Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

17/09/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Temática da aula: Letra P. / Objeto de conhecimento: Trabalhar a poesia ‘’O PATO’’ (Vinícius de Moraes ), explorando a letra P.


PROFESSORA LURDINHA

vídeo 👇



Diário  de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educ. Infantil


Etapa: 2° período da Educação Infantil

Professora: Maria de Lourdes Garcia

Data  da atividade: 17/09/2020

Campos de experiência: O Eu o outro e o nós (EO);Escuta, fala, pensamento, imaginação (EF); Traços, sons, cores e formas (TS); Espaço, tempo, relações, quantidade e transformação (ET).

Temática da aula: Letra P.

Objeto de conhecimento: Trabalhar a poesia ‘’O PATO’’ (Vinícius de Moraes ), explorando a letra P.

Habilidades:

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ ou de leitura.

(EI03EF01) Expressar- se livremente por meio de desenho sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea) de fatos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, alterações e ritmos.

(EI03TS02) Expressar- se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03ET07) Relacionar números e as suas respectivas quantidades.

 

Competências:

  • ·        Relacionar o universo poético com as possibilidades de palavras, vocabulário e texto.
  • ·        Desenvolver habilidades como oralidade, leitura e escrita.
  • ·        Aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que a estruturam, como os efeitos sonoros, ritmo e rimas.

Recursos didáticos:

 Videoaula, imagens iniciadas com a letra p, lápis grafite, lápis de cor, tesoura, cola, música (som), alfabeto e números.

Desenvolvimento:

  • ·        Leitura do alfabeto e números;
  • ·        Por meio da narrativa, dar informações simplificadas sobre o que é ‘’Poesia’’, e a biografia  do autor que a escreveu.
  • ·        Leitura do texto, explorando palavras, rimas e as iniciadas com a letra P.
  • ·        Explorar a poesia também através da música.


- Nortear as seguintes atividades:

·        Com ajuda de um adulto, escreva: SACRAMENTO, 17 DE SETEMBRO 2020.

·        Enfeitar a letra P.

 

P  A  T   O = 4

·        Recortar círculos de tamanhos diferentes para fazer a dobradura do pato;

·        Escrever a palavra PATO, circular a primeira letra e contar as letras;

·        Escrever as letras do alfabeto: A até a letra P e fazer os vizinhos das letras __E__, __L__, __O__;

·        Escrever o seu nome.

Carga horária: 4horas

Avaliação

 O (A) aluno (a) será avaliado (a) de acordo com a realização das atividades propostas, postadas no grupo de WhastApp.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI