Somos uma equipe pedagógica que tem grande orgulho e compromisso pelo trabalho que desenvolve, e cujo objetivo principal é o de oferecer um ensino de qualidade, para que o aprendente tenha atuação crítica e participativa na sociedade, motivado pelos mais altos ideais de altruísmo e solidariedade ao próximo.
Nosso slogan
O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
DATA: 08/06/2020 (aula 6) PROFESSORA: NILZA APARECIDA DA SILVA
TURMAS: 4º e 5° ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
UNIDADE TEMÁTICA:
Artes visuais
OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas
HABILIDADES:
(EF15AR01P5) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais contemporâneas e regionais, se expressando através do desenho, colagem, pintura, dobradura, fotografia, gravuras, histórias em quadrinhos, vídeos, escultura, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR27MGP5) Conhecer a história da Arte e os diversos artistas, criando e refletindo sobre as linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), resgatando as tradições culturais de cada município.
Retas e Curvas – 3D
Queridos alunos vocês já aprenderam um pouquinho sobre linhas retas e linhas curvas. Que tal agora a gente misturar as duas e ver no que vai dar? Curioso?
Vou adiantar um pouquinho, vai dar um desenho que gente chama de 3D. É só seguir passo a passo o vídeo.
ATIVIDADES
1º-Atividade:
ASSISTIR UM VÍDEO NA PÁGINA DO YOUTUBE CLICANDO NO LINK:
Vídeo 1: https://youtu.be/tR621yPJac0
2º- Atividade:
Veja o vídeo novamente e faça sua criação seguindo passo a passo mostrado no vídeo.
Lembrando que agora no seudesenho você irá usar linhas retas e linhas curvas.
OBS: Não se esqueça de fazer uma foto do seu trabalho e postar lá no grupo! Ok!?
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 4º
ano I do Ensino Fundamental
Data
da Atividade: 08/06/2020
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Temática
da Aula: Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais
Objeto
do Conhecimento: Reconstrução das
condições de produção e recepção de textos./ Leitura de imagens em narrativas visuais /
Compreensão em leitura/ Estratégia de leitura.
Habilidade:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em
campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a
comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo
para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se
destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai
ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de
produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria
obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas
antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses
realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e
tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos
(tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando
compreensão global.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas
ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da
estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção
do discurso indireto e discurso direto.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação
científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/
assunto do texto.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Competência:
Compreensão
em leitura (localização de informações), Análise
linguística/semiótica (Ortografização).
Desenvolvimento: Para
desenvolver as atividades os alunos farão a leitura de cada texto e assim
desenvolverão as atividades pedidas em cada situação.
Carga Horária: 3 horas
Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das
postagens das atividades concluídas.
DATA: 08/06/2020 (aula 6) PROFESSORA: NILZA APARECIDA DA SILVA
TURMAS: 4º e 5° ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
UNIDADE
TEMÁTICA:
Artes visuais
OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas
HABILIDADES:
(EF15AR01P5) Identificar e apreciar formas distintas das
artes visuais tradicionais contemporâneas e regionais, se expressando através
do desenho, colagem, pintura, dobradura, fotografia, gravuras, histórias em
quadrinhos, vídeos, escultura, cultivando a percepção, o imaginário, a
capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR27MGP5) Conhecer a história da Arte e os diversos artistas, criando e
refletindo sobre as linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e
Teatro), resgatando as tradições culturais de cada município.
Retas e Curvas – 3D
Queridos alunos vocês já aprenderam um pouquinho sobre linhas
retas e linhas curvas. Que tal agora a gente misturar as duas e ver no que vai
dar? Curioso?
Vou adiantar um pouquinho, vai dar um desenho que gente chama de
3D. É só seguir passo a passo o vídeo.
ATIVIDADES
1º-Atividade:
ASSISTIR UM VÍDEO NA PÁGINA DO YOUTUBE CLICANDO NO LINK:
Vídeo 1: https://youtu.be/tR621yPJac0
2º-
Atividade:
Veja o vídeo novamente e faça sua criação seguindo passo a
passo mostrado no vídeo.
Lembrando que agora no seudesenho você irá usar linhas retas e linhas curvas.
OBS:
Não se esqueça de fazer uma foto do seu trabalho e postar lá no grupo! Ok!?
Interpretação de textos de gêneros variados. Alimentação.
Objeto do Conhecimento:
Estrutura do texto – Oralidade e Leitura e Interpretação oral e escrita.
Habilidades:
· EF15LP18 – Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
· EF15LP01X – Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente, reconhecendo para que fossem produzidos, onde circulam quem os produziu e a quem se destina e a sua importância no meio/ vida social.
· EF15LP03 – Localizar informações explícitas em textos.
· EF03LP05 – Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
· EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.
· EF01LP10BX- Recitar as letras em ordem alfabética e/ ou aleatoriamente.
· EF05CI08 – Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde no organismo.
· EF02LP03 – Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f,v,t,d,b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
Competência:
Trabalhar a estrutura do texto, trabalhar a expressividade, entonação e o levantamento de hipóteses.
Recurso Didático:
Vídeo, folha xerocada, caderno, lápis de escrever. Lápis de cor, régua.
Desenvolvimento:
Apreciação de vídeos no Youtube, apreciação da história, leitura e interpretação oral e escrita do texto.
Carga Horária: 120 minutos.
Avaliação:
Contínua através das atividades realizadas em casa e postadas no grupo de WhatsApp.
Temática
da Aula: Letra cursiva; Alfabeto; Ordem alfabética; Leitura;
Objeto
do Conhecimento:Construção do Sistema Alfabético;Convenções da
escrita e formação do leitor;
Habilidades
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva;
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto;
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem;
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade;
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura;
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Competência :
Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala;
Escrever com autonomia o próprio nome usando letra cursiva;
Identificar,traçar e reconhecer o alfabeto maiúsculo cursivo;
Organizar palavras e listas em ordem alfabética;
Desenvolver o gosto pela leitura;
Recurso
Didático: Atividade xerocada e vídeo aula;
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 2° Período da Educação Infantil
Data da Atividade: 08/06/2020
Componente Curricular: – “ Eu, o Outro e o Nós” ( EO ) - “Traços, sons, cores e formas”.(TS)-
Espaços, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações (ET)- Escuta, fala, Pensamento e
Imaginação ( E F).
Temática da Aula: Importância dos valores como: amizade, cooperação, amor ao próximo e
solidariedade.
Objeto do Conhecimento: Apresentar a história “ A árvore sem folhas”, enfatizando que com boa
vontade e amor, podemos alegrar as pessoas.
Habilidades:
(EIO3EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e
cooperação.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações
com crianças e adultos.
( EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem
oral e escrita ( escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET04) Registrar observações utilizadas por números e traçado dos mesmos. Seja por
desenhos ou escritas espontâneas.
Competência: Compreender a amizade como um valor que se conquista através da partilha, da
fraternidade, da solidariedade, da tolerância e do respeito.
Recurso Didático: Lousa, imagens, calendário, alfabeto e numerais.
Desenvolvimento:
- Recordar alfabeto, numerais, dia e mês do ano.
- Apresentar a história “ A árvore sem folhas.”
- Comentário a respeito da importância da amizade, cooperação..
Carga Horária: 3 h.
Avaliação: Serão avaliados, através de fotografias das atividades realizadas em casa, capricho e
criatividade.
Pedir para a criança deitar-se no chão e rolar de um lado par o outro, em cada lado organizar pares de sapatos desencontrados, a criança irá rolar pegando os pares dos sapatos e colocar no lugar correto juntando os pares.
2-ENGATINHAR COM ALGUM OBJETO NAS COSTAS.
A criança irá engatinhar com o material escolhido nas costas (pacote de feijão) ou algum objeto que dê para ser transportado nas costas da criança enquanto ela engatinha de um lado para o outro.
3-SALTAR (PULAR SOBRE ALGUM OBSTÁCULO)
Colocar uma garrafa pet no chão e pedir para a criança pular a garrafa. Observação a garrafa deve ser colocada deitada para que não tenha perigo da criança se machucar.
A criança irá finalizar a atividade dando saltos sobre o obstáculo (pulando a garrafa pet) concluindo assim o circuito de atividades.
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa:1º e 2º período da educação infantil.
Data da Atividade: 08/06/2020
Componente Curricular: Corpo, gestos e movimentos.
Temática da Aula: Movimento corporal e coordenação motora.
Objeto do Conhecimento: Destreza e movimentos do corpo.
Habilidade:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Competência: Desenvolver destrezas (coordenação motora), discriminação de movimentos rolando de um lado para o outro e pulando sobre algum obstáculo , noção espacial e equilíbrio na locomoção (engatinhando com objeto sobre as costas).
Recurso Didático: Vídeo aula, garrafa pet, , de 3 à 4 pares de sapatos diferentes e uma almofada pequena, ou um pacote de feijão, ou de sal ou algo similar .
Desenvolvimento:
ROLAR DE UM LADO PARA O OUTRO, ENGATINHAR E SALTAR (PULAR).
O objetivo da atividade é que a criança role de um lado par o outro e organize os pares de sapatos que estão desencontrados .Depois que ela terminar de juntar os pares dos sapatos ela irá engatinhar com o material escolhido nas costas (pacote de feijão ) de um lado para o outro ,em seguida ela irá finalizar a atividade dando saltos sobre o obstáculo (pulando a garrafa pet )concluindo assim o circuito de atividades.
PARA TERMOS UMA BOA SAÚDE SÃO NECESSÁRIOS TRÊS FATORES FUNDAMENTAIS:
·UMA BOA ALIMENTAÇÃO;
·A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E,
·HIGIENE CORPORAL.
NA TAREFA DE HOJE CRIANÇAS, VOCÊS VÃO RASGAR GRAVURAS DE OBJETOS E PRODUTOS QUE USAMOS EM NOSSA HIGIENE (SABONETE, XAMPU, ESCOVA DE DENTES, CREME DENTAL, TOALHA, ESPONJA DE BANHO, ETC.). PARA REALIZAR A TAREFA UTILIZEM REVISTAS, PANFLETOS DE SUPERMERCADOS, RÓTULOS DE EMBALAGENS, E PODEM TAMBÉM DESENHAR OS OBJETOS OU PRODUTOS, CASO NÃO TENHAM REVISTAS PARA RASGAR. NÃO USEM A TESOURA, A ATIVIDADE É PARA SER FEITA USANDO OS DEDINHOS PARA RASGAR.
AO FINAL DA ATIVIDADE, NÃO SE ESQUEÇAM DE ESCREVER O SEU NOME.
NOME:
Diário Remoto de Registro de Atividades
Escolares
Etapa: 1º Período da
Educação Infantil
Professora: Sheila
Cristina Martins Gomes de Melo
Data da Atividade: 08/06/2020
Campo de Experiência: O
Eu, o Outro e o Nós; Traços, Sons, Cores e formas.
Temática da Aula:TerHigiene é ter saúde!
Objeto do Conhecimento: A
saúde de nosso corpo.
Habilidades:
(EI03EO02) Agir de maneira
independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas
e limitações.
(EI03CG04) Adotar hábitos
de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
(EI03CG05) Coordenar
suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se
livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura,
criando produções bidimensionais e tridimensionais;
Competência: Desenvolver
aautonomia e empatia, ter
atitudes de responsabilidade consigo mesmo e com quem está ao redor.
Recurso Didático:
Computador
ou celular para assistir a aula;
Revistas,
panfletos de supermercado, jornais para rasgadura de gravuras, cola,
cotonete;
Papel,
giz ou lápis de cor para fazer um desenho;
Desenvolvimento:
Iniciar
a vídeo aula com a música Tico-Tico no Fubá; após a música me apresento e
comento sobre o campo de experiência que irei trabalhar: a importância de
termos uma boa saúde. Convido as crianças para assistirem um vídeo do Doutor
saúde.
Após
o vídeo, faço comentários sobre o mesmo, destacando principalmente a higiene
corporal. Falo sobre a importância do banho, apresento os produtos de higiene
para a nossa higiene pessoal diária.
Peço
que procurem em revistas, panfletos de supermercados ou em jornais, produtos
da higiene pessoal, ensino como rasgar para descolar a figura sem usar a
tesoura, depois é só colar a figura em uma folha ou caderno.
Para
as crianças que não tem o material pedido acima, vou dar a sugestão de colar
o próprio rótulo do produto, e, ainda darei a opção de desenhar os objetos,
caso não tenham revistas, rótulos ou panfletos.
Carga Horária: 4
horas
Avaliação: Através
de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da
participação e interesse.
PROFESSORA ADRIANA
ATIVIDADE 08/06/2020 - PSICOMOTRICIDADE
SEGUIR OS COMANDOS CITADOS ABAIXO:
1-ROLAR
DE UM LADO PARA O OUTRO.
Pedir para a criança deitar-se no chão e rolar
de um lado par o outro, em cada lado organizar pares de sapatos desencontrados,
a criança irá rolar pegando os pares dos
sapatos e colocar no lugar correto juntando os pares.
2-ENGATINHAR COM ALGUM OBJETO
NAS COSTAS.
A criança irá engatinhar com o material escolhido nas costas (pacote
de feijão) ou algum objeto que dê para
ser transportado nas costas da criança enquanto ela engatinha de um lado para o
outro.
3-SALTAR (PULAR SOBRE ALGUM
OBSTÁCULO)
Colocar uma garrafa pet no
chão e pedir para a criança pular a
garrafa. Observação a garrafa deve ser colocada deitada para que não tenha
perigo da criança se machucar.
A criança irá finalizar a atividade dando
saltos sobre o obstáculo (pulando a garrafa pet) concluindo assim o circuito de
atividades.
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa:1º e
2º período da educação infantil.
Data
da Atividade: 08/06/2020
Componente
Curricular: Corpo, gestos e movimentos.
Temática
da Aula: Movimento corporal e coordenação motora.
Objeto
do Conhecimento: Destreza e movimentos do corpo.
Habilidade:
(EI03CG02)
Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos,
escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras
possibilidades.
(EI03CG05)
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas.
Competência: Desenvolver
destrezas (coordenação motora), discriminação de movimentos rolando de um lado
para o outro e pulando sobre algumobstáculo , noção espacial e equilíbriona locomoção (engatinhando com objeto sobre as costas).
Recurso
Didático: Vídeo aula, garrafa pet, ,
de 3 à 4 pares de sapatos diferentes e uma almofada pequena, ou um pacote de
feijão, ou de sal ou algo similar .
Desenvolvimento:
ROLAR DE UM LADO PARA O OUTRO, ENGATINHAR
E SALTAR (PULAR).
O objetivo
da atividadeé que a criança role de um
lado par o outro e organize os pares de sapatos que estão desencontrados
.Depois que ela terminar de juntar os pares dos sapatos ela irá engatinharcom o material escolhido nas costas (pacote
de feijão ) de umlado para o outro ,em
seguida ela irá finalizar a atividade dando saltos sobre o obstáculo (pulando a
garrafa pet )concluindo assim o circuito de atividades.