Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

14/08/2020 - 1º ANO - MATEMÁTICA E ARTE/MÚSICA


PROFESSORA GIRLENE



 



===================================

AULA DE MÚSICA

PROFESSORA MARIINHA 






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas



Etapa: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Professora: Maria de Oliveira Alves

Data da atividade: 14/08/2020

Componente Curricular:  Arte: Música

Temática da aula: Promover a interação das crianças através do lúdico, ampliando seu vocabulário, trabalhando a oralidade e o raciocínio lógico.

Objetos do conhecimento: Ritmo e canto

Habilidades:

Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações músicas, festa.

Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras, ao ouvir músicas e sons.

Competências:
Contar mais um pouquinho da história de Sacramento, mostrando que, o que hoje usufruímos faz parte de um processo de evolução que começou a muito tempo e precisou ser lapidado por várias gerações.

Conhecer o transporte antigo para valorizar e compreender o que é novo e funcional nos dias atuais.

Recursos didáticos:

Violão, celular, vídeo do YouTube, videoaula.

Desenvolvimento:

1) Iniciar uma breve história falando dos meios de locomoção em Sacramento no início de sua fundação.

2) Mostrar o painel de fundo que trás o bonde e o trem que fizeram parte do cotidiano dos sacramentanos, daquela época.Usar a imaginação para fazer um passeio de trem,( transporte não comum ao cotidiano dos alunos), através da música do cantor e compositor padre Zezinho “ O trenzinho comilão”.

3) Desenhar bem bonito o passeio “imaginário” que você fez de trem.


Avaliação:
Através da postagem do desenho realizado no grupo de Whatssap;



14/08/2020 - 5º ANO - MÚSICA E MATEMÁTICA - FRAÇÕES






-----------------------------------------------------

PROFESSORA  SIMONE












14/08/2020 - 4º ANO - MÚSICA E MATEMÁTICA

PROFESSORA DELACIR 












________________________

PROFESSORA MARIINHA










14/08/2020 = 3º ano - MÚSICA E MATEMÁTICA /Objetos do Conhecimento: Sequência Numérica, Números.


PROFESSORA MARIINHA






---------------------------------------------------
Professora Julia










Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 3º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 14-08-2020
Componente Curricular: Matemática
Temática da Aula: Sistema de Numeração Decimal
Objetos do Conhecimento:   Sequência Numérica, Números.
Habilidades: 
 (EF03MA01) Ler e compreender e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de  adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.  
(EF03MA06) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Recursos Didáticos: vídeo, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, régua.

Desenvolvimento:  Assistir o vídeo, resolver as atividades propostas.

Carga Horária: 60 minutos

Avaliação: Contínua

Professora : Julia Sisconeto

14/08/2020 - 2º ano - AULA DE MÚSICA E MATEMÁTICA

Professora: Maria de Oliveira Alves






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Professora: Maria de Oliveira Alves
Data da atividade: 14/08/2020
Componente Curricular: Música
Temáticas da aula: Promover a interação das crianças através do lúdico, ampliando seu vocabulário, trabalhando a oralidade e o raciocínio lógico.

Objetos do conhecimento: Ritmo e canto

Habilidades:

 Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações músicas, festa.
 Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras, ao ouvir músicas e sons.

Competências:

Contar mais um pouquinho da história de Sacramento, mostrando que, o que hoje usufruímos faz parte de um processo de evolução que começou a muito tempo e precisou ser lapidado por várias gerações.
Conhecer o transporte antigo para valorizar e compreender o que é novo e funcional nos dias atuais.
Recursos didáticos:
Violão, celular, vídeo do YouTube, videoaula.

Desenvolvimento:


1) Iniciar uma breve história falando dos meios de locomoção em Sacramento no início de sua fundação.

2) Mostrar o painel de fundo que trás o bonde e o trem que fizeram parte do cotidiano dos sacramentanos, daquela época.Usar a imaginação para fazer um passeio de trem,( transporte não comum ao cotidiano dos alunos), através da música do cantor e compositor padre Zezinho “ O trenzinho comilão”.

3) Desenhar bem bonito o passeio “imaginário” que você fez de trem.



Carga horária: 50 minutos.: 500000
050 minutos
Avaliação: Através da postagem do desenho realizado no grupo de Whatssap.


================================


PROFESSORA SHAYENE












14/08/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Objeto do Conhecimento: Comportamento e Interação social.



PROFESSORA ANTÔNIA ALVARENGA





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 2º período da Educação Infantil

Data da Atividade: 14.08.2020

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” EF – “o Eu, o Outro e o Nós” EO – “Corpo, Gestos e Movimentos” CG.

Temática da Aula: Atitudes boas e ruins.

Objeto do Conhecimento: Comportamento e Interação social.

Habilidades:

·       (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos e recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
·       EI03EF04) Recontar histórias e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
·       EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.
·       (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.
·       (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
·       (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competências:

·       Estimular o desenvolvimento da linguagem, discriminação auditiva e percepção visual.
·       Estimular o  desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.
·       Promover momento de prazer através da apreciação de historia.
·       Trabalhar valores e atitudes.

Recursos Didáticos: Computador, notebook, videoaula de contação de história, material do aluno.

Desenvolvimento:

1º momento: Apreciação de historia contada  através de vídeo gravado.

2º momento: os pais irão gravar vídeos dos alunos  recontando a história.

3º momento: desenhos dos personagens da historia.

Carga Horária: 1h20min

Avaliação: atividades postadas no grupo de WhatsApp

Professora: Antonia das Graças Alvarenga Correia

----------------------------------------------

PROFESSOR RENAN 




Etapa: Educação Infantil: 1º e 2º Período

Data da Atividade: 14/08/2020

Campo de Experiência:  CG – Corpo gestos e movimentos

Temática da Aula: Desenvolvimento Perceptivo Motor

Objeto do Conhecimento: Lateralidade

Habilidades:(EI03CG02)Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência: Estimular e desenvolver a atenção, lateralidade, esquema corporal,  coordenação motora óculo manual e pedal

Recurso Didático: 04 bolinhas de papel, 01 bolina de borracha, 01 cestinha e 02 fitas de cores diferentes

Desenvolvimento: Três atividades serão desenvolvidas

Atividade 1

Amarrar uma fita em cada braço da criança, mas não vamos explicar as palavras direita e esquerda porque são palavras ainda muito abstratas.
Coloque as bolinhas ao alcance da criança e a cesta em frente a criança, há uma distância de 1 metro. Vamos dizer o nome de uma das cores e a criança então deverá pegar a bolinha e com o membro na qual aquela fita daquela cor está amarrada para lançar a bolinha na cestinha.

Atividade 2

É muito semelhante a primeira, mas agora vamos amarrar uma fita no pé ou tênis direito e outra no pé esquerdo da criança. Coloque a criança em pé, e utilize uma das bolinhas da outra atividade. Coloque a bolinha em frente a criança, há uma distância onde a criança consiga pisar na bolinha. Vamos dizer novamente o nome de uma das cores de cada vez e a criança irá usar o membro na qual a fita daquela cor está amarrada e pisar na bolinha.

Atividade 3

Vamos trabalhar a lateralidade do tronco. Já utilizamos as mãos, os pés e agora o tronco. Novamente iremos amarrar as fitas no braço esquerdo e no braço direito da criança e iremos manter os braços dela elevados. Você vai se posicionar atrás da criança e quando você disser o nome de uma das cores, a criança terá que olhar para trás (para você) e girar o tronco, pescoço e o braço do lado corresponde da cor da fita que está amarrada.

Carga Horária50 minutos

Avaliação: Participação na atividade e compartilhamento do vídeo

Professor: Renan Rodrigues Bragato


14/08/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - EDUCAÇÃO FÍSICA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

PROFESSOR RENAN




Etapa: Educação Infantil: 1º e 2º Período

Data da Atividade: 14/08/2020

Campo de Experiência:  CG – Corpo gestos e movimentos

Temática da Aula: Desenvolvimento Perceptivo Motor

Objeto do Conhecimento: Lateralidade

Habilidades:(EI03CG02)Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência: Estimular e desenvolver a atenção, lateralidade, esquema corporal,  coordenação motora óculo manual e pedal

Recurso Didático: 04 bolinhas de papel, 01 bolina de borracha, 01 cestinha e 02 fitas de cores diferentes

Desenvolvimento: Três atividades serão desenvolvidas

Atividade 1

Amarrar uma fita em cada braço da criança, mas não vamos explicar as palavras direita e esquerda porque são palavras ainda muito abstratas.
Coloque as bolinhas ao alcance da criança e a cesta em frente a criança, há uma distância de 1 metro. Vamos dizer o nome de uma das cores e a criança então deverá pegar a bolinha e com o membro na qual aquela fita daquela cor está amarrada para lançar a bolinha na cestinha.

Atividade 2

É muito semelhante a primeira, mas agora vamos amarrar uma fita no pé ou tênis direito e outra no pé esquerdo da criança. Coloque a criança em pé, e utilize uma das bolinhas da outra atividade. Coloque a bolinha em frente a criança, há uma distância onde a criança consiga pisar na bolinha. Vamos dizer novamente o nome de uma das cores de cada vez e a criança irá usar o membro na qual a fita daquela cor está amarrada e pisar na bolinha.

Atividade 3

Vamos trabalhar a lateralidade do tronco. Já utilizamos as mãos, os pés e agora o tronco. Novamente iremos amarrar as fitas no braço esquerdo e no braço direito da criança e iremos manter os braços dela elevados. Você vai se posicionar atrás da criança e quando você disser o nome de uma das cores, a criança terá que olhar para trás (para você) e girar o tronco, pescoço e o braço do lado corresponde da cor da fita que está amarrada.

Carga Horária: 50 minutos

Avaliação: Participação na atividade e compartilhamento do vídeo

Professor: Renan Rodrigues Bragato

========================

PROFESSORA ROSA 



Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 1º período da Educação Infantil
Data da Atividade: 14.08.2020
Professora: Rosa Maria Alves Silva
Componente Curricular: Contação de História
Temática da Aula: Escuta, fala, pensa e imagina ( EF ).
Objeto do Conhecimento: Valorização da escola.
Habilidades: ( EIO3TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03E005) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros ( crianças e adultos ) com os quais convive.
( EIO3EF01) Expressar idéias, desejos e sentimentos sobre suas vivencias por meio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea ) dos fatos, desenhos e outras formas de expressão.
Competências:
·       Estimular o desenvolvimento da linguagem discriminação auditiva e percepção visual.
·       Promover o prazer através da apreciação da homenagem dos estudantes.
·       Despertar a importância de estudar.
·       Fazer um paralelo com as aulas presenciais e as remotas ( atuais ).
·       Declamar a poesia.

Recursos Didáticos: Computador, notebook ou celular para assistir a aula, máscara.

Desenvolvimento:
·       Mostrar a importância de querer aprender. Mesmo com a pandemia do Coronavírus, vocês perceberam que ainda é possível aprender, basta jogar a preguiça fora e estudar.


Atividades:

·       Senhores pais e/ou familiares. Mais uma vez venho pedir a colaboração de vocês.
·       Como estamos com essa mudança tao grande em nossas vidas, também devemos fazer muitas transformações.
·       Por favor imprima essa folha que é um lápis ( objeto que mais usamos ). Faça um colorido bem lindo usando sua criatividade. A Tia Rosa vai ficar muito feliz.
·       Felizes somos nós professores, de ver vocês estudantes de crescerem em busca de muitas vitorias. Parabéns.
Grata pelo apoio e até a próxima aula.
Tia Rosa.

TEXTO: 

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos: Ciencias Jurídicas e sociais do pais: um em São Paulo e outro em Olinda. Cem anos após sua criação dos cursos, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o dia do estudante em 1927.


HOMENAGEM AO ESTUDANTE:


O que seria de uma escola sem alunos? Nada
Como é bom ter a escola cheia de estudantes, de amigos.
Melhor ainda o apoio dos pais e responsáveis e professores.
Estudar, para enfim...
Como é bom ver de perto os frutos de estudar.
Estudar para um dia, ter uma profissão, ter um futuro...
Hoje é dia de parabenizar você.
Estudante sempre atento...
E dizer: Continue assim!
Mesmo que seja difícil...
Tudo isso é válido!
E se um dia acontecer de...
Acorde! De uma esticadinha.
E siga! Pois logo ali está a vitória, tão sonhada.
É o que deseja a família Silvia Vieira