PROFESSORA ZANA
Diário
Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 1º período da Educação Infantil
Data da Atividade:14/09 /2020
CAMPO DE EXPERIÊNCIA -
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS), CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG), ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET), O EU, O OUTRO E O NÓS (EO), ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E
IMAGINAÇÃO (EF);
Temática da aula:
Relacionar números e numerais e sequência até
10;
Registro do número e numeral 0,1,2,3 e 4;
Atividade de sopro;
Atividade relacionando cores e formas;
Arte e criação;
Objetos do Conhecimento:
§ Linguagem oral e
escrita;
§ Expressão
sonora (audição de música);
§ Desenvolvimento
de atividade manual seguindo orientação e expressando livremente, através de
desenho e colagem;
Habilidades:
§ (EI03TS02)
Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
§ (EI03TS04MG)
Desenvolver a sensibilidade estética apreciando diferentes produções artísticas
culturais.
§ (EI03ET01)
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
§ (EI03ET04)
Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens
(desenho, registro por números ou escrita espontâneas), em diferentes suportes.
§ (EI03ET07) Relacionar
números às suas respectivas quantidades e identificar o antes e o depois e o
entre em uma sequência.
§ (EI03EO02) Agir
de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas
conquistas e limitações;
§ (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais,
desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
§ (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos às pessoas
e grupos diversos, incluindo o uso das tecnologias digitais
§ (EI02CG01)
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos
e brincadeiras
§ (EI03EF01) Expressar
ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral
e escrita ( escrita espontânea) de fotos, desenhos e outras formas de
expressão;
Competências:
§ Classificar e seriar objetos
seguindo orientações e/ou de forma autônoma;
§ Comparar objetos e figuras, como
formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, etc.
§ Registrar o que observou ou mediu
fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da matemática, da escrita
ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos tecnológicos;
§ Seriar, ordenar e relacionar
objetos, imagens e outros;
§ Realizar a atividade com
imaginação e criatividade;
§ Desenvolver coordenação motora;
§ Contar oralmente relacionando a
contagem com as práticas lúdicas em cantigas, parlendas, brincadeiras e jogos;
§ Registrar quantidades de forma
convencional e não convencional em atividades lúdicas;
§ Identificar e nomear alguns
algarismos relacionando-os às respectivas quantidades.
§ Reconhecer direitos e deveres no
espaço de convívio;
§ Brincar com a imaginação e
criatividade;
§ Registrar espontaneamente através
de textos e desenhos;
§ Desenvolver coordenação motora;
§ Adequar
movimentos a mudanças rítmicas.
§ Desenvolver
coordenação motora;
§ Realizar
os traçados corretos dos numerais 0,1, 2,3 e 4;
§ Realizar
atividades sobre os conceitos matemáticos pequeno/menor e grande/maior.
Recursos Didáticos:
§ Computador, celular ou
tablete para assistir as orientações e vídeos;
§ Internet;
§ Vídeo anexo;
§ Folha em branco ou
caderno de desenho;
§ Palitos de fósforo, de
picolé e de dente, linha, lápis de cor (
tinta ou papel colorido), cola, canudinho (talo de mamão), grãos ( feijão ou
arroz ou milho, etc)
§ Material disponível
para que a criança possa desenhar, criar a partir de uma imagem e orientação
disponível;
Desenvolvimento:
1º -
Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as
atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as
crianças já estão familiarizadas com essa rotina;
2º -
Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem
estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos ou
vídeos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua
professora.
3º -
Orientações sobre os cuidados básicos para evitar a contaminação do Covid-19;
4º -
Recordar as vogais, trabalhando a identificação do traçado da letra, som e
letra inicial das palavras apresentadas no cartaz;
5º -
Trabalhar com a parlenda da galinha do vizinho, revisando a contagem de 1
a dez, usando uma apresentação do
PowerPoint;
6º -
Trabalhar com uma atividade de alinhavo, seguindo a sequência numérica de 0 a
10, orientando como fazer usando rolos de papel higiênico e papelão para
auxiliar o desenvolvimento da sequência numérica, coordenação motora e
reconhecer os numerais;
7º -
Realizar uma atividade com o círculo representando o Sol, recordando cor,
forma, recorte e movimento de sopro com as crianças;
8º -
Fazer um registro das atividades trabalhando Cor, forma, quantidade e registro
dos números de 0 a 4;
Avaliação:
A
avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos
enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim
possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou
habilidades apresentadas.
Carga horária : 4 horas
Professora :
Rosane Maria de Alcântara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI