Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

domingo, 26 de abril de 2020

Estamos juntos nessa caminhada!

Senhores pais ou responsáveis,


O avanço do novo coronavírus (Sars-Cov-2) obrigou escolas da rede pública e privada a suspenderem aulas em praticamente todo o Brasil. É um tempo de aprendizagem para todos NÓS. Teremos muitos desafios pela frente, mas certamente a nossa amizade, confiança e parceria nos fará atravessar com muita positividade essa pandemia. 
"Outro dia, li que as crianças lembrarão da parte boa de convívio em família nesses dias tensos. Então, além de divertido, fazer as atividades escolares, pode colaborar para que tenham essas boas recordações". Estamos juntos nessa caminhada! 

Esperamos que esse blog e as atividades que serão postadas aqui, ajudem você a auxiliar o(a) seu(sua) filho(a) nesse período de isolamento, no que diz respeito ao desenvolvimento das atividades pedagógicas diárias.

Estamos juntos nessa caminhada! 

Alguns lembretes:

  •  É importante estabelecer uma ROTINA DIÁRIA com ele/ela. Podemos iniciar trabalhando com o tempo em que ele/ela estaria na escola.
  •  Pegue o horário das aulas que seu(sua) filho(a) recebeu na escola e procure estabelecer, junto com ele/ela, uma nova rotina de estudos ou se vocês preferirem, seguir a ordem do horário elaborado pela escola para a turma. 
  • Isso é importante porque se todos os responsáveis da turma buscarem seguir um ritmo de estudo que o(a) aluno(a) já estava acostumado, quando retornarmos as atividades, o impacto será menor para eles/elas. 
  • No Material de Complementação Escolar que será repassado a você também pelo whats-app há uma agenda da semana, converse com ele/ela sobre a necessidade de seguir as datas e horários que vocês acordaram para os estudos e também para a devolução das atividades realizadas para a professora da turma (PONTUALIDADE). 
  • É importante que o(a) aluno(a) evite se distrair com: música, televisão etc. Ele/ela precisa se concentrar nas atividades, nos materiais de leitura. É importante o(a) aluno(a) fazer todas as atividades solicitadas pelos professores e o  REGISTRO DIÁRIO NO CADERNO. Por exemplo:  quando ele(ela) ler um texto ou fazer uma atividade, deve registrar a data e o nome do texto. Se for realizar atividades, fazer a mesma coisa. 
  • É hora de focar na revisão - Não crie conteúdos novos com os filhos. Esse é o papel do professor. Se a criança estuda de manhã na escola, sente com ela neste horário para as atividades de revisão.
  • Escrever - Se a criança já escreve, uma dica é os pais pedirem algumas atividades como se as crianças fossem os professores. Brincando de escolinha, com o filho corrigindo um texto do pai, você acaba tirando aquele peso de “escola e tarefa”. A criança não percebe que está estudando.
  • Leve na brincadeira - Sem pressão. Sem querer resolver o mundo neste momento delicado. Os pais não precisam virar professores. Que tal focar em habilidades que as crianças levam para a vida? Ensinar o filho a ser mais paciente, persistente, ensinamentos básicos. Dividir atividades domésticas também é uma ação importante.

  • Crie a rotina - Pode colar um papel na geladeira com os dias da semana e as atividades. A criança visualiza esse cronograma e você mantém uma rotina em casa.

  • Estratégias - Crianças com mais de 10 anos, ou do 5º Ano em diante, é interessante que elas sigam estratégias de estudo. Que fujam de distrações, procrastinações, que tenham rotinas fixas, um cantinho na casa mais tranquilo para a concentração.

  • Estimule o movimento  das crianças da educação infantil: No período de isolamento social, é importante que as famílias se mantenham saudáveis, alimentando-se bem e praticando exercícios mesmo dentro de casa. Os pais podem organizar desafios de dança e mímica dentro de casa, trabalhando a percepção corporal, a flexibilidade e a coordenação motora.
Estamos juntos!
Direção e equipe pedagógica