PROFESSORA LUANA
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Data da Atividade: 02/09/2020
Componente
Curricular: “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO” (EF)”,“ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES” (ET)
Temática da Aula: Frutas, verduras e legumes
Objeto do Conhecimento: LITERATURA
LIVRO: A cesta de Dona Maricota
(EI03EF01) Expressar
ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral
e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de
expressão.
(EI03EF04) Recontar
histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações,
definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF06) Produzir suas
próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com
função social significativa.
(EI03EF07) Levantar
hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos,
recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou leitura.
(EI03EF08) Selecionar
livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua
própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a
recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
(EI03EF09) Levantar
hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e
textos por meio da escrita espontânea.
(EI03ET04)
Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens
(desenho, registro por números ou escrita espontâneas), em diferentes suportes.
(EI03ET09) Desenvolver noções espaço –
temporais.
Competências:
- · Expressar desejos, necessidades, preferências, ideias, opiniões e sentimentos, articulando corretamente as palavras.
- ·
Representar
histórias, utilizando fantoches, fantasias, máscaras, etc.).
- ·
Brincar
com a imaginação e a criatividade.
- ·
Registrar
espontaneamente através de textos e desenhos.
- ·
Diferenciar
letra, de desenho, números e outros símbolos.
- ·
Conhecer
diferentes autores da literatura infantil
- ·
Ampliar
seu repertório cultural literário, despertando o gosto e o interesse pela
leitura.
- ·
Escrever
seu nome
- ·
Reconhecer
a letra inicial do seu nome,
- ·
Registrar
o que observou ou mediu fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da
matemática, da escrita ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos
tecnológicos.
- ·
Desenvolver
noções de sequência numérica verbalmente, contando, desenhando entre outros.
- ·
Registrar
quantidades de forma convencional e não convencional em atividades lúdicas.
- ·
Ter
noção do seu corpo em relação ao espaço, em diferentes contextos.
- ·
Reconhecer,
verbalizar a posição de pessoas e objetos, em relação a noções espaciais, como:
em frente, atrás, ao lado, dentro, fora, em cima, embaixo, para frente, para
trás, para cima, para baixo, perto, longe etc.
Recursos Didáticos:
·
Computador
ou celular para assistir a aula;
·
Materiais
diversos para realizar a arte da própria escolha ( tintas, pincéis, lápis de
cor, canetinhas, papéis, etc)
Desenvolvimento:
·
Assistir
ao vídeo disponível da professora.
·
Assistir
a história: A cesta de Dona Maricota
·
Relembrar
os números
·
Relembrar
as vogais, fazendo correspondência com a letra inicial de alimentos.
·
Desenhar
a cesta de Dona Maricota escolhendo três frutas, legumes ou verduras, fazendo a
correspondência com o numeral .
·
Escrever
o nome e colorir a letra inicial.
Avaliação:
Será realizada através de fotos e vídeos enviados
pelos pais, através do alcance dos objetivos propostos.
Professora
Luanna C. Montanher B. Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI