Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

domingo, 13 de setembro de 2020

14/09/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Linguagem oral e escrita; Expressão sonora (audição de música); Desenvolvimento de atividade manual

PROFESSORA ZANA




Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 1º período da Educação Infantil
Data da Atividade:14/09 /2020
CAMPO DE EXPERIÊNCIA - TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS), CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG), ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET), O EU, O OUTRO E O NÓS (EO), ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO (EF);
Temática da aula: 

                            Relacionar números e numerais e sequência até 10;
                            Registro do número e numeral 0,1,2,3 e 4;
                            Atividade de sopro;
                            Atividade relacionando cores e formas;
                            Arte e criação;

Objetos do Conhecimento:

§   Linguagem oral e escrita;
§   Expressão sonora (audição de música);
§   Desenvolvimento de atividade manual seguindo orientação e expressando livremente, através de desenho e colagem;

Habilidades:
§  (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
§  (EI03TS04MG) Desenvolver a sensibilidade estética apreciando diferentes produções artísticas culturais.
§  (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
§  (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontâneas), em diferentes suportes.
§  (EI03ET07)  Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes e o depois e o entre em uma sequência.
§  (EI03EO02)  Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações;
§  (EI03EO03)  Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
§  (EI03EO04)  Comunicar suas ideias e sentimentos às pessoas e grupos diversos, incluindo o uso das tecnologias digitais
§  (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras
§  (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea) de fotos, desenhos e outras formas de expressão;


Competências:

§  Classificar e seriar objetos seguindo orientações e/ou de forma autônoma;
§  Comparar objetos e figuras, como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, etc.
§  Registrar o que observou ou mediu fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da matemática, da escrita ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos tecnológicos;
§  Seriar, ordenar e relacionar objetos, imagens e outros;
§  Realizar a atividade com imaginação e criatividade;
§  Desenvolver coordenação motora;
§  Contar oralmente relacionando a contagem com as práticas lúdicas em cantigas, parlendas, brincadeiras e jogos;
§  Registrar quantidades de forma convencional e não convencional em atividades lúdicas;
§  Identificar e nomear alguns algarismos relacionando-os às respectivas quantidades.
§  Reconhecer direitos e deveres no espaço de convívio;
§  Brincar com a imaginação e criatividade;
§  Registrar espontaneamente através de textos  e desenhos;
§  Desenvolver coordenação motora;
§  Adequar movimentos a mudanças rítmicas.
§  Desenvolver coordenação motora;
§  Realizar os traçados corretos dos numerais 0,1, 2,3 e 4;
§  Realizar atividades sobre os conceitos matemáticos pequeno/menor e grande/maior.

Recursos Didáticos:

§  Computador, celular ou tablete para assistir as orientações e vídeos;
§  Internet;
§  Vídeo anexo;
§  Folha em branco ou caderno de desenho;
§  Palitos de fósforo, de picolé e de dente,  linha, lápis de cor ( tinta ou papel colorido), cola, canudinho (talo de mamão), grãos ( feijão ou arroz ou milho, etc)
§  Material disponível para que a criança possa desenhar, criar a partir de uma imagem e orientação disponível;

Desenvolvimento:

1º - Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as crianças já estão familiarizadas com essa rotina;

2º - Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos ou vídeos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua professora.

3º - Orientações sobre os cuidados básicos para evitar a contaminação do Covid-19;

4º - Recordar as vogais, trabalhando a identificação do traçado da letra, som e letra inicial das palavras apresentadas no cartaz;

5º - Trabalhar com a parlenda da galinha do vizinho, revisando a contagem de 1 a  dez, usando uma apresentação do PowerPoint;

6º - Trabalhar com uma atividade de alinhavo, seguindo a sequência numérica de 0 a 10, orientando como fazer usando rolos de papel higiênico e papelão para auxiliar o desenvolvimento da sequência numérica, coordenação motora e reconhecer os numerais;

7º - Realizar uma atividade com o círculo representando o Sol, recordando cor, forma, recorte e movimento de sopro com as crianças;

8º - Fazer um registro das atividades trabalhando Cor, forma, quantidade e registro dos números de 0 a 4;

Avaliação:

A avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou habilidades apresentadas.

Carga horária : 4 horas

Professora : Rosane Maria de Alcântara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI