Diário de Registro de Atividades Escolares
Remotas
Etapa: 4º e 5º
anos do Ensino Fundamental.
Professora: Eliana
dos Santos.
Data da atividade:
17/09/2020 (quinta feira).
Componente curricular: Língua
Portuguesa.
Temática da aula: Ensino
Religioso (Literatura).
Objeto de Conhecimento:
ü Estimular
e desenvolver o prazer pela leitura,
ü Desenvolver
a criatividade e a imaginação,
ü Desenvolver
a leitura a fim de que a criança compreenda a mensagem do texto
ü Reconhecer, identificar
e respeitar os sentimentos, valores e saberes de cada um.
ü Reconhecer
e respeitar a diversidade de formas de vida.
ü Identificar,
reconhecer e acolher as semelhanças e ou diferenças entre eu e o próximo.
Habilidades:
(EF15LP01) Identificar
a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais
participa cotidianamente (casa, comunidade, escola) e nas mídias impressa, de
massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, quem produziu e a quem
se destina.
(EF35LP03) Identificar a idéia
central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF04LP01)
Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares
diretas e contextuais.
(EF15LP06) Reler
e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos,
reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP15) Reconhecer
que os textos literários fazem parte do mundo imaginário e apresentem uma
dimensão lúdica de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural,
como patrimônio artístico da humanidade.
(EF04ER01)
Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e
comunitário.
(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos
relacionados a modos de ser e viver
(EF05ER06)
Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da
tradição oral.
Competências:
ü Conhecer
e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em
diferentes funções,
ü Reconhecer
diferentes formas de acesso à informação e ao conhecimento, em linguagem
escrita, (biblioteca, bancas de revista, livrarias, internet, etc.) e saber,
utilizá-las.
ü Desenvolver
capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes,
contextos sociais.
ü Leitura
silenciosa de textos, como os que exigem tomadas de atitude, para realizar
tarefas.
ü Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza,
enquanto expressão de valor da vida.
ü Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas
de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a
assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura
da paz
Recursos didáticos:
ü Celular ou notebook,
ü Livro
em PDF ( A Primavera da Lagarta) encaminhado no grupo de WhatsApp da sala,
Desenvolvimento:
ü Apreciação
da videoaula gravada pela professora.
ü Leitura
do livro em PDF ( A Primavera da Lagarta).
ü Desenvolver
as atividades propostas no caderno.
Carga horária: 50 minutos.
Avaliação:
Contínua, através da correção das
atividades enviadas no grupo, com a devolutiva somente com incentivos, com
anotações no caderno de plano e enviando no particular de cada aluno(a), o que
é necessário ser corrigido.
==========================
Aluno (a): ______________________________________________________
Ano : _________
Professora: Eliana dos Santos.
Data: 17/09/2020.
ATIVIDADE DO LIVRO: “ A PRIMAVERA DA LAGARTA”
1)- a)- Qual o título do
livro?_______________________________________________________
b)- Quem é a autora do
livro?_____________________________________________________
2)- Quem convocou uma reunião
na clareira debaixo da bananeira?
__________________________________________________________________________
3)-Por que a formiga convocou essa reunião?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
4)- Quais os animais que
participaram dessa reunião ?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
5)- O que os animais questionavam e ou reclamavam
nessa reunião?
__________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
6)- Que animal que sempre mudava de opinião?
Explique por que ele sempre mudava de opinião.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
7)- Enquanto os animais
estavam discutindo o que aconteceu com a lagarta?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
8) Você concorda com a atitude
dos animais? Por que?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9)- Faça uma ilustração com bastante capricho desta história e colorir bem bonito:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI