PROFESSORA IRANILDA
ATIVIDADE AULAS REMOTAS -15-06-2020
Profº
Iranilda Maria de Oliveira
1)-ESCREVA SEU NOME COMPLETO
NO CADERNO COM LETRA CURSIVA.
2)-CALIGRAFIA.
3)-ASSISTA AO VÍDEO QUE EXPLICA COMO SURGIRAM
AS FESTAS JUNINAS: https://www.youtube.com/watch?v=pZEzvp0k_cA
4)- LEIA O TEXTO
INFORMATIVO:
FESTA
JUNINA
AS FESTAS JUNINAS SÃO REALIZADAS EM
TODO O BRASIL NO MÊS DE JUNHO.É A
SEGUNDA MAIOR FESTA REALIZADA NO BRASIL,FICANDO ATRÁS APENAS DO CARNAVAL.ESTA
FESTA JÁ ERA COMEMORADA NA EUROPA E FOI
TRAZIDA PELOS PORTUGUESES APÓS O
DESCOBRIMENTO DO BRASIL E DEPOIS
INCORPORADA AOS COSTUMES DOS INDÍGENAS E NEGROS.
AS FESTAS SÃO ENFEITADAS COM
BANDEIRINHAS, ALÉM DA CONSTRUÇÃO DA FOGUEIRA, ONDE PERTO DELA AS PESSOAS DANÇAM QUADRILHA VESTIDAS DE CAIPIRA .
MUITA COMIDA TÍPICA É SERVIDA COMO: AMENDOIM,PIPOCA,CANJICA,CANJA,PÉ
DE MOLEQUE,ETC.
PARA SE DIVERTIREM HÁ MUITAS BARRACAS DE
JOGOS COMO PESCARIA, BOCA DO PALHAÇO, CABRA CEGA.
ANTIGAMENTE ERA MUITO COMUM SOLTAR
BALÕES PARA ILUMINAR O CÉU,MAS HOJE EM
DIA É PROIBIDO, POIS OS BALÕES PODEM CAIR E INCENDIAR CASAS,FLORESTAS E ATÉ
PESSOAS.
CADA REGIÃO DO BRASIL COMEMORA A FESTA
JUNINA DE UMA MANEIRA DIFERENTE. ESTA FESTA FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA, DO
NOSSO FOLCLORE.
Fonte:Texto
retirado da internet
ESTUDO DO TEXTO:
A)- EM QUAL PERÍODO DO ANO ACONTECEM AS FESTAS JUNINAS?
____________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
B)-DE ACORDO COM O TEXTO , NO BRASIL A FESTA JUNINA É A
SEGUNDA FESTA MAIS COMEMORADA.QUAL É A PRIMEIRA?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
C)-ONDE AS PESSOAS COSTUMAM DANÇAR A QUADRILHA?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
D)-POR QUE NÃO SE PODE SOLTAR BALÕES DURANTE AS FESTAS
JUNINAS?
_________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
E)- COPIE DO TEXTO:
·
02 COMIDAS
TÍPICAS:_____________________________________________
·
02
BRINCADEIRAS:________________________________________________
F)- OBSERVE COM ATENÇÃO O
TEXTO. VEJA QUE NO INÍCIO DAS FRASES ENCONTRAMOS UM ESPAÇO VAGO.ESTE ESPAÇO
CHAMA-SE PARÁGRAFO.PINTE
OS PARÁGRAFOS DO TEXTO DE AMARELO.
F)-PINTE
DE VERMELHO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO QUE APARECEM NO TEXTO.
G)-AGORA FAÇA UMA BELA ILUSTRAÇÃO DO TEXTO NO
CADERNO.CAPRICHE!
Diário de Registro de
Atividades Remotas
Etapa:
2º
ano do Ciclo Inicial de Alfabetização.
Data
da Atividade: 15-06-2020
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Temática
da Aula: Letra cursiva; Leitura e interpretação de texto.
Objeto
do Conhecimento: Construção do Sistema Alfabético; Convenções da
escrita e formação do leitor, Compreensão em leitura.
Habilidade;
ü
(EF02LP07)
Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva;
ü
(EF02LP12)
Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros
gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
ü
EF15LP03)
Localizar informações explícitas em textos.
ü
(EF12LP17)
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor
enunciado de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de
experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros
gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto do texto.
ü
(EF02LP21) Explorar, com a
mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de
pesquisa, conhecendo suas possibilidades.
Competência :
ü Escrever
com autonomia o próprio nome usando letra cursiva;
ü Identificar,traçar
e reconhecer o alfabeto maiúsculo cursivo e seu próprio nome;
ü Ler e
interpretar pequenos textos;
ü Identificar
os sinais de pontuação no texto.
ü Desenvolver
o gosto pela leitura;
ü Reconhecer
e identificar a função dos sinais de pontuação;
Recurso
Didático: Atividade xerocada;Vídeo do youtube e vídeo aula gravada pela professora;
Desenvolvimento:
ü
Assistir ao link https://www.youtube.com/watch?v=pZEzvp0k_cA Como surgiram as festas
juninas.
ü Realizar
atividade xerocada de interpretação de texto após assistir á vídeo aula da
professora.
ü
Realizar o treino cursivo das famílias silabicas observando o traçado
correto no caderno de caligrafia;
Carga
Horária: 3 horas.
Avaliação: Formativa, orientando o
aluno em suas dificuldades e quanto ao seu trabalho escolar.
Professora: Iranilda Maria de Oliveira
PROFESSORA SÍLVIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI