Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

14/08/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Objeto do Conhecimento: Comportamento e Interação social.



PROFESSORA ANTÔNIA ALVARENGA





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 2º período da Educação Infantil

Data da Atividade: 14.08.2020

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” EF – “o Eu, o Outro e o Nós” EO – “Corpo, Gestos e Movimentos” CG.

Temática da Aula: Atitudes boas e ruins.

Objeto do Conhecimento: Comportamento e Interação social.

Habilidades:

·       (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos e recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
·       EI03EF04) Recontar histórias e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
·       EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.
·       (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.
·       (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
·       (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competências:

·       Estimular o desenvolvimento da linguagem, discriminação auditiva e percepção visual.
·       Estimular o  desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.
·       Promover momento de prazer através da apreciação de historia.
·       Trabalhar valores e atitudes.

Recursos Didáticos: Computador, notebook, videoaula de contação de história, material do aluno.

Desenvolvimento:

1º momento: Apreciação de historia contada  através de vídeo gravado.

2º momento: os pais irão gravar vídeos dos alunos  recontando a história.

3º momento: desenhos dos personagens da historia.

Carga Horária: 1h20min

Avaliação: atividades postadas no grupo de WhatsApp

Professora: Antonia das Graças Alvarenga Correia

----------------------------------------------

PROFESSOR RENAN 




Etapa: Educação Infantil: 1º e 2º Período

Data da Atividade: 14/08/2020

Campo de Experiência:  CG – Corpo gestos e movimentos

Temática da Aula: Desenvolvimento Perceptivo Motor

Objeto do Conhecimento: Lateralidade

Habilidades:(EI03CG02)Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência: Estimular e desenvolver a atenção, lateralidade, esquema corporal,  coordenação motora óculo manual e pedal

Recurso Didático: 04 bolinhas de papel, 01 bolina de borracha, 01 cestinha e 02 fitas de cores diferentes

Desenvolvimento: Três atividades serão desenvolvidas

Atividade 1

Amarrar uma fita em cada braço da criança, mas não vamos explicar as palavras direita e esquerda porque são palavras ainda muito abstratas.
Coloque as bolinhas ao alcance da criança e a cesta em frente a criança, há uma distância de 1 metro. Vamos dizer o nome de uma das cores e a criança então deverá pegar a bolinha e com o membro na qual aquela fita daquela cor está amarrada para lançar a bolinha na cestinha.

Atividade 2

É muito semelhante a primeira, mas agora vamos amarrar uma fita no pé ou tênis direito e outra no pé esquerdo da criança. Coloque a criança em pé, e utilize uma das bolinhas da outra atividade. Coloque a bolinha em frente a criança, há uma distância onde a criança consiga pisar na bolinha. Vamos dizer novamente o nome de uma das cores de cada vez e a criança irá usar o membro na qual a fita daquela cor está amarrada e pisar na bolinha.

Atividade 3

Vamos trabalhar a lateralidade do tronco. Já utilizamos as mãos, os pés e agora o tronco. Novamente iremos amarrar as fitas no braço esquerdo e no braço direito da criança e iremos manter os braços dela elevados. Você vai se posicionar atrás da criança e quando você disser o nome de uma das cores, a criança terá que olhar para trás (para você) e girar o tronco, pescoço e o braço do lado corresponde da cor da fita que está amarrada.

Carga Horária50 minutos

Avaliação: Participação na atividade e compartilhamento do vídeo

Professor: Renan Rodrigues Bragato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI