Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

sábado, 13 de junho de 2020

15/06/2020 = 3º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA/ CIÊNCIAS E ARTE

PROFESSORA ROSELI 











PROFESSORA SÍLVIA 






15/06/2020 - 2º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE


PROFESSORA IRANILDA








ATIVIDADE  AULAS REMOTAS -15-06-2020

Profº Iranilda Maria de Oliveira

1)-ESCREVA SEU NOME COMPLETO NO CADERNO COM LETRA CURSIVA.

2)-CALIGRAFIA.

3)-ASSISTA AO VÍDEO QUE EXPLICA COMO SURGIRAM AS FESTAS JUNINAS: https://www.youtube.com/watch?v=pZEzvp0k_cA

4)- LEIA O TEXTO INFORMATIVO:
FESTA JUNINA
         AS FESTAS JUNINAS SÃO REALIZADAS EM TODO O  BRASIL NO MÊS DE JUNHO.É A SEGUNDA MAIOR FESTA REALIZADA NO BRASIL,FICANDO ATRÁS APENAS DO CARNAVAL.ESTA FESTA  JÁ ERA COMEMORADA NA EUROPA E FOI TRAZIDA  PELOS PORTUGUESES APÓS O DESCOBRIMENTO DO BRASIL  E DEPOIS INCORPORADA AOS COSTUMES DOS INDÍGENAS E NEGROS.
       AS FESTAS SÃO ENFEITADAS COM BANDEIRINHAS, ALÉM DA CONSTRUÇÃO DA FOGUEIRA, ONDE  PERTO DELA AS PESSOAS DANÇAM  QUADRILHA VESTIDAS DE CAIPIRA .
       MUITA COMIDA TÍPICA É SERVIDA COMO: AMENDOIM,PIPOCA,CANJICA,CANJA,PÉ DE MOLEQUE,ETC.
      PARA SE DIVERTIREM HÁ MUITAS BARRACAS DE JOGOS COMO PESCARIA, BOCA DO PALHAÇO, CABRA CEGA.
     ANTIGAMENTE ERA MUITO COMUM SOLTAR BALÕES  PARA ILUMINAR O CÉU,MAS HOJE EM DIA É PROIBIDO, POIS OS BALÕES PODEM CAIR E INCENDIAR CASAS,FLORESTAS E ATÉ PESSOAS.
       CADA REGIÃO DO BRASIL COMEMORA A FESTA JUNINA DE UMA MANEIRA DIFERENTE. ESTA FESTA FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA, DO NOSSO FOLCLORE.                                                                                      
Fonte:Texto retirado da internet
ESTUDO DO TEXTO:
A)- EM QUAL PERÍODO DO ANO ACONTECEM AS FESTAS JUNINAS?
____________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

B)-DE ACORDO COM O TEXTO , NO BRASIL A FESTA JUNINA É A SEGUNDA FESTA MAIS COMEMORADA.QUAL É A PRIMEIRA?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
C)-ONDE AS PESSOAS COSTUMAM DANÇAR A QUADRILHA?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
D)-POR QUE NÃO SE PODE SOLTAR BALÕES DURANTE AS FESTAS JUNINAS?
_________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
E)- COPIE DO TEXTO:
·        02 COMIDAS TÍPICAS:_____________________________________________

·        02 BRINCADEIRAS:________________________________________________
F)- OBSERVE COM ATENÇÃO O TEXTO. VEJA QUE NO INÍCIO DAS FRASES ENCONTRAMOS UM ESPAÇO VAGO.ESTE ESPAÇO CHAMA-SE PARÁGRAFO.PINTE OS PARÁGRAFOS DO TEXTO DE AMARELO.
F)-PINTE DE VERMELHO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO QUE APARECEM NO TEXTO.
G)-AGORA FAÇA UMA BELA ILUSTRAÇÃO DO TEXTO NO CADERNO.CAPRICHE!




Diário de Registro de Atividades Remotas
Etapa: 2º ano do Ciclo Inicial de Alfabetização.  
Data da Atividade: 15-06-2020
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Temática da Aula: Letra cursiva; Leitura e interpretação de texto.
Objeto do Conhecimento: Construção do Sistema Alfabético; Convenções da escrita e formação do leitor, Compreensão em leitura.
Habilidade;
ü  (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva;

ü  (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

ü  EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

ü  (EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor enunciado de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

ü  (EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.

Competência :
ü  Escrever com autonomia o próprio nome usando letra cursiva;
ü  Identificar,traçar e reconhecer o alfabeto maiúsculo cursivo e seu próprio nome;
ü  Ler e interpretar pequenos textos;
ü  Identificar os sinais de pontuação no texto.
ü  Desenvolver o gosto pela leitura;
ü  Reconhecer e identificar a função dos sinais de pontuação;
Recurso Didático: Atividade xerocada;Vídeo do youtube  e vídeo aula gravada pela professora;
Desenvolvimento:
ü  Assistir ao link https://www.youtube.com/watch?v=pZEzvp0k_cA   Como surgiram as festas juninas.
ü  Realizar atividade xerocada de interpretação de texto após assistir á vídeo aula da professora.
ü  Realizar o treino cursivo das  famílias silabicas observando o traçado correto no caderno de caligrafia;
Carga Horária: 3 horas.
Avaliação: Formativa, orientando o aluno em suas dificuldades e quanto ao seu trabalho escolar.
Professora: Iranilda Maria de Oliveira



                                    PROFESSORA SÍLVIA 













15/06/2020 - 1º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA/ ARTE


PROFESSORA ALESSANDRA 











------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------











15/06/2020 - 2º Período da Educação infantil - ESPAÇO,TEMPOS,RELAÇÕES,QUANTIDADES E TRANSFORMAÇÕES. Temática da Aula: NUMERAIS TRAÇADO DO NÚMEROS E QUANTIDADES

Professora  - Silvia Helena 



Diário de Registro de Atividades Remotas 

Etapa: 2º Período da Educação infantil

Data da Atividade: 15/06/2020

Componente Curricular:
ESPAÇO,TEMPOS,RELAÇÕES,QUANTIDADES E TRANSFORMAÇÕES.

Temática da Aula: NUMERAIS TRAÇADO DO NUMEROS E QUANTIDADES

Objeto do Conhecimento: TRAÇADOS DOS NÚMEROS E RELACIONAR NÚMEROS AS QUANTIDADES.

Habilidade: (EI03EO05) (EI03CG04) (EI03ET07) (EI03TS02)

Competência: 
  • PERCEPÇÃO VISUAL DO TRAÇADO DOS NÚMEROS.
  • PERCEPÇÃO VISUAL DA RELAÇÃO NÚMEROS E QUANTIDADES
  • DESENVOLVER A HABILIDADE DE REGISTRO DE NÚMEROS E QUANTIDADES.

Recurso Didático: VÍDEO, MATERIAL PARA REGISTRO , PRATO ,FUBÁ , LÁPIS , LÁPIS DE COR ,CADERNO OU FOLHA PARA FAZER AS ATIVIDADES.

Desenvolvimento: 

1º - ASSISTIR O VIDEO EXPLICATIVO DA NOSSA AULA, 1º ROTINA : LER O ALFABETO E OS NUMERAIS DE 0 ATÉ 30. 

2º-  ESCREVER OS NÚMEROS DE 0 ATÉ 10 NA FOLHA ;

3º FAZER O DESENHO DE UMA ILHA SEGUINDO AS QUANTIDADES INDICADAS NO VÍDEO MOSTRADO.

SIGA OS COMANDOS :

  • ESCREVA A DATA NA FOLHA: SACRAMENTO,15 DE JUNHO 2020.
  • FAÇA A ROTINA : LEIA O ALFABETO E OS NÚMEROS DE 0 ATÉ 30.
  • ESCREVA OS NÚMEROS DE 0 ATÉ 10 NO CADERNO.
  • FAÇA UM DESENHO DE UMA ILHA SEGUINDO AS QUANTIDADES INDICADAS NO VÍDEO.
  • ESCREVA SEU NOME COMPLETO NO CANTO INFERIOR DA FOLHA.

Avaliação: SERÁ AVALIADO O INTERESSE E A CRIATIVIDADE INDIVIDUAL DECADA ALUNO PERANTE ATIVIDADE.


Professora  - Silvia Helena 

15/06/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL -(EI03EO03)(EI03EF01) (EI03EO04) (EI03EO01) “A Família” Objeto do Conhecimento: Diferentes tipos de Famílias


Professora: Fátima Gerolim 





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Data da Atividade:15/06/2020
Componente Curricular: “O Eu,o Ourtro e o Nós”EO, “Escuta ,fala, pensamento e imaginação”EF – “Traços, Sons, cores e formas”TS, “Espaços, Tempos, “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações” ET, “Corpo, Gestos e Movimentos”CG.

Temática da Aula: “A Família”
Objeto do Conhecimento: Diferentes tipos de Famílias
Habilidade:   
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET07) Relacionar números as suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequencia.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

 Competência:
 - Brincar, conviver, desenvolver a autonomia, demonstrando empatia.
 - Apreciar a música acompanhando com movimentos corporais desenvolvendo percepção sonora e auditiva.
 - Desenvolvera coordenação motora e a percepção visual,
 - Trabalhar a coordenação motora e movimento de pinça, desenvolver a atenção e a percepção visual ao separar objetos por formas semelhantes.
Recurso Didático:
 - Computador ou celular para apreciação  de vídeo gravado pelo professor no youtube ;
 -  papel sulfite ou caderno, cola, palitos de picolé, fósforos ou dente, lápis de cor ou giz de cera.

Desenvolvimento: -
 - Assistir ao vídeo gravado pelo professor;”
 - Apreciar o vídeo “O Livro da Família.” Todd Parr, e a música “Família”.
 - Atividade de registro: “Fotografe ou desenhe sua Família no espaço abaixo.
Agora cole um palito (picolé, dente ou fósforo) correspondente a cada membro de sua família. Não esqueça de incluir seu animalzinho de estimação.”

Carga Horária:  3 horas

Avaliação:
- Executar as orientações dadas nas tarefas práticas (vídeo e registro em sulfite).

Professora: Fátima Gerolim Fornazier Santana


terça-feira, 9 de junho de 2020

10/06/2020 - 5º ANO - Matemática -Situações problema, tabelas, polígonos, reta numérica, sólidos geométricos, múltiplos, divisões. / Educação Física Temática da Aula: Jogos e Brincadeiras

PROFESSORA SIMONE






====================================

Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 5º ano
Data da Atividade: 10/06/2020
Componente Curricular: Matemática

Temática da Aula: Situações problema, tabelas, polígonos, reta numérica, sólidos geométricos, múltiplos, divisões.

Objeto do Conhecimento: Situações problema, tabelas, polígonos, reta numérica, sólidos geométricos, múltiplos, divisões.

Habilidades

 (EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
 (EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. 
(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
Competência:
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
Recurso Didático: Celular, computador ou notebook

Desenvolvimento: Os alunos deverão  assistir o vídeo explicativo sobre as atividades da apostila e  após  fazer a atividade proposta na apostila.

Carga horária: 60 minutos

Avaliação: Será contínua, com correção das atividades postadas pelos alunos no grupo de whatssap.

Professora: Simone Maria Vieira


Educação Física
PROFESSOR WELLINGTON







Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 10/06/2020 semana 08/06 a 12/06
Componente Curricular: Educação Física
Temática da Aula: Jogos e Brincadeiras 

Objeto do Conhecimento:  Jogos interdisciplinares, Ginástica laboral.

Habilidade:
(EF12EF01). Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
(EF35EF04P4). Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, reconhecendo limites e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis
EF12EF05P1). Experimentar e fruir, prezando pela ludicidade e pelo trabalho coletivo e cooperativo, esportes de marca e de precisão.


Competência: Desenvolver atenção, lateralidade, noção espacial, ritmo, coordenação motora, equilíbrio, raciocínio logico, força, entre outros.

Recurso Didático e Material: Garrafas pet, cabo de vassoura, 2 tampinhas de garrafa, balde, bola (pode ser de meia).

Desenvolvimento: Após os exercícios de alongamento apresentados no vídeo, organizar para a realização das atividades.
- Equilíbrio da tampinha;
- Reloginho (pendulo com o cabo de vassoura ou corda);
-  Cesta no balde;  
- Boliche com as garrafas.


Carga Horária: 50min.
Avaliação: Por participação e compartilhamento do vídeo.

Professor: Wellington Afonso Costa

10/06/2020 - 4º ANO -Matemática -Medida de comprimento / Educação Física Temática da Aula: Jogos e Brincadeiras

AULA DE MATEMÁTICA 


PROFESSORA DELACIR








Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares




Etapa: 4º ano

Data da Atividade: 10/06/2020
Componente Curricular: Matemática
Temática da Aula: Medida de comprimento


Objeto do Conhecimento:

  •  Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Realizar medições utilizando unidades de medidas não padronizadas;
  • Conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (régua, fita métrica, entre outros);
  • Compreender a importância de ter uma unidade de medida padronizada;
  • Reconhecer o centímetro como unidade padronizada de medida de comprimento;
  • Resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida;
  • Utilizar a régua como ferramenta de medida de comprimento


Habilidade:

(EF04MA20) - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Competência:

Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Recurso Didático:vídeos, imagens e material do aluno.

Desenvolvimento: Copiar e resolver as atividades postadas no grupo.

Carga Horária: 3h

Avaliação: participação, esforço e através das resolução das atividades resolvidas e postadas no grupo.

=====================================

Educação Física 


Professor: Wellington






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 10/06/2020 semana 08/06 a 12/06
Componente Curricular: Educação Física
Temática da Aula: Jogos e Brincadeiras 

Objeto do Conhecimento:  Jogos interdisciplinares, Ginástica laboral.

Habilidade:
(EF12EF01). Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
(EF35EF04P4). Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, reconhecendo limites e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis
EF12EF05P1). Experimentar e fruir, prezando pela ludicidade e pelo trabalho coletivo e cooperativo, esportes de marca e de precisão.


Competência: Desenvolver atenção, lateralidade, noção espacial, ritmo, coordenação motora, equilíbrio, raciocínio logico, força, entre outros.

Recurso Didático e Material: Garrafas pet, cabo de vassoura, 2 tampinhas de garrafa, balde, bola (pode ser de meia).

Desenvolvimento: Após os exercícios de alongamento apresentados no vídeo, organizar para a realização das atividades.
- Equilíbrio da tampinha;
- Reloginho (pendulo com o cabo de vassoura ou corda);
-  Cesta no balde;  
- Boliche com as garrafas.


Carga Horária: 50min.
Avaliação: Por participação e compartilhamento do vídeo.

Professor: Wellington Afonso Costa