Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

sábado, 13 de junho de 2020

15/06/2020 - 2º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE


PROFESSORA IRANILDA








ATIVIDADE  AULAS REMOTAS -15-06-2020

Profº Iranilda Maria de Oliveira

1)-ESCREVA SEU NOME COMPLETO NO CADERNO COM LETRA CURSIVA.

2)-CALIGRAFIA.

3)-ASSISTA AO VÍDEO QUE EXPLICA COMO SURGIRAM AS FESTAS JUNINAS: https://www.youtube.com/watch?v=pZEzvp0k_cA

4)- LEIA O TEXTO INFORMATIVO:
FESTA JUNINA
         AS FESTAS JUNINAS SÃO REALIZADAS EM TODO O  BRASIL NO MÊS DE JUNHO.É A SEGUNDA MAIOR FESTA REALIZADA NO BRASIL,FICANDO ATRÁS APENAS DO CARNAVAL.ESTA FESTA  JÁ ERA COMEMORADA NA EUROPA E FOI TRAZIDA  PELOS PORTUGUESES APÓS O DESCOBRIMENTO DO BRASIL  E DEPOIS INCORPORADA AOS COSTUMES DOS INDÍGENAS E NEGROS.
       AS FESTAS SÃO ENFEITADAS COM BANDEIRINHAS, ALÉM DA CONSTRUÇÃO DA FOGUEIRA, ONDE  PERTO DELA AS PESSOAS DANÇAM  QUADRILHA VESTIDAS DE CAIPIRA .
       MUITA COMIDA TÍPICA É SERVIDA COMO: AMENDOIM,PIPOCA,CANJICA,CANJA,PÉ DE MOLEQUE,ETC.
      PARA SE DIVERTIREM HÁ MUITAS BARRACAS DE JOGOS COMO PESCARIA, BOCA DO PALHAÇO, CABRA CEGA.
     ANTIGAMENTE ERA MUITO COMUM SOLTAR BALÕES  PARA ILUMINAR O CÉU,MAS HOJE EM DIA É PROIBIDO, POIS OS BALÕES PODEM CAIR E INCENDIAR CASAS,FLORESTAS E ATÉ PESSOAS.
       CADA REGIÃO DO BRASIL COMEMORA A FESTA JUNINA DE UMA MANEIRA DIFERENTE. ESTA FESTA FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA, DO NOSSO FOLCLORE.                                                                                      
Fonte:Texto retirado da internet
ESTUDO DO TEXTO:
A)- EM QUAL PERÍODO DO ANO ACONTECEM AS FESTAS JUNINAS?
____________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

B)-DE ACORDO COM O TEXTO , NO BRASIL A FESTA JUNINA É A SEGUNDA FESTA MAIS COMEMORADA.QUAL É A PRIMEIRA?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
C)-ONDE AS PESSOAS COSTUMAM DANÇAR A QUADRILHA?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
D)-POR QUE NÃO SE PODE SOLTAR BALÕES DURANTE AS FESTAS JUNINAS?
_________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
E)- COPIE DO TEXTO:
·        02 COMIDAS TÍPICAS:_____________________________________________

·        02 BRINCADEIRAS:________________________________________________
F)- OBSERVE COM ATENÇÃO O TEXTO. VEJA QUE NO INÍCIO DAS FRASES ENCONTRAMOS UM ESPAÇO VAGO.ESTE ESPAÇO CHAMA-SE PARÁGRAFO.PINTE OS PARÁGRAFOS DO TEXTO DE AMARELO.
F)-PINTE DE VERMELHO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO QUE APARECEM NO TEXTO.
G)-AGORA FAÇA UMA BELA ILUSTRAÇÃO DO TEXTO NO CADERNO.CAPRICHE!




Diário de Registro de Atividades Remotas
Etapa: 2º ano do Ciclo Inicial de Alfabetização.  
Data da Atividade: 15-06-2020
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Temática da Aula: Letra cursiva; Leitura e interpretação de texto.
Objeto do Conhecimento: Construção do Sistema Alfabético; Convenções da escrita e formação do leitor, Compreensão em leitura.
Habilidade;
ü  (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva;

ü  (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

ü  EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

ü  (EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor enunciado de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

ü  (EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.

Competência :
ü  Escrever com autonomia o próprio nome usando letra cursiva;
ü  Identificar,traçar e reconhecer o alfabeto maiúsculo cursivo e seu próprio nome;
ü  Ler e interpretar pequenos textos;
ü  Identificar os sinais de pontuação no texto.
ü  Desenvolver o gosto pela leitura;
ü  Reconhecer e identificar a função dos sinais de pontuação;
Recurso Didático: Atividade xerocada;Vídeo do youtube  e vídeo aula gravada pela professora;
Desenvolvimento:
ü  Assistir ao link https://www.youtube.com/watch?v=pZEzvp0k_cA   Como surgiram as festas juninas.
ü  Realizar atividade xerocada de interpretação de texto após assistir á vídeo aula da professora.
ü  Realizar o treino cursivo das  famílias silabicas observando o traçado correto no caderno de caligrafia;
Carga Horária: 3 horas.
Avaliação: Formativa, orientando o aluno em suas dificuldades e quanto ao seu trabalho escolar.
Professora: Iranilda Maria de Oliveira



                                    PROFESSORA SÍLVIA 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI