Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da
Educ. Infantil
Etapa: 2° período da Educação Infantil
Professora: Maria de Lourdes Garcia
Data da atividade: 17/09/2020
Campos de experiência: O Eu o outro e o nós (EO);Escuta, fala, pensamento, imaginação (EF); Traços, sons, cores e formas (TS); Espaço, tempo, relações, quantidade e transformação (ET).
Temática da aula: Letra P.
Objeto de conhecimento: Trabalhar a poesia ‘’O PATO’’ (Vinícius de Moraes ), explorando a letra P.
Habilidades:
(EI03EO01)
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes
sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EF07)
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos
recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ ou de leitura.
(EI03EF01)
Expressar- se livremente por meio de desenho sobre suas vivências por meio da
linguagem oral e escrita (escrita espontânea) de fatos, desenhos e outras
formas de expressão.
(EI03EF02)
Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, alterações e
ritmos.
(EI03TS02)
Expressar- se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura,
criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET07)
Relacionar números e as suas respectivas quantidades.
Competências:
- ·
Relacionar o universo poético com as
possibilidades de palavras, vocabulário e texto.
- ·
Desenvolver habilidades como oralidade, leitura
e escrita.
- · Aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que a estruturam, como os efeitos sonoros, ritmo e rimas.
Recursos didáticos:
Videoaula, imagens iniciadas com a letra p, lápis grafite, lápis de cor, tesoura, cola, música (som), alfabeto e números.
Desenvolvimento:
- ·
Leitura do alfabeto e números;
- ·
Por meio da narrativa, dar informações
simplificadas sobre o que é ‘’Poesia’’, e a biografia do autor que a escreveu.
- ·
Leitura do texto, explorando palavras, rimas e as
iniciadas com a letra P.
- ·
Explorar a poesia também através da música.
- Nortear as seguintes
atividades:
·
Com ajuda de um adulto, escreva: SACRAMENTO, 17
DE SETEMBRO 2020.
·
Enfeitar a letra P.
P A T O = 4
·
Recortar círculos de tamanhos diferentes para fazer
a dobradura do pato;
·
Escrever a palavra PATO, circular a primeira
letra e contar as letras;
·
Escrever as letras do alfabeto: A até a letra P
e fazer os vizinhos das letras __E__, __L__, __O__;
· Escrever o seu nome.
Carga horária: 4horas
Avaliação
O
(A) aluno (a) será avaliado (a) de acordo com a realização das atividades
propostas, postadas no grupo de WhastApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI