PROFESSORA MARIINHA
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
Professora: Maria de Oliveira Alves.
Data da atividade: 04|09|2020.
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons cores e formas (TS).
Temática da aula: Música.(Hino da Independência do Brasil).
Objetos de conhecimento: Ritmo.
Habilidades:
(El03TS01 ) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, de faz de conta, encenações, criações musicais, festa;
(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
Competências:
Reforçar algumas das regras básicas sanitárias mais importantes no combate a COVID-19 e consequentemente na preservação de nossa saúde.
Introduzir a palavra “Pátria”, através de questionamentos simples, favorecendo aos alunos uma ideia na compreensão do conceito, por ocasião da Semana da Pátria.
Recursos didáticos:
Vídeoaula, violão, celular, vídeos do YouTube, painel de fundo.
Desenvolvimento:
· Iniciar de maneira festiva a acolhida aos alunos e seus familiares.
· Insistir na observância das principais regras sanitárias básicas para a prevenção da saúde de todos.
· Valorização do trabalho escolar, destacando a importância da parceria escola| família que está refletindo diretamente na nova forma de aprendizagem dos alunos
· Apresentação do mês de setembro que abre para nós, outros dois grandes e importantes temas: Dia da Independência do Brasil e início da primavera.
· Apresentação do Hino da Independência do Brasil.
· Assistir o vídeo do YouTube “ Independência do Brasil” para fazer audição em casa do hino.
· Encerrar a aula, chamando a atenção dos alunos para a postura de amor e respeito que devemos ter em relação a este tipo de música, seja ela o Hino Nacional, Hino da Bandeira, Hino do Soldado, Hino Oficial de Sacramento ou da Independência. A todos devemos demonstrar amor e respeito durante a execução, eles contam e simbolizam nossa história.
· Atividades de registro:
- Ler a letra da primeira estrofe e do refrão do Hino Independência do Brasil para seu (ua) filho (a) conhecer.
HINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Já podeis, da Pátria filhos
Ver contente a mãe gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
REFRÃO
Brava gente brasileira!
Longe vá, temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
ü Ilustre a frase “ Brava Gente Brasileira” recortando gravuras de pessoas que representem o povo brasileiro considerando que nossa Pátria é formada por gente de todas as raças. Cole na folha (não tendo gravuras poderá desenhar).
ü Escrever o seu nome na folha.
Carga horária: 60 minutos.
Avaliação:
O (A) aluno (a) será avaliado (a) através de atividades realizadas e postadas no grupo de sua sala.
====================
PROFESSORA VANESSA
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Data
da Atividade: 04/09/2020
Campos
de experiências: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG –
“Espaços, Tempos, quantidades, Relações e Transformações” ET
Temáticas
da Aula: Coordenação motora, equilíbrio e lateralidade.
Objetos
do Conhecimento: O
corpo e movimentos.
Habilidades:
E103CG05
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas.
EI03CG03 Criar
movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades
artísticas como dança, teatro e música.
Competências: Desenvolver
a coordenação motora, noção espacial, direção, agilidade, lateralidade, atenção
e equilíbrio.
Recursos
Didáticos: Videoaula, fita adesiva, duas vasilhas, um
cabo de vassoura, um pegador de macarrão e 5 tampinhas.
Desenvolvimento: Apreciação
do vídeo gravado pela professora. Atividades a serem desenvolvidas: 1ª
Atividade - “Pular obstáculo” - Posicionar
as tampinhas de um lado do cabo de vassoura (obstáculo), em seguida a criança
deverá pular de frente e depois de costas, levando para outro lado do cabo de
vassoura as tampinhas, uma de cada vez. Para retornar as tampinhas para onde elas
estavam a criança deverá pular de lado até pegar todas as tampinhas.
2ª
Atividade - “Transferir objetos” – A
criança deverá pegar a tampinha que está dentro da vasilha com água utilizando
um pegador de macarrão e levá-la para outra vasilha, passando por cima de uma
fita (reta) sem sair fora dela, realizando os seguintes comandos (caminhar com
um pé na frente do outro, ponta dos pés e de lado) e depois alternar esses comandos.
Carga Horária: 50 Minutos
Avaliação: A avaliação será continua através de
vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.
Professora: Vanessa Cristina
Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI