Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

17/09/2020 - 4º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA: PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA

 PRODUÇÃO DE TEXTOS

PROFESSORA ZILAMAR

VÍDEO 👇




VÍDEO👇






=================================

PROFESSORA ELIANA SANTOS

Vídeo 👇


















Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

 

Etapa: 4º  e  5º anos  do Ensino Fundamental.

Professora: Eliana dos Santos.

Data da atividade: 17/09/2020 (quinta feira).

Componente curricular: Língua Portuguesa.

Temática da aula: Ensino Religioso (Literatura).

Objeto de Conhecimento:

ü  Estimular e desenvolver o prazer pela leitura,

ü  Desenvolver a criatividade e a imaginação,

ü  Desenvolver a leitura a fim de que a criança compreenda a mensagem do texto

ü  Reconhecer, identificar e respeitar os sentimentos, valores e saberes de cada um.

ü  Reconhecer e respeitar a diversidade de formas de vida.

ü  Identificar, reconhecer e acolher as semelhanças e ou diferenças entre eu e o próximo.

 

 

Habilidades: 

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (casa, comunidade, escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, quem produziu e a quem se destina.

(EF35LP03)  Identificar a idéia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo imaginário e apresentem uma dimensão lúdica de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF04ER01) Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário.

(EF05ER07)  Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver

(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.

 

Competências:

ü  Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes funções,

ü  Reconhecer diferentes formas de acesso à informação e ao conhecimento, em linguagem escrita, (biblioteca, bancas de revista, livrarias, internet, etc.) e saber, utilizá-las.

ü  Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.

ü  Leitura silenciosa de textos, como os que exigem tomadas de atitude, para realizar tarefas.

ü  Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.

ü  Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura da paz

Recursos didáticos:

ü  Celular  ou notebook,

ü  Livro em  PDF ( A Primavera da Lagarta)   encaminhado no grupo de WhatsApp da sala,

Desenvolvimento: 

ü  Apreciação da videoaula  gravada pela professora.

ü  Leitura do livro em PDF ( A Primavera da Lagarta).

ü  Desenvolver as atividades propostas no caderno.

Carga horária: 50 minutos.

Avaliação:

Contínua, através da correção das atividades enviadas no grupo, com a devolutiva somente com incentivos, com anotações no caderno de plano e enviando no particular de cada aluno(a), o que é necessário ser corrigido.

 

  ========================== 

 

Aluno (a): ______________________________________________________  

Ano : _________ 

Professora:  Eliana dos Santos.                                           

Data: 17/09/2020.

ATIVIDADE  DO LIVRO: “ A PRIMAVERA DA LAGARTA”

1)- a)- Qual o título do livro?_______________________________________________________

b)-  Quem é a autora do livro?_____________________________________________________

2)- Quem convocou uma reunião na clareira debaixo da bananeira?

__________________________________________________________________________

 3)-Por que a formiga convocou essa reunião?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

4)- Quais os animais que participaram dessa reunião ?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

5)-  O que os animais questionavam e ou reclamavam nessa reunião?

__________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

6)-  Que animal que sempre mudava de opinião? Explique por que ele sempre mudava de opinião.

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

7)- Enquanto os animais estavam discutindo o que aconteceu com a lagarta?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

8) Você concorda com a atitude dos animais? Por que?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________


9)- Faça uma ilustração com bastante capricho desta história e colorir bem bonito:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI