O NÓ DO AFETO
Era um reunião numa escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças, falando da necessidade da presença deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a maioria dos pais e mães trabalhava fora, ela tinha convicção da necessidade de acharem tempo para seus filhos.
Foi então que um pai, com seu jeito simples, explicou que saía tão cedo de casa, que seu filho ainda dormia e que, quando voltava, o pequeno, cansado, já adormecera. Explicou que não podia deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difícil sustentar a família. E contou como isso o deixava angustiado, por praticamente só conviver com o filho nos fins de semana.
O pai, então, falou como tentava redimir-se, indo beijar a criança todas as noites, quando chegava em casa. Contou que a cada beijo, ele dava um pequeno nó no lençol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava e lá estivera. E era o nó o meio de se ligarem um ao outro.
Aquela história emocionou a diretora da escola que, surpresa, verificou ser aquele menino um dos melhores e mais ajustados alunos da classe. E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pais e filhos têm de se comunicarem, de se fazerem presentes nas vidas uns dos outros. O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente, de se fazer presente e, o mais importante, de que seu filho acreditasse na sua presença.
Para que a comunicação se instale, é preciso que os filhos ‘ouçam’ o coração dos pais ou responsáveis, pois os sentimentos falam mais alto do que as palavras. É por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho, revestidos de puro afeto, curam até dor de cabeça, arranhão, ciúme do irmão, medo do escuro, etc.
Uma criança pode não entender certas palavras, mas sabe registrar e gravar um gesto de amor, mesmo que este seja um simples nó.
E você? Tem dado um nó no lençol do seu filho?
PARABÉNS PELO DIA DOS PAIS!
E.M. PROFESSORA SÍLVIA VIEIRA
-------------------------------------
ARTE
PROFESSORA LÚCIA
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 3 º
Ano do Ensino Fundamental
Professora: LÚCIA SUAVINHA
Data
da Atividade:10/08/2020
Componente
Curricular: ARTE
Temática
da Aula: O NOME DA MINHA CIDADE
Objeto
do Conhecimento: Projeto 200 anos
de Sacramento
Habilidades:
(EF15AR04MG) Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, gravura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas
convencionais e não convencionais.
(EF15AR05MG) Experimentar a
criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo,
explorando diferentes espaços da escola e da comunidade com respeito e
adequação à estrutura dos diversos ambientes.
(EF15AR06MG) Dialogar sobre a sua criação e as
dos colegas, com respeito às individualidades, para perceber a diversidade de
sentidos e as possibilidades de expressão.
Competências:
A
representação do movimento na produção artística das diversas modalidades
visuais.
Recursos Didáticos: celular, computador, folha sulfite, lápis de
cor, vídeo .
Desenvolvimento:
·
Apresentação da professora a turma;
·
Disponibilizar o vídeo com a proposta da
atividade;
·
Pedir para desenhar no caderno de desenho.
Avaliação: os alunos serão avaliados
através da participação online e através da execução das atividades postados no
grupo.
Carga Horária: 50 MINUTOS
===================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI