O NÓ DO AFETO
Era um reunião numa escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças, falando da necessidade da presença deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a maioria dos pais e mães trabalhava fora, ela tinha convicção da necessidade de acharem tempo para seus filhos.
Foi então que um pai, com seu jeito simples, explicou que saía tão cedo de casa, que seu filho ainda dormia e que, quando voltava, o pequeno, cansado, já adormecera. Explicou que não podia deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difícil sustentar a família. E contou como isso o deixava angustiado, por praticamente só conviver com o filho nos fins de semana.
O pai, então, falou como tentava redimir-se, indo beijar a criança todas as noites, quando chegava em casa. Contou que a cada beijo, ele dava um pequeno nó no lençol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava e lá estivera. E era o nó o meio de se ligarem um ao outro.
Aquela história emocionou a diretora da escola que, surpresa, verificou ser aquele menino um dos melhores e mais ajustados alunos da classe. E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pais e filhos têm de se comunicarem, de se fazerem presentes nas vidas uns dos outros. O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente, de se fazer presente e, o mais importante, de que seu filho acreditasse na sua presença.
Para que a comunicação se instale, é preciso que os filhos ‘ouçam’ o coração dos pais ou responsáveis, pois os sentimentos falam mais alto do que as palavras. É por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho, revestidos de puro afeto, curam até dor de cabeça, arranhão, ciúme do irmão, medo do escuro, etc.
Uma criança pode não entender certas palavras, mas sabe registrar e gravar um gesto de amor, mesmo que este seja um simples nó.
E você? Tem dado um nó no lençol do seu filho?
PARABÉNS PELO DIA DOS PAIS!
E.M. PROFESSORA SÍLVIA VIEIRA
----------------------------------------------------------
PROFESSORA ANA ADÃO
Diário Remoto de Registro de
Atividades Escolares
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Professora: Ana
Aparecida Adão
Data
da Atividade:10/08/2020
Campos
de Experiências: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG -“ Escuta,
Fala, Pensamento e Imaginação” EF – “Traço, Sons, Cores e Formas" TS
Temática
da Aula: Expressividade
Objetos do Conhecimento: Conscientização, expressividade e movimento
Habilidades:
(EI03CG02)
Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos,
escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras
possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no
atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em
suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG03) Criar
movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades
artísticas como dança, teatro e música.
Competências:
- Movimentar e interagir com seu animal de
estimação.
- Conscientização do uso de máscara e álcool
em gel, para prevenir a contaminação pelo corona-vírus (COVID-19).
Recursos Didáticos:
·
Computador ou celular para assistir a aula;
· Papel sulfite, lápis de cor ou giz de cera para fazer o desenho da máscara.
· Animal de estimação (se possuir).
· Papel sulfite, lápis de cor ou giz de cera para fazer o desenho da máscara.
· Animal de estimação (se possuir).
Desenvolvimento:
· Dar as
boas-vindas aos alunos, falar que dia é hoje;
· Explicação breve sobre a programação da aula, motivando-os a participar;
· Breve passeio no portão de casa com o meu animal de estimação;
· Vídeo explicativo: “Giramille Especial Coronavírus COVID-19 Desenho Animado”https://www.youtube.com/watchv=90ydmVKmzOw&feature=youtu.be
· Explicação breve sobre a programação da aula, motivando-os a participar;
· Breve passeio no portão de casa com o meu animal de estimação;
· Vídeo explicativo: “Giramille Especial Coronavírus COVID-19 Desenho Animado”https://www.youtube.com/watchv=90ydmVKmzOw&feature=youtu.be
- · Apresentação de máscaras e conscientização do uso, como meio de prevenção ao corona-vírus (COVID-19).
Avaliação: Através de vídeos e
fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação
e interesse do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI