA ROSELAINE - CLIQUE AQUI.







========================================================













==============================

PROFESSORA ELIANA SANTOS




==============================================================

PROFESSORA ZILAMAR - VIDEOAULA AQUI.







05/11/2020 - 3º ANO - AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA/ ENSINO RELIGIOSO

 

PROFESSORA ROSELI - CLIQUE AQUI.






========================================================


Professora ANA VIRGÍLIA






05/11/2020 - 2º ANO -Aula Língua Portuguesa /Leitura/Interpretação/Ditado e Prod.Texto/Literatura





 





================================================

Professora ANA VIRGÍLIA






05/11/2020 - 1º ANO - AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA/ENSINO RELIGIOSO

 PROFESSORA ANTONIA

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.









===============================

PROFESSORA TÂNIA



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ensino Fundamental

 

Etapa: 1º ano do Ensino Fundamental.

Professora: Tania Regina Lucas Leão Maia.

Data da atividade: 05/11/2020.

Componente curricular: Ensino Religioso (Literatura).

Temática da aula: Conto literário

Objeto de conhecimento: Formação do leitor literário. Propor que a versão de leitura e de escrita se aproxime ao máximo da versão social, para que nossos alunos se tornem verdadeiros leitores e escritores.

Habilidades:

(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços. 

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. 

Competências:

·         Vivenciar momentos prazerosos de leitura.

·         Escuta atenta.

·         Conhecer o gênero: Conto literário.

Recursos didáticos:

Videoaula, câmera de vídeo, computador, celular, vídeo do YouTube, lápis, folha xerocopiada

Desenvolvimento:

1º Momento: Iniciar a videoaula, com a acolhida, dando boas vindas a todos. Explicação do tema

História contada no Power Point – Livro: A pequena fada das estrelas.

2º Momento: Assistir a videoaula


3º Momento: Realizar a atividade em casa de acordo com as orientações da videoaula e postar fotos da ficha de leitura  no grupo de WhatsApp.


Carga horária: 50 minutos.

Avaliação:

 

Os (As) alunos (as) serão avaliados (as) através da realização, participação e execução das atividades  postados no grupo através de fotos ou vídeos. 







05/11/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Temática da aula: Consoante V, História- Carona na vassoura (vivenciando a amizade)

 VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil

Etapa: 2º Período da Educação Infantil

Professora: Valkíria Carolina Pamplona Gomide

Data da atividade:  05/11/2020

Campos de experiência: Eu, o outro e nós (EO), Corpo, gestos e movimentos (CG) Traços, sons, cores e formas ( TS), Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF) Espaço, tempo, relação, quantidade e transformação ( ET)

Temática da aula: Consoante V, História- Carona na vassoura (vivenciando a amizade).

Objetos de conhecimento: percepção visual e oral, interpretação, noção espacial e temporal

Habilidades:

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, incluindo o uso das tecnologias digitais.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso do seu corpo em brincadeiras;

(EI03CG03) Criar movimentos em danças e músicas;

(EI03TS02) Expressar-se por meio de desenhos;

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita;

 (EI03ET09) Desenvolver noções espaço – temporais

Competências: Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras; Mobilizar os alunos a importância da amizade;

Recursos didáticos: Computador ou celular para assistir à aula, folha ou caderno para realizar a atividade de registro.

Desenvolvimento: Inicio a aula com uma música Vivo,morto e torto, focando na consoante V. Após isso, apresento a rotina com o alfabeto e numerais. Em sequência apresento a história – Carona na vassoura, mais uma vez focando na letra inicial da palavra vassoura. Terminando a história, relembro os principais acontecimentos e trabalho a moral da história- a importância da amizade.

No final, apresento uma brincadeira, utilizando duas vassouras. As atividades de registro propostas serão: o vídeo da música Vivo, morto e torto, a ilustração da história e também o vídeo da brincadeira da vassoura.

Carga horária total: 4h

05/11/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Temática da Aula: Dia da Cultura

 PROFESSORA ANA ADÃO

CLIQUE AQUI.


Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

 

Etapa: 1º Período da Educação Infantil

Professora: Ana Aparecida Adão

Data da Atividade: 05/11/2020

Campos de Experiências: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG -“ Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” EF – “Traço, Sons, Cores e Formas" TS

Temática da Aula: Dia da Cultura

Objeto do Conhecimento: Expressividade, criação e imaginação

 

Habilidades:

 

 (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03ET07) Relacionar números as suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequencia.

(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

Competência:

  • Conceituação e exemplificação sobre Cultura.
  • Contagem do 1 (um) ao 10 (dez).

 

Recurso Didático:

·        Computador ou celular para assistir a aula;

·         Comida da Cultura Familiar.

 

Desenvolvimento:

  1. ·        Dar as boas-vindas aos alunos, falar que dia é hoje;
  2. ·        Explicação breve sobre a programação da aula, motivando-os a participar;
  3. ·        Explicação sobre o que é cultura;
  4.     Exemplos de cultura: dança, artesanato, folclore, literatura, culinária, entre outros;
  5. ·        Vídeo Mundo Bita-Todos os Povos;
  6. ·        Contagem do 1 (um) ao 10 (dez);
  7. ·        Concluir o vídeo agradecendo.

Carga Horária: 4 horas


Avaliação: Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação e interesse do aluno.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

04/11/2020 - 5º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA

    

PROFESSORA SIMONE - VÍDEO 1



VÍDEO 2






============================================


 PROFESSOR WELLINGTON

VIDEOAULA -CLIQUE AQUI. 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ensino Fundamental

 

Etapa: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Professor: Wellington Afonso Costa.

Data da atividade: 04/11/2020 (semana 02/11/2020 a 06/11/2020).

Componente curricular: Educação Física.

Temática da aula: Jogos e brincadeiras,

Objetos de conhecimento: Exercícios físicos, brincadeiras e ginástica.

 

Habilidades:

 

(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF35EF04P4) Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, reconhecendo limites e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis

(EF12EF05P1) Experimentar e fruir, prezando pela ludicidade e pelo trabalho coletivo e cooperativo, esportes de marca e de precisão.

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

 

 

Competências:

     Desenvolver atenção, reflexo, lateralidade, noção espacial, ritmo, coordenação motora fina, equilíbrio, visão periférica, concentração, habilidades manipulativas. Promover atividades para aliviar o stress provocado pelo isolamento social decorrente da COVID 19.

 

Recursos didáticos e materiais:

Três (3) sacolas  plásticas, dez (10) tampinhas de garrafas ou outro objeto pequeno (lego por exemplo), um bastão ou pedaço de  cabo de vassoura.

 

Desenvolvimento:

Após assistir a videoaula com muita atenção realize as seguintes atividades de acordo com as orientações:

1ª Atividade: Alongamento  

2ª Atividade: Aquecimento com a sacola plástica.

3º Atividade: Amarelinha no lugar

4º Atividade: Pega bastão

 Carga horária: 50minutos.

 

04/11/2020 - 4º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA

                                            PROFESSORA DELACIR - CLIQUE AQUI.










=================================


PROFESSOR WELLINGTON

VIDEOAULA -CLIQUE AQUI. 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ensino Fundamental

 

Etapa: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Professor: Wellington Afonso Costa.

Data da atividade: 04/11/2020 (semana 02/11/2020 a 06/11/2020).

Componente curricular: Educação Física.

Temática da aula: Jogos e brincadeiras,

Objetos de conhecimento: Exercícios físicos, brincadeiras e ginástica.

 

Habilidades:

 

(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF35EF04P4) Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, reconhecendo limites e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis

(EF12EF05P1) Experimentar e fruir, prezando pela ludicidade e pelo trabalho coletivo e cooperativo, esportes de marca e de precisão.

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

 

 

Competências:

     Desenvolver atenção, reflexo, lateralidade, noção espacial, ritmo, coordenação motora fina, equilíbrio, visão periférica, concentração, habilidades manipulativas. Promover atividades para aliviar o stress provocado pelo isolamento social decorrente da COVID 19.

 

Recursos didáticos e materiais:

Três (3) sacolas  plásticas, dez (10) tampinhas de garrafas ou outro objeto pequeno (lego por exemplo), um bastão ou pedaço de  cabo de vassoura.

 

Desenvolvimento:

Após assistir a videoaula com muita atenção realize as seguintes atividades de acordo com as orientações:

1ª Atividade: Alongamento  

2ª Atividade: Aquecimento com a sacola plástica.

3º Atividade: Amarelinha no lugar

4º Atividade: Pega bastão

 Carga horária: 50minutos.

 

04/11/2020 - 3º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA

                                         PROFESSORA JULIA - CLIQUE AQUI.










  PROFESSOR WELLINGTON

VIDEOAULA -CLIQUE AQUI. 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ensino Fundamental

 

Etapa: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Professor: Wellington Afonso Costa.

Data da atividade: 04/11/2020 (semana 02/11/2020 a 06/11/2020).

Componente curricular: Educação Física.

Temática da aula: Jogos e brincadeiras,

Objetos de conhecimento: Exercícios físicos, brincadeiras e ginástica.

 

Habilidades:

 

(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF35EF04P4) Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, reconhecendo limites e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis

(EF12EF05P1) Experimentar e fruir, prezando pela ludicidade e pelo trabalho coletivo e cooperativo, esportes de marca e de precisão.

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

 

 

Competências:

     Desenvolver atenção, reflexo, lateralidade, noção espacial, ritmo, coordenação motora fina, equilíbrio, visão periférica, concentração, habilidades manipulativas. Promover atividades para aliviar o stress provocado pelo isolamento social decorrente da COVID 19.

 

Recursos didáticos e materiais:

Três (3) sacolas  plásticas, dez (10) tampinhas de garrafas ou outro objeto pequeno (lego por exemplo), um bastão ou pedaço de  cabo de vassoura.

 

Desenvolvimento:

Após assistir a videoaula com muita atenção realize as seguintes atividades de acordo com as orientações:

1ª Atividade: Alongamento  

2ª Atividade: Aquecimento com a sacola plástica.

3º Atividade: Amarelinha no lugar

4º Atividade: Pega bastão

 Carga horária: 50minutos.

 

Avaliação:

O (A) aluno (a) será avaliado (a) de acordo com a participação e realização das atividades pelo compartilhamento do vídeo.