Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

04/09/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL -

PROFESSORA MARIINHA



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
Professora: Maria de Oliveira Alves.
Data da atividade: 04|09|2020.
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons cores e formas (TS).
Temática da aula: Música.(Hino da Independência do Brasil).
Objetos de conhecimento: Ritmo.
Habilidades:
 (El03TS01 ) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, de faz de conta, encenações, criações musicais, festa;
(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
Competências:

Reforçar algumas das regras básicas sanitárias mais importantes no combate a COVID-19 e consequentemente na preservação de nossa saúde.
Introduzir a palavra “Pátria”, através de questionamentos simples, favorecendo aos alunos uma ideia na compreensão do conceito, por ocasião da Semana da Pátria.

Recursos didáticos:
Vídeoaula,  violão, celular, vídeos do YouTube, painel de fundo.

Desenvolvimento:
·       Iniciar de maneira festiva a acolhida aos  alunos e seus familiares.
·       Insistir na observância das principais regras sanitárias básicas para a prevenção da saúde de todos.
·       Valorização do trabalho escolar, destacando a importância da parceria escola| família que está refletindo diretamente na nova forma de aprendizagem dos alunos
·       Apresentação do mês de setembro que abre para nós, outros dois grandes e importantes temas: Dia da Independência do Brasil e início da primavera.
·       Apresentação do Hino da Independência do Brasil.
·       Assistir o vídeo do YouTube “ Independência do Brasil” para fazer audição em casa do hino.
·       Encerrar a aula, chamando a atenção dos alunos para a postura de amor e respeito que devemos ter em relação a este tipo de música, seja ela o Hino Nacional, Hino da Bandeira, Hino do Soldado, Hino Oficial de Sacramento ou da Independência. A todos devemos demonstrar amor e respeito durante a execução, eles contam e simbolizam nossa história.

·       Atividades de registro:
  • Ler a letra da primeira estrofe e do refrão do Hino Independência do Brasil para seu (ua) filho (a) conhecer.


HINO DA INDEPENDÊNCIA  DO BRASIL

Já podeis, da Pátria filhos
Ver contente a mãe gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil

REFRÃO
Brava gente brasileira!
Longe vá, temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

ü Ilustre a frase “ Brava Gente Brasileira” recortando gravuras de pessoas que representem o povo brasileiro considerando que nossa Pátria é formada por gente de todas as raças. Cole na folha (não tendo gravuras poderá  desenhar).

ü Escrever o  seu nome na folha.

Carga horária: 60 minutos.

Avaliação:

O (A) aluno (a) será avaliado (a) através de atividades realizadas e postadas no grupo de sua sala.


====================
PROFESSORA VANESSA



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Data da Atividade: 04/09/2020
Campos de experiências: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG – “Espaços, Tempos, quantidades, Relações e Transformações” ET

Temáticas da Aula: Coordenação motora, equilíbrio e lateralidade.

Objetos do Conhecimento:  O corpo e movimentos.

Habilidades: E103CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Competências: Desenvolver a coordenação motora, noção espacial, direção, agilidade, lateralidade, atenção e equilíbrio.

Recursos Didáticos: Videoaula, fita adesiva, duas vasilhas, um cabo de vassoura, um pegador de macarrão e 5 tampinhas.

Desenvolvimento: Apreciação do vídeo gravado pela professora. Atividades a serem desenvolvidas: 1ª Atividade - “Pular obstáculo” -  Posicionar as tampinhas de um lado do cabo de vassoura (obstáculo), em seguida a criança deverá pular de frente e depois de costas, levando para outro lado do cabo de vassoura as tampinhas, uma de cada vez.   Para retornar as tampinhas para onde elas estavam a criança deverá pular de lado até pegar todas as tampinhas.
2ª Atividade - “Transferir objetos” –  A criança deverá pegar a tampinha que está dentro da vasilha com água utilizando um pegador de macarrão e levá-la para outra vasilha, passando por cima de uma fita (reta) sem sair fora dela, realizando os seguintes comandos (caminhar com um pé na frente do outro, ponta dos pés e de lado) e depois alternar esses comandos.

Carga Horária: 50 Minutos

Avaliação: A avaliação será continua através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.
Professora: Vanessa Cristina Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI