Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

18/09/2020 - 5º ANO - AULA DE MATEMÁTICA E MÚSICA


PROFESSORA SIMONE

VÍDEO👇



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 5º ano do Ensino Fundamental.

Professora: Simone Maria Vieira

Data da Atividade: 18/09/2020

Componente Curricular:  Matemática

Temática da aula:  Gráficos

Objetos do Conhecimento:

Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas.

 

Habilidades:

(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

 (EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Competências:

Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

Recursos Didáticos:

Celular ou notebook, internet, videoaula, atividades xerocopiadas.

Desenvolvimento:

1º. Momento: Os alunos irão fazer as atividades da apostila

2º Momento: Os alunos deverão postar fotos das atividades executadas.

 

Carga horária: 60 minutos.

 

Avaliação:Contínua, através da realização e correção das atividades propostas.










=======================


PROFESSOR WALTINHO

vídeo 1 👇

CLICA AQUI.

 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 18 / 09 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, conhecer as Propriedades do som e favorecer a recriação de ritmos.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Ouvir, conhecer as propriedades do som e apreciar diferentes ritmos musicais;

·       Gravar um vídeo cantando uma música conhecida usando a criatividade na recriação de ritmos;

·       Identificar alguns estilos musicais apenas através da batida ritmada.

·       Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                  

Professor(a) : Walter Rios Júnior


==============================





18/09/2020 - 4º ANO - AULAS DE MÚSICA E MATEMÁTICA

PROFESSOR WALTINHO

VÍDEO 👇

CLICA AQUI.





 Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 18 / 09 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.


Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, conhecer as Propriedades do som e favorecer a recriação de ritmos.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Ouvir, conhecer as propriedades do som e apreciar diferentes ritmos musicais;

·       Gravar um vídeo cantando uma música conhecida usando a criatividade na recriação de ritmos;

·       Identificar alguns estilos musicais apenas através da batida ritmada.

·       Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.  
                                
Professor(a) : Walter Rios Júnior


=================================

AULA DE MATEMÁTICA

VÍDEO 👇











18/09/2020 - 3º ANO - AULA DE MÚSICA E MATEMÁTICA

PROFESSOR WALTINHO 

VÍDEO 👇


CLICA AQUI.




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 18 / 09 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, conhecer as Propriedades do som e favorecer a recriação de ritmos.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Ouvir, conhecer as propriedades do som e apreciar diferentes ritmos musicais;

·       Gravar um vídeo cantando uma música conhecida usando a criatividade na recriação de ritmos;

·       Identificar alguns estilos musicais apenas através da batida ritmada.

·       Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.       
                           
Professor(a) : Walter Rios Júnior


===========================

PROFESSORA JULIA



VÍDEO 1 👇










 

18/09/2020 - 2º ANO - MATEMÁTICA E MÚSICA



PROFESSORA IRANILDA

VÍDEO 1 👇



























PROFESSOR WALTINHO 

VÍDEO 👇

CLICA AQUI.



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 18 / 09 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, conhecer as Propriedades do som e favorecer a recriação de ritmos.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:


  • ·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
  • ·       Ouvir, conhecer as propriedades do som e apreciar diferentes ritmos musicais;
  • ·       Gravar um vídeo cantando uma música conhecida usando a criatividade na recriação de ritmos;
  • ·       Identificar alguns estilos musicais apenas através da batida ritmada.

·       Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                  

Professor(a) : Walter Rios Júnior


 

18/09/2020 - 1º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E DE MÚSICA: RITMO


PROFESSORA ADRIANA

VÍDEO 1











=============================

PROFESSOR WALTINHO 

VÍDEO 👇

CLICA AQUI.




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 18 / 09 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, conhecer as Propriedades do som e favorecer a recriação de ritmos.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;

·       Ouvir, conhecer as propriedades do som e apreciar diferentes ritmos musicais;

·       Gravar um vídeo cantando uma música conhecida usando a criatividade na recriação de ritmos;

·       Identificar alguns estilos musicais apenas através da batida ritmada.

·       Carga Horária: 50 minutos.   

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                  
Professor(a) : Walter Rios Júnior




 

18/09/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - AULAS DE MÚSICA: PRIMAVERA E PSICOMOTRICIDADE

 PROFESSORA NILZA

VÍDEO 👇

CLIQUE AQUI.




=======================================


PROFESSORA MARIINHA

VÍDEO 1 👇



VÍDEO 2 👇





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil.

Etapa: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.

Professora:  Maria de Oliveira Alves.

Data da atividade: 18/09/2020.

Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons cores e formas (TS).

Temática da aula: Música. (Primavera)

Objetos de conhecimento: Ritmo, declamação da poesia “ Flor” e canto.

Habilidades:

(El03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, de faz de conta, encenações, criações musicais, festa.

(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Competências:

- Insistir na observância das regras sanitárias vigentes focando na lavagem frequentes das mãos como atitude que pode salvar nossas vidas de qualquer doença, (não somente da COVID-19).

- Declamar uma poesia abrindo a temática primavera, estação que renova a natureza.

Recursos didáticos:

Videoaula, violão, celular, vídeos do YouTube, painel decorativo.

Desenvolvimento:

  • Através da videoaula, iniciar dando boas vindas  aos alunos  e suas respectivas famílias.
  • Revisão das regras sanitárias focando a importância da lavagem frequente das mãos como auxilio importante na prevenção de doenças em geral, (não somente a COVID19).
  • Apresentação da Poesia “ Ser flor” ( autor desconhecido) através de declamação.
  • Citar as 4 estações e ressaltar a primavera como a mais bonita das estações do ano por ela trazer renovação à natureza.(apresentação da Música: Primavera).
  • Assistir o vídeo do YouTube “Primavera” para ouvir e cantar a música.

Atividades de registro:

  • 1- Leia a poesia “Ser flor’’ para a criança.

 Ser  flor

 

Ser flor é isto e mais nada!

É ter um pezinho no chão

E um pozinho doirado

Cá dentro do coração

 

È ter pétalas vermelhas

E  sementinhas pretas

Dar de almoço as abelhas

E de lanche às borboletas

   Autor desconhecido.

 

2- Ilustrar a poesia, com árvores, flores e pássaros não se esqueça dos animais citados.

3- Escreva seu nome na folha.

 

Carga horária: 60 minutos.

 

Avaliação:

O (A) aluno (a) será avaliado (a) através de atividades realizadas e postadas no grupo de sua sala.

18/09/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - AULAS DE MÚSICA: PRIMAVERA E PSICOMOTRICIDADE

PROFESSORA MARIINHA

VÍDEO 👇




VÍDEO 2 👇






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil.

Etapa: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.

Professora:  Maria de Oliveira Alves.

Data da atividade: 18/09/2020.

Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons cores e formas (TS).

Temática da aula: Música. (Primavera)

Objetos de conhecimento: Ritmo, declamação da poesia “ Flor” e canto.

Habilidades:

(El03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, de faz de conta, encenações, criações musicais, festa.

(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Competências:

- Insistir na observância das regras sanitárias vigentes focando na lavagem frequentes das mãos como atitude que pode salvar nossas vidas de qualquer doença, (não somente da COVID-19).

- Declamar uma poesia abrindo a temática primavera, estação que renova a natureza.


Recursos didáticos:

Videoaula, violão, celular, vídeos do YouTube, painel decorativo.

Desenvolvimento:

·        Através da videoaula, iniciar  dando boas vindas  aos alunos  e suas respectivas famílias.
·        Revisão das regras sanitárias focando a importância da lavagem frequente das mãos como auxilio importante na prevenção de doenças em geral, (não somente a COVID19).
·        Apresentação da Poesia “ Ser flor” ( autor desconhecido) através de declamação.
·        Citar as 4 estações e ressaltar a  primavera como a mais bonita das estações do ano por ela trazer renovação à natureza.(apresentação da Música: Primavera).

 

·        Assistir o vídeo do YouTube  “Primavera” para ouvir e cantar a música.

 

ü  Atividades de registro:

·        1- Leia a poesia “Ser flor’’ para a criança.


 Ser  flor

Autor desconhecido.


Ser flor é isto e mais nada!

É ter um pezinho no chão

E um pozinho doirado

Cá dentro do coração

 

È ter pétalas vermelhas

E  sementinhas pretas

Dar de almoço as abelhas

E de lanche às borboletas

                                                          

2- Ilustrar a poesia, com árvores, flores e pássaros não se esqueça dos animais citados.

3- Escreva seu nome na folha.

Carga horária: 60 minutos.

Avaliação:

O (A) aluno (a) será avaliado (a) através de atividades realizadas e postadas no grupo de sua sala.

 


==============================

PROFESSORA VANESSA


VÍDEO👇


CLICA AQUI.




VÍDEO 👇

CLIQUE AQUI

 

 Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil

Professora: Vanessa Cristina Carvalho

Data da Atividade: 18/09/2020

Campos de experiências: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG – “Espaços, Tempos, quantidades, Relações e Transformações” ET

Temáticas da Aula: Coordenação motora, equilíbrio e saltos.

Objetos do Conhecimento:  O corpo e movimentos.

Habilidades: E103CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Competências: Desenvolver a coordenação motora, direção, força, agilidade, concentração e equilíbrio.

Recursos Didáticos: Videoaula, fita adesiva, duas caixas, três bolinhas, uma colher, quatro copos e um saco.

Desenvolvimento: Apreciação do vídeo gravado pela professora. Atividades a serem desenvolvidas: 1ª Atividade - “Corrida de saco” – Marca-se com a fita o local de partida e outro de chegada. A criança deverá entrar dentro do saco e ao sinal de um adulto sair saltando segurando-o na altura da cintura até uma distância determinada.

2ª Atividade - “Corrida de saco com obstáculo” –  A criança deverá entrar dentro do saco, pegar a bolinha que está na caixa e colocá-la dentro do saco e sair saltando fazendo zigue-zague contornando os obstáculos até chegar a distância determinada para colocar as bolinhas na outra caixa, repetir o mesmo percurso até levar todas as três bolinhas para dentro da outra caixa.

3ª Atividade - “Corrida da bolinha na colher” – Marca-se com a fita o local de partida e outro de chegada.  A criança deverá segurar com uma das mãos uma colher com uma bolinha em cima, e chegar a distância determinada sem derrubar a bolinha.

Carga Horária: 60 Minutos

Avaliação: A avaliação será continua através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.