Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

27/08/2020 - 1º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA


PROFESSORA ALESSANDRA





-----------------------------------------

Professora Tânia




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas 



Etapa: 1º ano do Ensino Fundamental.

Professora: Tania Regina Lucas Leão Maia.

Data da atividade: 27/08/2020.

Componente Curricular: Língua Portuguesa.

Temática da aula: Literatura; conhecendo a natureza e o meio ambiente.

· Objeto do conhecimento: Linguagem oral e escrita.

Habilidades:

(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida. 

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses. 

(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. 

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. 

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais 

(EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros 

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. 

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. 
Competências:
· Levantar hipóteses sobre a história.
· Ampliar o repertório cultural do aluno, trabalhar a interdisciplinaridade
· Resgatar valores domésticos, cooperação e ajuda.
· Valorizar a preservação do meio ambiente.
· Ampliar o conhecimento sobre os recursos naturais.

Recursos didáticos:


Celular, computador, pesquisa do YouTube, folha sulfite, lápis de cor, história contada pela professora em apresentação de slides, atividade a escolher. Será oferecida algumas opções de atividade para a escolha do aluno.

Desenvolvimento:


1º Momento: Boas vindas.

· Apresentar a capa do livro e levantar hipóteses sobre a história.
· Contar a história em apresentação de slides contada pela professora com as imagens do próprio livro.
· Os Pingos e a Chuva Autora: Mary França Ilustrações: Eliardo França

2º Momento: Explicação da atividade:

Na atividade de hoje os alunos (as) deverão escolher entre as atividades abaixo o que pretendem fazer e mandar fotos para a professora.

· Use seus conhecimentos e sua imaginação e desenhe o que cada um levou.
· Reconte a história oralmente.
· Confeccione os pingos com os materiais que você tem em casa
· Crie um oitavo Pingo. Lembre-se de lhe atribuir um nome.
· Crie outro título para o livro, faça uma capa bem criativa. Lembre-se você será o autor.

Carga horária: 50 minutos

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através da participação online e através da execução das atividades postados no privado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI