Somos uma equipe pedagógica que tem grande orgulho e compromisso pelo trabalho que desenvolve, e cujo objetivo principal é o de oferecer um ensino de qualidade, para que o aprendente tenha atuação crítica e participativa na sociedade, motivado pelos mais altos ideais de altruísmo e solidariedade ao próximo.
Nosso slogan
O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Professora: Maria de Oliveira Alves
Data da atividade: 14/08/2020
Componente Curricular: Arte: Música
Temática da aula: Promover a interação das crianças através do lúdico, ampliando seu vocabulário, trabalhando a oralidade e o raciocínio lógico.
Objetos do conhecimento: Ritmo e canto
Habilidades:
Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações músicas, festa.
Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras, ao ouvir músicas e sons.
Competências:
Contar mais um pouquinho da história de Sacramento, mostrando que, o que hoje usufruímos faz parte de um processo de evolução que começou a muito tempo e precisou ser lapidado por várias gerações.
Conhecer o transporte antigo para valorizar e compreender o que é novo e funcional nos dias atuais.
Recursos didáticos:
Violão, celular, vídeo do YouTube, videoaula.
Desenvolvimento:
1) Iniciar uma breve história falando dos meios de locomoção em Sacramento no início de sua fundação.
2) Mostrar o painel de fundo que trás o bonde e o trem que fizeram parte do cotidiano dos sacramentanos, daquela época.Usar a imaginação para fazer um passeio de trem,( transporte não comum ao cotidiano dos alunos), através da música do cantor e compositor padre Zezinho “ O trenzinho comilão”.
3) Desenhar bem bonito o passeio “imaginário” que você fez de trem.
Avaliação: Através da postagem do desenho realizado no grupo de Whatssap;
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 3º Ano do Ensino
Fundamental
Data
da Atividade: 14-08-2020
Componente
Curricular: Matemática
Temática
da Aula: Sistema de Numeração Decimal
Objetos
do Conhecimento: Sequência Numérica, Números.
Habilidades:
(EF03MA01) Ler e
compreender e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar,
estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas
de adição e de subtração, envolvendo
números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar,
separar, retirar, utilizando estratégias de cálculo exato ou aproximado,
incluindo cálculo mental.
(EF03MA06) Utilizar diferentes
procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas
significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
(EF03MA10) Identificar regularidades em
sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições
ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação
da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Recursos Didáticos: vídeo, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, régua.
Desenvolvimento: Assistir o vídeo, resolver as atividades propostas.
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Professora: Maria de Oliveira Alves
Data da atividade: 14/08/2020
Componente Curricular: Música
Temáticas da aula: Promover a interação das crianças através do lúdico, ampliando seu vocabulário, trabalhando a oralidade e o raciocínio lógico.
Objetos do conhecimento: Ritmo e canto
Habilidades:
Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações músicas, festa.
Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras, ao ouvir músicas e sons.
Competências:
Contar mais um pouquinho da história de Sacramento, mostrando que, o que hoje usufruímos faz parte de um processo de evolução que começou a muito tempo e precisou ser lapidado por várias gerações.
Conhecer o transporte antigo para valorizar e compreender o que é novo e funcional nos dias atuais.
Recursos didáticos:
Violão, celular, vídeo do YouTube, videoaula.
Desenvolvimento:
1) Iniciar uma breve história falando dos meios de locomoção em Sacramento no início de sua fundação.
2) Mostrar o painel de fundo que trás o bonde e o trem que fizeram parte do cotidiano dos sacramentanos, daquela época.Usar a imaginação para fazer um passeio de trem,( transporte não comum ao cotidiano dos alunos), através da música do cantor e compositor padre Zezinho “ O trenzinho comilão”.
3) Desenhar bem bonito o passeio “imaginário” que você fez de trem.
Carga horária: 50 minutos.: 500000
050 minutos
Avaliação:Através da postagem do desenho realizado no grupo de Whatssap.
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa:
2º
período da Educação Infantil
Data
da Atividade: 14.08.2020
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” EF – “o
Eu, o Outro e o Nós” EO – “Corpo, Gestos e Movimentos” CG.
Temática
da Aula: Atitudes boas e ruins.
Objeto
do Conhecimento: Comportamento e Interação social.
Habilidades:
·(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros
textuais veiculados em portadores conhecidos e recorrendo a estratégias de
observação gráfica e/ou de leitura.
·EI03EF04) Recontar histórias e planejar
coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os
personagens, a estrutura da história.
·EI03EF01) Expressar ideias, desejos e
sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita
espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.
·(EI03EO06)
Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.
·(EI03EO03)
Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e
cooperação.
·(EI03CG05)
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas.
Competências:
·Estimular
o desenvolvimento da linguagem, discriminação auditiva e percepção visual.
·Estimular
o desenvolvimento da criatividade e
raciocínio lógico da criança.
·Promover
momento de prazer através da apreciação de historia.
·Trabalhar
valores e atitudes.
Recursos Didáticos: Computador, notebook, videoaula de contação de história,
material do aluno.
Desenvolvimento:
1º momento:
Apreciação de historia contada através
de vídeo gravado.
2º momento: os
pais irão gravar vídeos dos alunos
recontando a história.
3º momento:
desenhos dos personagens da historia.
Carga Horária: 1h20min
Avaliação: atividades postadas no grupo de WhatsApp
Professora:Antonia das Graças Alvarenga Correia
----------------------------------------------
PROFESSOR RENAN
Etapa: Educação Infantil: 1º e 2º Período
Data da Atividade: 14/08/2020
Campo de Experiência: CG – Corpo gestos e movimentos
Temática da Aula: Desenvolvimento Perceptivo Motor
Objeto do Conhecimento: Lateralidade
Habilidades:(EI03CG02)Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Competência: Estimular e desenvolver a atenção, lateralidade, esquema corporal, coordenação motora óculo manual e pedal
Recurso Didático: 04 bolinhas de papel, 01 bolina de borracha, 01 cestinha e 02 fitas de cores diferentes
Amarrar uma fita em cada braço da criança, mas não vamos explicar as palavras direita e esquerda porque são palavras ainda muito abstratas.
Coloque as bolinhas ao alcance da criança e a cesta em frente a criança, há uma distância de 1 metro. Vamos dizer o nome de uma das cores e a criança então deverá pegar a bolinha e com o membro na qual aquela fita daquela cor está amarrada para lançar a bolinha na cestinha.
Atividade 2
É muito semelhante a primeira, mas agora vamos amarrar uma fita no pé ou tênis direito e outra no pé esquerdo da criança. Coloque a criança em pé, e utilize uma das bolinhas da outra atividade. Coloque a bolinha em frente a criança, há uma distância onde a criança consiga pisar na bolinha. Vamos dizer novamente o nome de uma das cores de cada vez e a criança irá usar o membro na qual a fita daquela cor está amarrada e pisar na bolinha.
Atividade 3
Vamos trabalhar a lateralidade do tronco. Já utilizamos as mãos, os pés e agora o tronco. Novamente iremos amarrar as fitas no braço esquerdo e no braço direito da criança e iremos manter os braços dela elevados. Você vai se posicionar atrás da criança e quando você disser o nome de uma das cores, a criança terá que olhar para trás (para você) e girar o tronco, pescoço e o braço do lado corresponde da cor da fita que está amarrada.
Carga Horária: 50 minutos
Avaliação: Participação na atividade e compartilhamento do vídeo
Campo
de Experiência: CG
– Corpo gestos e movimentos
Temática
da Aula: Desenvolvimento Perceptivo Motor
Objeto
do Conhecimento: Lateralidade
Habilidades:(EI03CG02)Demonstrar
controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e
reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no
atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Competência:
Estimular
e desenvolver a atenção, lateralidade, esquema corporal, coordenação motora óculo manual e pedal
Recurso
Didático: 04 bolinhas de papel, 01 bolina de borracha, 01 cestinha
e 02 fitas de cores diferentes
Amarrar uma fita em cada
braço da criança, mas não vamos explicar as palavras direita e esquerda porque
são palavras ainda muito abstratas.
Coloque as bolinhas ao
alcance da criança e a cesta em frente a criança, há uma distância de 1 metro. Vamos
dizer o nome de uma das cores e a criança então deverá pegar a bolinha e com o
membro na qual aquela fita daquela cor está amarrada para lançar a bolinha na
cestinha.
Atividade 2
É muito semelhante a
primeira, mas agora vamos amarrar uma fita no pé ou tênis direito e outra no pé
esquerdo da criança. Coloque a criança em pé, e utilize uma das bolinhas da
outra atividade. Coloque a bolinha em frente a criança, há uma distância onde a
criança consiga pisar na bolinha. Vamos dizer novamente o nome de uma das cores
de cada vez e a criança irá usar o membro na qual a fita daquela cor está
amarrada e pisar na bolinha.
Atividade 3
Vamos trabalhar a
lateralidade do tronco. Já utilizamos as mãos, os pés e agora o tronco.
Novamente iremos amarrar as fitas no braço esquerdo e no braço direito da
criança e iremos manter os braços dela elevados. Você vai se posicionar atrás
da criança e quando você disser o nome de uma das cores, a criança terá que
olhar para trás (para você) e girar o tronco, pescoço e o braço do lado
corresponde da cor da fita que está amarrada.
Carga Horária:
50
minutos
Avaliação: Participação na atividade e compartilhamento do vídeo
Professor: Renan
Rodrigues Bragato
========================
PROFESSORA ROSA
Diário Remoto de Registro de
Atividades Escolares
Etapa:
1º
período da Educação Infantil
Data
da Atividade: 14.08.2020
Professora:
Rosa
Maria Alves Silva
Componente
Curricular: Contação de História
Temática
da Aula: Escuta, fala, pensa e imagina ( EF ).
Objeto
do Conhecimento: Valorização da escola.
Habilidades:
(
EIO3TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem,
dobradura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03E005) Demonstrar
valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos
outros ( crianças e adultos ) com os quais convive.
( EIO3EF01) Expressar idéias,
desejos e sentimentos sobre suas vivencias por meio da linguagem oral e escrita
( escrita espontânea ) dos fatos, desenhos e outras formas de expressão.
Competências:
·Estimular o desenvolvimento da linguagem
discriminação auditiva e percepção visual.
·Promover o prazer através da apreciação da
homenagem dos estudantes.
·Despertar a importância de estudar.
·Fazer um paralelo com as aulas presenciais e as
remotas ( atuais ).
·Declamar a poesia.
Recursos Didáticos: Computador, notebook ou celular para assistir a aula,
máscara.
Desenvolvimento:
·Mostrar
a importância de querer aprender. Mesmo com a pandemia do Coronavírus, vocês
perceberam que ainda é possível aprender, basta jogar a preguiça fora e
estudar.
Atividades:
·Senhores
pais e/ou familiares. Mais uma vez venho pedir a colaboração de vocês.
·Como
estamos com essa mudança tao grande em nossas vidas, também devemos fazer
muitas transformações.
·Por
favor imprima essa folha que é um lápis ( objeto que mais usamos ). Faça um
colorido bem lindo usando sua criatividade. A Tia Rosa vai ficar muito feliz.
·Felizes
somos nós professores, de ver vocês estudantes de crescerem em busca de muitas
vitorias. Parabéns.
Grata pelo apoio e até a próxima aula.
Tia Rosa.
TEXTO:
No dia 11 de agosto de
1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos: Ciencias
Jurídicas e sociais do pais: um em São Paulo e outro em Olinda. Cem anos após
sua criação dos cursos, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para
homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o dia do estudante em
1927.
HOMENAGEM AO ESTUDANTE:
O que seria de uma escola sem alunos? Nada
Como é bom ter a escola cheia de
estudantes, de amigos.
Melhor ainda o apoio dos pais e
responsáveis e professores.
Estudar, para enfim...
Como é bom ver de perto os frutos de
estudar.
Estudar para um dia, ter uma profissão, ter
um futuro...
Hoje é dia de parabenizar você.
Estudante sempre atento...
E dizer: Continue assim!
Mesmo que seja difícil...
Tudo isso é válido!
E se um dia acontecer de...
Acorde! De uma esticadinha.
E siga! Pois logo ali está a vitória, tão
sonhada.