Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

terça-feira, 1 de setembro de 2020

02/09/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Objeto do Conhecimento: LITERATURA / LIVRO: A cesta de Dona Maricota

PROFESSORA LUANA


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º Período da Educação Infantil

Data da Atividade: 02/09/2020

Componente Curricular: “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO” (EF)”,“ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES” (ET)

Temática da Aula: Frutas, verduras e legumes

Objeto do Conhecimento: LITERATURA 

 LIVRO: A cesta de Dona Maricota

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos por meio da escrita espontânea.
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontâneas), em diferentes suportes.
 (EI03ET09) Desenvolver noções espaço – temporais.

Competências:

  • ·        Expressar desejos, necessidades, preferências, ideias, opiniões e sentimentos, articulando corretamente as palavras.
  • ·        Representar histórias, utilizando fantoches, fantasias, máscaras, etc.).
  • ·        Brincar com a imaginação e a criatividade.
  • ·        Registrar espontaneamente através de textos e desenhos.
  • ·        Diferenciar letra, de desenho, números e outros símbolos.
  • ·        Conhecer diferentes autores da literatura infantil
  • ·        Ampliar seu repertório cultural literário, despertando o gosto e o interesse pela leitura.
  • ·        Escrever seu nome
  • ·        Reconhecer a letra inicial do seu nome,
  • ·        Registrar o que observou ou mediu fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da matemática, da escrita ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos tecnológicos.
  • ·        Desenvolver noções de sequência numérica verbalmente, contando, desenhando entre outros.
  • ·        Registrar quantidades de forma convencional e não convencional em atividades lúdicas.
  • ·        Ter noção do seu corpo em relação ao espaço, em diferentes contextos.
  • ·        Reconhecer, verbalizar a posição de pessoas e objetos, em relação a noções espaciais, como: em frente, atrás, ao lado, dentro, fora, em cima, embaixo, para frente, para trás, para cima, para baixo, perto, longe etc.




Recursos  Didáticos:

·        Computador ou celular para assistir a aula;
·        Materiais diversos para realizar a arte da própria escolha ( tintas, pincéis, lápis de cor, canetinhas, papéis, etc)

Desenvolvimento: 

·        Assistir ao vídeo disponível da professora.
·        Assistir a história: A cesta de Dona Maricota
·        Relembrar os números
·        Relembrar as vogais, fazendo correspondência com a letra inicial de alimentos.
·        Desenhar a cesta de Dona Maricota escolhendo três frutas, legumes ou verduras, fazendo a correspondência com o numeral .
·        Escrever o nome e colorir a letra inicial.

Avaliação:

Será realizada através de fotos e vídeos enviados pelos pais, através do alcance dos objetivos propostos.

Professora Luanna C. Montanher B. Ribeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI