O NÓ DO AFETO
Era um reunião numa escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças, falando da necessidade da presença deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a maioria dos pais e mães trabalhava fora, ela tinha convicção da necessidade de acharem tempo para seus filhos.
Foi então que um pai, com seu jeito simples, explicou que saía tão cedo de casa, que seu filho ainda dormia e que, quando voltava, o pequeno, cansado, já adormecera. Explicou que não podia deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difícil sustentar a família. E contou como isso o deixava angustiado, por praticamente só conviver com o filho nos fins de semana.
O pai, então, falou como tentava redimir-se, indo beijar a criança todas as noites, quando chegava em casa. Contou que a cada beijo, ele dava um pequeno nó no lençol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava e lá estivera. E era o nó o meio de se ligarem um ao outro.
Aquela história emocionou a diretora da escola que, surpresa, verificou ser aquele menino um dos melhores e mais ajustados alunos da classe. E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pais e filhos têm de se comunicarem, de se fazerem presentes nas vidas uns dos outros. O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente, de se fazer presente e, o mais importante, de que seu filho acreditasse na sua presença.
Para que a comunicação se instale, é preciso que os filhos ‘ouçam’ o coração dos pais ou responsáveis, pois os sentimentos falam mais alto do que as palavras. É por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho, revestidos de puro afeto, curam até dor de cabeça, arranhão, ciúme do irmão, medo do escuro, etc.
Uma criança pode não entender certas palavras, mas sabe registrar e gravar um gesto de amor, mesmo que este seja um simples nó.
E você? Tem dado um nó no lençol do seu filho?
PARABÉNS PELO DIA DOS PAIS!
E.M. PROFESSORA SÍLVIA VIEIRA
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PROFESSORA ALESSANDRA
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PROFESSORA SÍLVIA
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º E 2º anos do Ensino Fundamental.
Data da Atividade: 10/08/2020
Componente Curricular: Arte
Temática da Aula: construção do brinquedo “Jogo da Velha”.
Objeto do Conhecimento:
coordenação motora, criatividade, ludicidade.
Habilidades:
(EF15AR01P4) Identificar e apreciar formas distintas das artes
visuais tradicionais contemporâneas e regionais, se expressando através do
desenho colagem, pintura, dobradura, fotografias, gravuras, histórias em quadrinhos,
vídeos, etc., cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar
e o repertório imagético.
(EF15AR04P1) Experimentar diferentes formas de expressões
artísticas, identificando e fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Competência: construir,
com material reciclado, um brinquedo “Jogo da Velha”.
Recurso
Didático: papel sulfite, lápis, canetinhas e vídeo orientador.
Desenvolvimento:
·
O
aluno deverá construir, com o auxílio da família e orientações do vídeo da
professora, um tabuleiro e as peças para o brinquedo “Jogo da Velha” que será
para brincar e comemorar o Dia dos Pais.
Carga Horária: 50 min.
Avaliação: através do retorno dos alunos com postagens de foto no grupo.
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