Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

04/09/2020 - 5º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA


AULA DE MATEMÁTICA














============================

PROFESSOR WALTINHO


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I

Data da Atividade: 04 / 09 / 2020

Componente Curricular: ARTE

Temática da Aula: MÚSICA

Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar e conhecer.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

  • ·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
  • ·       Ouvir a história do 7 de Setembro e sobre o desfile cívico.
  • ·       Gravar um vídeo cantando ou marchando a música Eu te amo meu Brasil ou tirar uma foto com adereços verde e amarelo caracterizando o Patriotismo pela nossa Pátria amada Brasil.


Carga Horária: 50 minutos.

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.     
                            
Professor(a) : Walter Rios Júnior


04/09/2020 - 4º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E MÚSICA

 PROFESSORA DELACIR
















=======================




PROFESSOR WALTINHO





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

ETAPA:  5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 04 / 09 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.
(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.
(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar e conhecer.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:

·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
·       Ouvir a história do 7 de Setembro e sobre o desfile cívico.
·       Gravar um vídeo cantando ou marchando a música Eu te amo meu Brasil ou tirar uma foto com adereços verde e amarelo caracterizando o Patriotismo pela nossa Pátria amada Brasil.

Carga Horária: 50 minutos. 

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.
                                
  Professor(a) : Walter Rios Júnior


04/09/2020 - 3º ANO - AULAS DE MÚSICA E MATEMÁTICA

PROFESSOR WALTINHO


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 04 / 09 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar e conhecer.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:
  • ·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
  • ·       Ouvir a história do 7 de Setembro e sobre o desfile cívico.
  • ·     Gravar um vídeo cantando ou marchando a música Eu te amo meu Brasil ou tirar uma foto com adereços verde e amarelo caracterizando o Patriotismo pela nossa Pátria amada Brasil.


Carga Horária: 50 minutos. 

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.     
                            
Professor(a) : Walter Rios Júnior


===========================


PROFESSORA JULIA







04/09/2020 - 2º ANO - AULAS DE MÚSICA / MATEMÁTICA


PROFESSORA IRANILDA











PROFESSOR WALTINHO 




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 04 / 09 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar e conhecer.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:
  • ·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
  • ·       Ouvir a história do 7 de Setembro e sobre o desfile cívico.
  • ·     Gravar um vídeo cantando ou marchando a música Eu te amo meu Brasil ou tirar uma foto com adereços verde e amarelo caracterizando o Patriotismo pela nossa Pátria amada Brasil.


Carga Horária: 50 minutos. 

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.     
                            
Professor(a) : Walter Rios Júnior

04/09/2020 - 1º ANO - AULAS DE MATEMÁTICA E ARTE: MÚSICA - INDEPENDÊNCIA 07 DE SETEMBRO


PROF. WALTINHO



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º ao 5º ano Ensino Fundamental I
Data da Atividade: 04 / 09 / 2020
Componente Curricular: ARTE
Temática da Aula: MÚSICA
Objetos do Conhecimento: Contextos e Práticas / Processo de Criação  / Matrizes Estéticas e Culturais.

Habilidades:

(EF15AR13P1) Identificar e apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical (música tradicional, etc), reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano escolar e familiar.

(EF15AR231) Reconhecer e experimentar as relações processuais em diversas linguagens artísticas.

(EF15AR13P3) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano da cultura popular e local.

Competências: Ouvir, apreciar, cantar e conhecer.

Recursos Didático: Gravação vídeo – aula, violão, mídia social, voz.

Desenvolvimento:
  • ·       Apreciação de vídeo no youtube gravado pelo professor;
  • ·       Ouvir a história do 7 de Setembro e sobre o desfile cívico.
  • ·     Gravar um vídeo cantando ou marchando a música Eu te amo meu Brasil ou tirar uma foto com adereços verde e amarelo caracterizando o Patriotismo pela nossa Pátria amada Brasil.


Carga Horária: 50 minutos. 

Avaliação: Será avaliado a atividade realizada pelo aluno e postada no grupo da sala.     
                            
Professor(a) : Walter Rios Júnior




Professora: Salete 














04/09/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL -


Profesora Mariinha



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
Professor (a): Maria de Oliveira Alves.
Data da atividade: 04|09|2020.
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons cores e formas (TS).
Temática da aula: Música.(Hino da Independência do Brasil).
Objetos de conhecimento: Ritmo.
Habilidades:
 (El03TS01 ) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, de faz de conta, encenações, criações musicais, festa
(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons
Competências:
Reforçar algumas das regras básicas sanitárias mais importantes no combate a COVID-19 e consequentemente na preservação de nossa saúde.
Introduzir a palavra “Pátria”, através de questionamentos simples, favorecendo aos alunos uma idéia na compreensão do conceito, por ocasião da Semana da Pátria.
Recursos didáticos:
Vídeoaula,  violão, celular, vídeos do YouTube, painel de fundo.
Desenvolvimento:
·       Iniciar de maneira festiva a acolhida aos  alunos e seus familiares.
·       Insistir na observância das principais regras sanitárias básicas para a prevenção da saúde de todos.
·       Valorização do trabalho escolar, destacando a importância da parceria escola| família que está refletindo diretamente na nova forma de aprendizagem dos alunos
·       Apresentação do mês de setembro que abre para nós, outros dois grandes e importantes temas: Dia da Independência do Brasil e início da primavera.
·       Apresentação do Hino da Independência do Brasil.
·       Assistir o vídeo do YouTube “ Independência do Brasil” para fazer audição em casa do hino.
·       Encerrar a aula, chamando a atenção dos alunos para a postura de amor e respeito que devemos ter em relação a este tipo de música, seja ela o Hino Nacional, Hino da Bandeira, Hino do Soldado, Hino Oficial de Sacramento ou da Independência. A todos devemos demonstrar amor e respeito durante a execução, eles contam e simbolizam nossa história.
·       Atividades de registro:
  • Ler a letra da primeira estrofe e do refrão do Hino Independência do Brasil para seu (ua) filho (a) conhecer.


HINO DA INDEPENDÊNCIA  DO BRASIL
Já podeis, da Pátria filhos
Ver contente a mãe gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil

REFRÃO
Brava gente brasileira!
Longe vá, temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

ü Ilustre a frase “ Brava Gente Brasileira” recortando gravuras de pessoas que representem o povo brasileiro considerando que nossa Pátria é formada por gente de todas as raças. Cole na folha (não tendo gravuras poderá  desenhar).

ü Escrever o  seu nome na folha.

Carga horária: 60 minutos.

Avaliação:
O (A) aluno (a) será avaliado (a) através de atividades realizadas e postadas no grupo de sua sala.


===================


PROFESSORA NILZA










Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
PSICOMOTRICIDADE

Data: 04/09/2020              Etapa: 2º período         Professora: Nilza
Campo da Experiência: Corpo, gestos e movimentos.
Temática da Aula: Movimento corporal.
Objeto do Conhecimento: O corpo

Habilidades:

 (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e danças, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades, 
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência;
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competências: Estimular e desenvolver o equilíbrio, esquema corporal e coordenação motora ampla.

Recursos Didáticos: videoaula e vídeos do Youtube.
                    
Desenvolvimento:
1º - ASSISTIR OS VÍDEOS POSTADOS:

Vídeo 1: Vídeo explicativo da professora
Vídeo 2: https://youtu.be/IVqfowylySA
Vídeo 3: https://youtu.be/vHP_JMrOvjo
Vídeo 4: https://youtu.be/5RfWgMJ6dcw

2º - Convidar alguém da família ou toda família para se movimentarem e curtir juntinhos;

3º - Realizar os movimentos de Yoga imitando os animais;

4º - Grave um vídeo ou faça fotos de suas estátuas, capriche!

5º - Poste o seu vídeo ou suas fotos lá no grupo de sua sala para que todos possam ver e curtir.        

Carga Horária: 50 minutos

Avaliação: Apreciação dos vídeos, através de fotos ou documentos impresso observando a participação e desenvolvimento do aluno.

PROFESSORA: NILZA APARECIDA DA SILVA