Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

28/08/2020 - 5º ANO - MATEMÁTICA / MÚSICA

PROFESSORA SIMONE









PROFESSOR WALTNHO




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 28 / 08 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidade: (EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras.
Competência: Ouvir, apreciar e cantar.
Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.
Desenvolvimento:
·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
·       Conhecer sobre as músicas folclóricas;
·       Ouvir e apreciar as músicas folclóricas: Peixe Vivo, Oh! Minas Gerais;
·       Dialogar com a família e cantar uma música folclórica.
Carga Horária: 50 minutos.   
Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                  
Professor: Walter Rios Júnior

28/08/2020 - 4º ANO - MATEMÁTICA E MÚSICA



PROFESSORA DELACIR 











PROFESSOR WALTINHO 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 28 / 08 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidade: (EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras.
Competência: Ouvir, apreciar e cantar.
Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.
Desenvolvimento:
·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
·       Conhecer sobre as músicas folclóricas;
·       Ouvir e apreciar as músicas folclóricas: Peixe Vivo, Oh! Minas Gerais;
·       Dialogar com a família e cantar uma música folclórica.
Carga Horária: 50 minutos.   
Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                  
Professor: Walter Rios Júnior

28/08/2020 - 3º ANO - MÚSICA E MATEMÁTICA

PROFESSORA JULIA






---------------------------------

PROFESSOR WALTINHO



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 28 / 08 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidade: (EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras.
Competência: Ouvir, apreciar e cantar.
Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.
Desenvolvimento:
·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
·       Conhecer sobre as músicas folclóricas;
·       Ouvir e apreciar as músicas folclóricas: Peixe Vivo, Oh! Minas Gerais;
·       Dialogar com a família e cantar uma música folclórica.
Carga Horária: 50 minutos.   
Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                  
Professor: Walter Rios Júnior

28/08/2020 - 2º ANO - MÚSICA E MATEMÁTICA


PROFESSORA IRANILDA 








PROFESSOR WALTINHO



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 28 / 08 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidade: (EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras.
Competência: Ouvir, apreciar e cantar.
Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.
Desenvolvimento:
·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
·       Conhecer sobre as músicas folclóricas;
·       Ouvir e apreciar as músicas folclóricas: Peixe Vivo, Oh! Minas Gerais;
·       Dialogar com a família e cantar uma música folclórica.
Carga Horária: 50 minutos.   
Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                  
Professor: Walter Rios Júnior

28/08/2020 - 1º ano - MATEMÁTICA E MÚSICA

PROFESSORA SALETE









-----------------------------------

PROF. WALTINHO 



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 28 / 08 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objeto do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.
Habilidade: (EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica, cantigas de roda, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR13P2) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música folclórica tradicional, etc.), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.
(EF15AR08P4) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal, levando em consideração as manifestações da cultura mineira e a cultura de outras regiões brasileiras.
Competência: Ouvir, apreciar e cantar.
Recurso Didático: Gravação vídeo – aula, violão, Youtube, voz.
Desenvolvimento:
·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
·       Conhecer sobre as músicas folclóricas;
·       Ouvir e apreciar as músicas folclóricas: Peixe Vivo, Oh! Minas Gerais;
·       Dialogar com a família e cantar uma música folclórica.
Carga Horária: 50 minutos.   
Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.                                  
Professor: Walter Rios Júnior

28/08/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Campo de Experiência: CG – Corpo gestos e movimentos/ Contação de história.

PROFESSORA AUDICE





--------------------------------------------

Professor: Renan


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: Educação Infantil: 1º e 2º Período

Data da Atividade: 28/08/2020

Campo de Experiência:  CG – Corpo gestos e movimentos

Temática da Aula: Coordenação motora

Objeto do Conhecimento: Equilíbrio estático e dinâmico

Habilidades:(EI03CG02)Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
                                                                                        
Competência: Estimular e desenvolver o equilíbrio, lateralidade, esquema corporal,  coordenação motora óculo manual e pedal

Recurso Didático: Giz ou fita crepe, bolinhas (de papel ou borracha), garrafa pet, balde  e corda

Desenvolvimento: Seis atividades serão desenvolvidas

Equilíbrio Estático:

Atividade 1-A criança permanecerá parada (estática) e vai levantar uma das pernas e vai pegar a bolinha de papel com a mão referente a perna que está levantada sem colocar o pé no chão e arremessar a bolinha no balde, depois faça tudo novamente com o outro lado do corpo.

Atividade 2- A criança permanecerá parada (estática) e vai levantar uma das pernas e vai derrubar a bolinha com o pé da perna que está levantada, depois faça tudo novamente com o outro lado do corpo.

Equilíbrio Dinâmico:

Desenhar uma linha reta no chão de aproximadamente 4 metros

Atividade 3- A criança vai andar de frente, pisando totalmente na linha com ambos os pés, um de cada vez, colocando um a frente do outro até o final da linha

Atividade 4- A criança vai andar lateralmente, abrindo e fechando as pernas, com um pé de cada vez até o final da linha. Quando chegar ao final da linha, retorna sem sair da linha em sentido contrário até o início.

Atividade 5- A criança vai andar de costas, tentando pisar totalmente na linha com ambos os pés, um de cada vez, colocando um a frente do outro até o final da linha

Atividade 6- Com a ajuda de um adulto, a criança será vendada, e vai andar sobre a corda segurando a mão do adulto até o final e voltar até o início.

Carga Horária: 50 minutos

Avaliação: Participação na atividade e compartilhamento do vídeo

Professor: Renan Rodrigues Bragato




28/08/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Campo de Experiência: CG – Corpo gestos e movimentos/ Contação de história.

PROFª. ROSEMEIRE



DIÁRIO REMOTO DE REGISTRO DE ATIVIDADES ESCOLARES

ETAPA : 1º período da Educação Infantil.
DATA:28/08/2020
PROFESSORA: ROSEMEIRE SOARES RAMOS
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação ( EF ); Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações (ET); Traços, sons, cores e formas (TS); O Eu o Outro e o Nós “( EO)”.
Temática da aula: Contação de história.
Objeto do ConhecimentoTRABALHAR AS REGRAS DE COMPORTAMENTO, OBEDIÊNCIA AOS PAIS OU AS PESSOAS QUE CUIDAM DELAS.ENVOLVER AS CRIANÇAS DE FORMA LÚDICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA.

Habilidades:
·       (EIO3EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, alterações e ritmos.
·       (EIO3ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
·       (EIO3TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
·       (EIO3E006) Manifestar-se interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.
Competências:
·       Estimular o desenvolvimento da linguagem, discriminação auditiva e percepção visual.
·       Despertar o desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico do educando.
·       Promover  momentos de prazer ao ouvir histórias

Recursos  didáticos:
 Computador, notebook ou celular para assistir a aula, máscara.



DESENVOLVIMENTO

 ESCOLHER UM HORÁRIO SEM BARULHOS, OU RUÍDOS COM ILUMINAÇÃO PARA CRIAR UM AMBIENTE ONDE SE POSSA CONTAR MONTAR PAINÉIS, COM ILUSTRAÇÃO DE FATOS OCORRIDOS NA HISTÓRIA PARA MELHOR ENTENDIMENTO DE QUEM OUVE E NARRA.


AVALIAÇÃO: ATRAVÉS DOS VÍDEOS DEVOLVIDOS PELAS CRIANÇAS.

=====================

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. RENAM



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: Educação Infantil: 1º e 2º Período

Data da Atividade: 28/08/2020

Campo de Experiência:  CG – Corpo gestos e movimentos

Temática da Aula: Coordenação motora

Objeto do Conhecimento: Equilíbrio estático e dinâmico

Habilidades:(EI03CG02)Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
                                                                                        
Competência: Estimular e desenvolver o equilíbrio, lateralidade, esquema corporal,  coordenação motora óculo manual e pedal

Recurso Didático: Giz ou fita crepe, bolinhas (de papel ou borracha), garrafa pet, balde  e corda

Desenvolvimento: Seis atividades serão desenvolvidas

Equilíbrio Estático:

Atividade 1-A criança permanecerá parada (estática) e vai levantar uma das pernas e vai pegar a bolinha de papel com a mão referente a perna que está levantada sem colocar o pé no chão e arremessar a bolinha no balde, depois faça tudo novamente com o outro lado do corpo.

Atividade 2- A criança permanecerá parada (estática) e vai levantar uma das pernas e vai derrubar a bolinha com o pé da perna que está levantada, depois faça tudo novamente com o outro lado do corpo.

Equilíbrio Dinâmico:

Desenhar uma linha reta no chão de aproximadamente 4 metros

Atividade 3- A criança vai andar de frente, pisando totalmente na linha com ambos os pés, um de cada vez, colocando um a frente do outro até o final da linha

Atividade 4- A criança vai andar lateralmente, abrindo e fechando as pernas, com um pé de cada vez até o final da linha. Quando chegar ao final da linha, retorna sem sair da linha em sentido contrário até o início.

Atividade 5- A criança vai andar de costas, tentando pisar totalmente na linha com ambos os pés, um de cada vez, colocando um a frente do outro até o final da linha

Atividade 6- Com a ajuda de um adulto, a criança será vendada, e vai andar sobre a corda segurando a mão do adulto até o final e voltar até o início.

Carga Horária: 50 minutos

Avaliação: Participação na atividade e compartilhamento do vídeo

Professor: Renan Rodrigues Bragato