Somos uma equipe pedagógica que tem grande orgulho e compromisso pelo trabalho que desenvolve, e cujo objetivo principal é o de oferecer um ensino de qualidade, para que o aprendente tenha atuação crítica e participativa na sociedade, motivado pelos mais altos ideais de altruísmo e solidariedade ao próximo.
Nosso slogan
O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
Cora Coralinasábado, 13 de junho de 2020
15/06/2020 - 2º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE
PROFESSORA IRANILDA
ATIVIDADE AULAS REMOTAS -15-06-2020
Profº
Iranilda Maria de Oliveira
1)-ESCREVA SEU NOME COMPLETO
NO CADERNO COM LETRA CURSIVA.
2)-CALIGRAFIA.
3)-ASSISTA AO VÍDEO QUE EXPLICA COMO SURGIRAM
AS FESTAS JUNINAS: https://www.youtube.com/watch?v=pZEzvp0k_cA
4)- LEIA O TEXTO
INFORMATIVO:
FESTA
JUNINA
AS FESTAS JUNINAS SÃO REALIZADAS EM
TODO O BRASIL NO MÊS DE JUNHO.É A
SEGUNDA MAIOR FESTA REALIZADA NO BRASIL,FICANDO ATRÁS APENAS DO CARNAVAL.ESTA
FESTA JÁ ERA COMEMORADA NA EUROPA E FOI
TRAZIDA PELOS PORTUGUESES APÓS O
DESCOBRIMENTO DO BRASIL E DEPOIS
INCORPORADA AOS COSTUMES DOS INDÍGENAS E NEGROS.
AS FESTAS SÃO ENFEITADAS COM
BANDEIRINHAS, ALÉM DA CONSTRUÇÃO DA FOGUEIRA, ONDE PERTO DELA AS PESSOAS DANÇAM QUADRILHA VESTIDAS DE CAIPIRA .
MUITA COMIDA TÍPICA É SERVIDA COMO: AMENDOIM,PIPOCA,CANJICA,CANJA,PÉ
DE MOLEQUE,ETC.
PARA SE DIVERTIREM HÁ MUITAS BARRACAS DE
JOGOS COMO PESCARIA, BOCA DO PALHAÇO, CABRA CEGA.
ANTIGAMENTE ERA MUITO COMUM SOLTAR
BALÕES PARA ILUMINAR O CÉU,MAS HOJE EM
DIA É PROIBIDO, POIS OS BALÕES PODEM CAIR E INCENDIAR CASAS,FLORESTAS E ATÉ
PESSOAS.
CADA REGIÃO DO BRASIL COMEMORA A FESTA
JUNINA DE UMA MANEIRA DIFERENTE. ESTA FESTA FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA, DO
NOSSO FOLCLORE.
Fonte:Texto
retirado da internet
ESTUDO DO TEXTO:
A)- EM QUAL PERÍODO DO ANO ACONTECEM AS FESTAS JUNINAS?
____________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
B)-DE ACORDO COM O TEXTO , NO BRASIL A FESTA JUNINA É A
SEGUNDA FESTA MAIS COMEMORADA.QUAL É A PRIMEIRA?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
C)-ONDE AS PESSOAS COSTUMAM DANÇAR A QUADRILHA?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
D)-POR QUE NÃO SE PODE SOLTAR BALÕES DURANTE AS FESTAS
JUNINAS?
_________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
E)- COPIE DO TEXTO:
·
02 COMIDAS
TÍPICAS:_____________________________________________
·
02
BRINCADEIRAS:________________________________________________
F)- OBSERVE COM ATENÇÃO O
TEXTO. VEJA QUE NO INÍCIO DAS FRASES ENCONTRAMOS UM ESPAÇO VAGO.ESTE ESPAÇO
CHAMA-SE PARÁGRAFO.PINTE
OS PARÁGRAFOS DO TEXTO DE AMARELO.
F)-PINTE
DE VERMELHO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO QUE APARECEM NO TEXTO.
G)-AGORA FAÇA UMA BELA ILUSTRAÇÃO DO TEXTO NO
CADERNO.CAPRICHE!
Diário de Registro de
Atividades Remotas
Etapa:
2º
ano do Ciclo Inicial de Alfabetização.
Data
da Atividade: 15-06-2020
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Temática
da Aula: Letra cursiva; Leitura e interpretação de texto.
Objeto
do Conhecimento: Construção do Sistema Alfabético; Convenções da
escrita e formação do leitor, Compreensão em leitura.
Habilidade;
ü
(EF02LP07)
Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva;
ü
(EF02LP12)
Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros
gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
ü
EF15LP03)
Localizar informações explícitas em textos.
ü
(EF12LP17)
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor
enunciado de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de
experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros
gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto do texto.
ü
(EF02LP21) Explorar, com a
mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de
pesquisa, conhecendo suas possibilidades.
Competência :
ü Escrever
com autonomia o próprio nome usando letra cursiva;
ü Identificar,traçar
e reconhecer o alfabeto maiúsculo cursivo e seu próprio nome;
ü Ler e
interpretar pequenos textos;
ü Identificar
os sinais de pontuação no texto.
ü Desenvolver
o gosto pela leitura;
ü Reconhecer
e identificar a função dos sinais de pontuação;
Recurso
Didático: Atividade xerocada;Vídeo do youtube e vídeo aula gravada pela professora;
Desenvolvimento:
ü
Assistir ao link https://www.youtube.com/watch?v=pZEzvp0k_cA Como surgiram as festas
juninas.
ü Realizar
atividade xerocada de interpretação de texto após assistir á vídeo aula da
professora.
ü
Realizar o treino cursivo das famílias silabicas observando o traçado
correto no caderno de caligrafia;
Carga
Horária: 3 horas.
Avaliação: Formativa, orientando o
aluno em suas dificuldades e quanto ao seu trabalho escolar.
Professora: Iranilda Maria de Oliveira
PROFESSORA SÍLVIA
15/06/2020 - 1º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA/ ARTE
PROFESSORA ALESSANDRA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
15/06/2020 - 2º Período da Educação infantil - ESPAÇO,TEMPOS,RELAÇÕES,QUANTIDADES E TRANSFORMAÇÕES. Temática da Aula: NUMERAIS TRAÇADO DO NÚMEROS E QUANTIDADES
Professora - Silvia Helena
Diário de Registro de Atividades Remotas
Etapa: 2º Período da Educação infantil
Data da Atividade: 15/06/2020
Componente Curricular: ESPAÇO,TEMPOS,RELAÇÕES,QUANTIDADES E TRANSFORMAÇÕES.
Temática da Aula: NUMERAIS TRAÇADO DO NUMEROS E QUANTIDADES
Objeto do Conhecimento: TRAÇADOS DOS NÚMEROS E RELACIONAR NÚMEROS AS QUANTIDADES.
Habilidade: (EI03EO05) (EI03CG04) (EI03ET07) (EI03TS02)
Competência:
- PERCEPÇÃO VISUAL DO TRAÇADO DOS NÚMEROS.
- PERCEPÇÃO VISUAL DA RELAÇÃO NÚMEROS E QUANTIDADES
- DESENVOLVER A HABILIDADE DE REGISTRO DE NÚMEROS E QUANTIDADES.
Recurso Didático: VÍDEO, MATERIAL PARA REGISTRO , PRATO ,FUBÁ , LÁPIS , LÁPIS DE COR ,CADERNO OU FOLHA PARA FAZER AS ATIVIDADES.
Desenvolvimento:
1º - ASSISTIR O VIDEO EXPLICATIVO DA NOSSA AULA, 1º ROTINA : LER O ALFABETO E OS NUMERAIS DE 0 ATÉ 30.
2º- ESCREVER OS NÚMEROS DE 0 ATÉ 10 NA FOLHA ;
3º FAZER O DESENHO DE UMA ILHA SEGUINDO AS QUANTIDADES INDICADAS NO VÍDEO MOSTRADO.
SIGA OS COMANDOS :
Avaliação: SERÁ AVALIADO O INTERESSE E A CRIATIVIDADE INDIVIDUAL DECADA ALUNO PERANTE ATIVIDADE.
Professora - Silvia Helena
SIGA OS COMANDOS :
- ESCREVA A DATA NA FOLHA: SACRAMENTO,15 DE JUNHO 2020.
- FAÇA A ROTINA : LEIA O ALFABETO E OS NÚMEROS DE 0 ATÉ 30.
- ESCREVA OS NÚMEROS DE 0 ATÉ 10 NO CADERNO.
- FAÇA UM DESENHO DE UMA ILHA SEGUINDO AS QUANTIDADES INDICADAS NO VÍDEO.
- ESCREVA SEU NOME COMPLETO NO CANTO INFERIOR DA FOLHA.
Avaliação: SERÁ AVALIADO O INTERESSE E A CRIATIVIDADE INDIVIDUAL DECADA ALUNO PERANTE ATIVIDADE.
Professora - Silvia Helena
15/06/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL -(EI03EO03)(EI03EF01) (EI03EO04) (EI03EO01) “A Família” Objeto do Conhecimento: Diferentes tipos de Famílias
Professora: Fátima Gerolim
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Data
da Atividade:15/06/2020
Componente
Curricular: “O Eu,o Ourtro e o Nós”EO, “Escuta ,fala, pensamento e
imaginação”EF – “Traços, Sons, cores e formas”TS, “Espaços, Tempos, “Espaços,
Tempos, Quantidades, Relações e Transformações” ET, “Corpo, Gestos e
Movimentos”CG.
Temática da Aula: “A
Família”
Objeto do Conhecimento:
Diferentes tipos de Famílias
Habilidade:
(EI03EO01) Demonstrar empatia
pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos,
necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO03) Ampliar as relações
interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas
ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos
(EI03EO05) Demonstrar
valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos
outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por
meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e
outras formas de expressão.
(EI03TS02) Expressar-se
livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura,
criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET07)
Relacionar números as suas respectivas quantidades e identificar o antes, o
depois e o entre em uma sequencia.
(EI03CG05) Coordenar suas
habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em
situações diversas.
Competência:
- Brincar, conviver, desenvolver a autonomia,
demonstrando empatia.
- Apreciar a música acompanhando com
movimentos corporais desenvolvendo percepção sonora e auditiva.
- Desenvolvera coordenação motora e a
percepção visual,
- Trabalhar a coordenação motora e movimento
de pinça, desenvolver a atenção e a percepção visual ao separar objetos por
formas semelhantes.
Recurso
Didático:
- Computador ou celular para apreciação de vídeo gravado pelo professor no youtube ;
- papel
sulfite ou caderno, cola, palitos de picolé, fósforos ou dente, lápis de cor ou
giz de cera.
Desenvolvimento: -
- Assistir ao vídeo gravado pelo professor;”
- Apreciar o vídeo “O Livro da Família.” Todd
Parr, e a música “Família”.
- Atividade de registro: “Fotografe ou desenhe sua Família no espaço abaixo.
Agora
cole um palito (picolé, dente ou fósforo) correspondente a cada membro de sua
família. Não esqueça de incluir seu animalzinho de estimação.”
Carga Horária: 3 horas
Avaliação:
- Executar as orientações
dadas nas tarefas práticas (vídeo e registro em sulfite).
Professora: Fátima Gerolim Fornazier
Santana
terça-feira, 9 de junho de 2020
10/06/2020 - 5º ANO - Matemática -Situações problema, tabelas, polígonos, reta numérica, sólidos geométricos, múltiplos, divisões. / Educação Física Temática da Aula: Jogos e Brincadeiras
PROFESSORA SIMONE
====================================
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 5º
ano
Data
da Atividade: 10/06/2020
Componente
Curricular:
Matemática
Temática
da Aula: Situações
problema, tabelas, polígonos, reta numérica, sólidos geométricos, múltiplos,
divisões.
Objeto
do Conhecimento: Situações
problema, tabelas, polígonos, reta numérica, sólidos geométricos, múltiplos,
divisões.
Habilidades
(EF05MA07) Resolver e
elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números
racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA08)
Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e
com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador
natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA14)
Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos
no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas
geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas
cartesianas.
Competência:
Compreender
as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas
do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança
na busca de soluções.
Recurso Didático: Celular, computador ou notebook
Desenvolvimento: Os alunos deverão assistir o vídeo explicativo sobre as
atividades da apostila e após fazer a atividade proposta na apostila.
Carga
horária: 60
minutos
Avaliação: Será contínua, com correção das
atividades postadas pelos alunos no grupo de whatssap.
Professora: Simone Maria Vieira
Educação Física
PROFESSOR WELLINGTON
Diário de
Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º ao 5º Ano do Ensino
Fundamental
Data da
Atividade:
10/06/2020 semana 08/06 a 12/06
Componente
Curricular: Educação
Física
Temática da
Aula: Jogos
e Brincadeiras
Objeto do
Conhecimento: Jogos interdisciplinares, Ginástica laboral.
Habilidade:
(EF12EF01). Experimentar, fruir e recriar
diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto
comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de
desempenho dos colegas.
(EF35EF04P4).
Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos
populares do Brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, reconhecendo
limites e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis
EF12EF05P1).
Experimentar e fruir, prezando pela ludicidade e pelo trabalho coletivo e
cooperativo, esportes de marca e de precisão.
Competência: Desenvolver
atenção, lateralidade, noção espacial, ritmo, coordenação motora, equilíbrio,
raciocínio logico, força, entre outros.
Recurso Didático
e Material: Garrafas
pet, cabo de vassoura, 2 tampinhas de garrafa, balde, bola (pode ser de meia).
Desenvolvimento: Após os
exercícios de alongamento apresentados no vídeo, organizar para a realização
das atividades.
-
Equilíbrio da tampinha;
-
Reloginho (pendulo com o cabo de vassoura ou corda);
-
Cesta no balde;
-
Boliche com as garrafas.
Carga
Horária: 50min.
Avaliação:
Por participação e compartilhamento do vídeo.
Professor: Wellington Afonso Costa
10/06/2020 - 4º ANO -Matemática -Medida de comprimento / Educação Física Temática da Aula: Jogos e Brincadeiras
AULA DE MATEMÁTICA
PROFESSORA DELACIR
Diário
Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 4º ano
Data da Atividade: 10/06/2020
Componente Curricular: Matemática
Temática da Aula: Medida de comprimento
Objeto do Conhecimento:
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
- Realizar
medições utilizando unidades de medidas não padronizadas;
- Conhecer
alguns instrumentos de medida de comprimento (régua, fita métrica, entre
outros);
- Compreender
a importância de ter uma unidade de medida padronizada;
- Reconhecer
o centímetro como unidade padronizada de medida de comprimento;
- Resolver
problemas que envolvem determinadas medidas usando o centímetro e o metro
como unidade de medida;
- Utilizar a régua como ferramenta
de medida de comprimento
Habilidade:
(EF04MA20) - Medir e estimar comprimentos
(incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas
padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
Competência:
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de
investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos
conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
Recurso
Didático:vídeos, imagens
e material do aluno.
Desenvolvimento:
Copiar e resolver as atividades postadas no grupo.
Carga
Horária: 3h
Avaliação:
participação, esforço e através das resolução das atividades resolvidas e
postadas no grupo.
=====================================
Educação Física
Professor: Wellington
Diário de
Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º ao 5º Ano do Ensino
Fundamental
Data da
Atividade:
10/06/2020 semana 08/06 a 12/06
Componente
Curricular: Educação
Física
Temática da
Aula: Jogos
e Brincadeiras
Objeto do
Conhecimento: Jogos interdisciplinares, Ginástica laboral.
Habilidade:
(EF12EF01). Experimentar, fruir e recriar
diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto
comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de
desempenho dos colegas.
(EF35EF04P4).
Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos
populares do Brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, reconhecendo
limites e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis
EF12EF05P1).
Experimentar e fruir, prezando pela ludicidade e pelo trabalho coletivo e
cooperativo, esportes de marca e de precisão.
Competência: Desenvolver
atenção, lateralidade, noção espacial, ritmo, coordenação motora, equilíbrio,
raciocínio logico, força, entre outros.
Recurso Didático
e Material: Garrafas
pet, cabo de vassoura, 2 tampinhas de garrafa, balde, bola (pode ser de meia).
Desenvolvimento: Após os
exercícios de alongamento apresentados no vídeo, organizar para a realização
das atividades.
-
Equilíbrio da tampinha;
-
Reloginho (pendulo com o cabo de vassoura ou corda);
-
Cesta no balde;
-
Boliche com as garrafas.
Carga
Horária: 50min.
Avaliação:
Por participação e compartilhamento do vídeo.
Assinar:
Postagens (Atom)