Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

sábado, 6 de junho de 2020

08/06/2020 - 5º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA / ARTE


LÍNGUA PORTUGUESA


PROFESSORA ZILAMAR











ARTE


PROFESSORA NILZA







PLANO DE AULA E. M. PROFESSORA SILVIA VIEIRA
                                         

DATA: 08/06/2020 (aula 6)

PROFESSORA:
 NILZA APARECIDA DA SILVA

TURMAS: 4º e 5° ANO

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

UNIDADE TEMÁTICA:
Artes visuais

OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas

HABILIDADES:

(EF15AR01P5) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais contemporâneas e regionais, se expressando através do desenho, colagem, pintura, dobradura, fotografia, gravuras, histórias em quadrinhos, vídeos, escultura, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR27MGP5) Conhecer a história da Arte e os diversos artistas, criando e refletindo sobre as linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), resgatando as tradições culturais de cada município.

Retas e Curvas – 3D

Queridos alunos vocês já aprenderam um pouquinho sobre linhas retas e linhas curvas. Que tal agora a gente misturar as duas e ver no que vai dar? Curioso?
Vou adiantar um pouquinho, vai dar um desenho que gente chama de 3D. É só seguir passo a passo o vídeo.

ATIVIDADES

1º- Atividade:
ASSISTIR UM VÍDEO NA PÁGINA DO YOUTUBE CLICANDO NO LINK:
Vídeo 1: https://youtu.be/tR621yPJac0

2º- Atividade:

Veja o vídeo novamente e faça sua criação seguindo passo a passo mostrado no vídeo.
Lembrando que agora no seu desenho você irá usar  linhas retas e linhas curvas.

OBS: Não se esqueça de fazer uma foto do seu trabalho e postar lá no grupo! Ok!?

Bom trabalho criançada!

 Profª Nilza
08/06/2020




08/06/2020 - 4º ANO - Língua Portuguesa Temática da Aula: Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais /ARTE - UNIDADE TEMÁTICA: Artes visuais


LÍNGUA PORTUGUESA


PROFª RITA












Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 4º ano I do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 08/06/2020
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Temática da Aula: Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais

Objeto do Conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos./  Leitura de imagens em narrativas visuais / Compreensão em leitura/ Estratégia de leitura.

Habilidade:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

Competência: Compreensão em leitura (localização de informações), Análise linguística/semiótica (Ortografização).


Desenvolvimento: Para desenvolver as atividades os alunos farão a leitura de cada texto e assim desenvolverão as atividades pedidas em cada situação.

Carga Horária: 3 horas

Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.

Professora: Rita de Cássia Mendes Silva.


--------------------------------------------------------------------------------------


ARTE


PROFESSORA NILZA





PLANO DE AULA E. M. PROFESSORA SILVIA VIEIRA
                                         

DATA: 08/06/2020 (aula 6)

PROFESSORA:
NILZA APARECIDA DA SILVA

TURMAS: 4º e 5° ANO

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

UNIDADE TEMÁTICA:
Artes visuais

OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas

HABILIDADES:

(EF15AR01P5) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais contemporâneas e regionais, se expressando através do desenho, colagem, pintura, dobradura, fotografia, gravuras, histórias em quadrinhos, vídeos, escultura, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR27MGP5) Conhecer a história da Arte e os diversos artistas, criando e refletindo sobre as linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), resgatando as tradições culturais de cada município.

Retas e Curvas – 3D

Queridos alunos vocês já aprenderam um pouquinho sobre linhas retas e linhas curvas. Que tal agora a gente misturar as duas e ver no que vai dar? Curioso?
Vou adiantar um pouquinho, vai dar um desenho que gente chama de 3D. É só seguir passo a passo o vídeo.

ATIVIDADES

1º- Atividade:
ASSISTIR UM VÍDEO NA PÁGINA DO YOUTUBE CLICANDO NO LINK:
Vídeo 1: https://youtu.be/tR621yPJac0

2º- Atividade:

Veja o vídeo novamente e faça sua criação seguindo passo a passo mostrado no vídeo.
Lembrando que agora no seu desenho você irá usar  linhas retas e linhas curvas.

OBS: Não se esqueça de fazer uma foto do seu trabalho e postar lá no grupo! Ok!?

Bom trabalho criançada!

 Profª Nilza
08/06/2020




08/06/2020 - 3º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA: Temática da Aula: Interpretação de textos de gêneros variados. Alimentação. / ARTE


AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA


PROFESSORA ROSELI















Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares


Professora: Roseli Silva Barbosa – Semana 6

Etapa: 3º ano do Ensino Fundamental.

Data da Atividade: 08/06/2020 – segunda feira

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Temática da Aula:

Interpretação de textos de gêneros variados. Alimentação.

Objeto do Conhecimento:

Estrutura do texto – Oralidade e Leitura e Interpretação oral e escrita.


Habilidades:

· EF15LP18 – Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

· EF15LP01X – Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente, reconhecendo para que fossem produzidos, onde circulam quem os produziu e a quem se destina e a sua importância no meio/ vida social.

· EF15LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

· EF03LP05 – Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

· EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

· EF01LP10BX- Recitar as letras em ordem alfabética e/ ou aleatoriamente.

· EF05CI08 – Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde no organismo.

· EF02LP03 – Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f,v,t,d,b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).


Competência:

Trabalhar a estrutura do texto, trabalhar a expressividade, entonação e o levantamento de hipóteses.


Recurso Didático:


Vídeo, folha xerocada, caderno, lápis de escrever. Lápis de cor, régua.


Desenvolvimento:


Apreciação de vídeos no Youtube, apreciação da história, leitura e interpretação oral e escrita do texto.


Carga Horária: 120 minutos.


Avaliação:

Contínua através das atividades realizadas em casa e postadas no grupo de WhatsApp.



AULA DE ARTE


PROFESSORA SÍLVIA







08/06/2020 - 2º ANO - Língua Portuguesa: Temática da Aula: Letra cursiva; Alfabeto; Ordem alfabética; Leitura/



LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA IRANILDA

















Diário de Registro de Atividades Remotas

Etapa: 2º ano do Ciclo Inicial de Alfabetização. 

Data da Atividade: 08-06-2020

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Temática da Aula: Letra cursiva; Alfabeto; Ordem alfabética; Leitura;

Objeto do Conhecimento:Construção do Sistema Alfabético;Convenções da escrita e formação do leitor;

Habilidades


 (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva;

 (EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto;

 (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;

 (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem;

 (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;

 (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade;

 (EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura;

 (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

Competência :

 Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala;

 Escrever com autonomia o próprio nome usando letra cursiva;

Identificar,traçar e reconhecer o alfabeto maiúsculo cursivo;

Organizar palavras e listas em ordem alfabética;

 Desenvolver o gosto pela leitura;

Recurso Didático: Atividade xerocada e vídeo aula;

__________________________________________________________

AULA DE ARTE

PROFESSORA SÍLVIA 







08/06/2020 - 1º ANO - ARTE: PONTILHISMO/ LÍNGUA PORTUGUESA LETRA B

PROFESSORA ALESSANDRA





 






=======================================================================



ARTE

PROFESSORA SÍLVIA










08/06/2020 - 2º período da educação infantil - Corpo, gestos e movimentos.“ Eu, o Outro e o Nós” ( EO ) - “Traços, sons, cores e formas”.(TS)- Espaços, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações (ET)- Escuta, fala, Pensamento e Imaginação ( E F).




AULA DA TIA LURDINHA 



ATIVIDADES  


01-Escrever o cabeçalho: 

SACRAMENTO, 08 DE JUNHO DE 2020. 

02-Desenhar uma árvore; 

03-Desenhar nela, três flores e seis folhas, 

04-Desenhar gramas embaixo e um Sol em cima. 

05-Escrever o seu nome. 



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas 


Etapa: 2° Período da Educação Infantil 

Data da Atividade: 08/06/2020 

Componente Curricular: – “ Eu, o Outro e o Nós” ( EO ) - “Traços, sons, cores e formas”.(TS)- Espaços, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações (ET)- Escuta, fala, Pensamento e Imaginação ( E F). 

Temática da Aula: Importância dos valores como: amizade, cooperação, amor ao próximo e solidariedade. 

Objeto do Conhecimento: Apresentar a história “ A árvore sem folhas”, enfatizando que com boa vontade e amor, podemos alegrar as pessoas. 

Habilidades:

 (EIO3EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. 

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

 ( EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão. 

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. 

(EI03ET04) Registrar observações utilizadas por números e traçado dos mesmos. Seja por desenhos ou escritas espontâneas. 

Competência: Compreender a amizade como um valor que se conquista através da partilha, da fraternidade, da solidariedade, da tolerância e do respeito. 

Recurso Didático: Lousa, imagens, calendário, alfabeto e numerais. Desenvolvimento: - Recordar alfabeto, numerais, dia e mês do ano. - Apresentar a história “ A árvore sem folhas.” - Comentário a respeito da importância da amizade, cooperação..

Carga Horária: 3 h. 

Avaliação: Serão avaliados, através de fotografias das atividades realizadas em casa, capricho e criatividade. 

PROFESSORA: Lurdinha



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PROFESSORA ADRIANA






ATIVIDADE  08/06/2020 - PSICOMOTRICIDADE


                           SEGUIR OS COMANDOS CITADOS ABAIXO:



1-ROLAR DE UM LADO PARA O OUTRO.

 Pedir para a criança deitar-se no chão e rolar de um lado par o outro, em cada lado organizar pares de sapatos desencontrados, a criança irá  rolar pegando os pares dos sapatos e colocar no lugar correto juntando os pares.

2-ENGATINHAR COM ALGUM OBJETO NAS COSTAS.

A criança irá engatinhar  com o material escolhido nas costas (pacote de feijão)  ou algum objeto que dê para ser transportado nas costas da criança enquanto ela engatinha de um lado para o outro.

3-SALTAR (PULAR SOBRE ALGUM OBSTÁCULO)

Colocar uma garrafa pet no chão e pedir para  a criança pular a garrafa. Observação a garrafa deve ser colocada deitada para que não tenha perigo da criança se machucar.
 A criança irá finalizar a atividade dando saltos sobre o obstáculo (pulando a garrafa pet) concluindo assim o circuito de atividades.








Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa:1º e 2º período da educação infantil.
Data da Atividade: 08/06/2020
Componente Curricular: Corpo, gestos e movimentos.
Temática da Aula: Movimento corporal e coordenação motora.
Objeto do Conhecimento: Destreza e movimentos do corpo.
Habilidade:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. 
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência: Desenvolver destrezas (coordenação motora), discriminação de movimentos rolando de um lado para o outro e pulando sobre algum  obstáculo , noção espacial e equilíbrio  na locomoção (engatinhando com objeto sobre as costas).

Recurso Didático: Vídeo aula, garrafa pet, , de 3 à 4 pares de sapatos diferentes e uma almofada pequena, ou um pacote de feijão, ou de sal ou algo similar .

Desenvolvimento:

ROLAR DE UM LADO PARA O OUTRO, ENGATINHAR E SALTAR (PULAR).

 O   objetivo da atividade  é que a criança role de um lado par o outro e organize os pares de sapatos que estão desencontrados .Depois que ela terminar de juntar os pares dos sapatos ela irá engatinhar  com o material escolhido nas costas (pacote de feijão ) de um  lado para o outro ,em seguida ela irá finalizar a atividade dando saltos sobre o obstáculo (pulando a garrafa pet )concluindo assim o circuito de atividades.

08/06/2020 - 1º período da educação infantil - PSICOMOTRICIDADE: Corpo, gestos e movimentos. Temática da Aula: Movimento corporal e coordenação motora. /




PROFESSORA SHEILA











ATIVIDADES PARA REALIZAR EM CASA – 08/06/2020

PROFESSORA: SHEILA CRISTINA - 1º PERÍODO

PARA TERMOS UMA BOA SAÚDE SÃO NECESSÁRIOS TRÊS FATORES FUNDAMENTAIS:
·        UMA BOA ALIMENTAÇÃO;
·        A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E,
·        HIGIENE CORPORAL.
NA TAREFA DE HOJE CRIANÇAS, VOCÊS VÃO RASGAR GRAVURAS DE OBJETOS E PRODUTOS QUE USAMOS EM NOSSA HIGIENE (SABONETE, XAMPU, ESCOVA DE DENTES, CREME DENTAL, TOALHA, ESPONJA DE BANHO, ETC.). PARA REALIZAR A TAREFA UTILIZEM REVISTAS, PANFLETOS DE SUPERMERCADOS, RÓTULOS DE EMBALAGENS, E PODEM TAMBÉM DESENHAR OS OBJETOS OU PRODUTOS, CASO NÃO TENHAM REVISTAS PARA RASGAR. NÃO USEM A TESOURA, A ATIVIDADE É PARA SER FEITA USANDO OS DEDINHOS PARA RASGAR.
AO FINAL DA ATIVIDADE, NÃO SE ESQUEÇAM DE ESCREVER O SEU NOME.


NOME:






Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares


Etapa: 1º Período da Educação Infantil

Professora: Sheila Cristina Martins Gomes de Melo

Data da Atividade: 08/06/2020
Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Traços, Sons, Cores e formas.
Temática da Aula:  Ter Higiene é ter saúde!
Objeto do Conhecimento: A saúde de nosso corpo.

Habilidades:  

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;

Competência: Desenvolver a autonomia e empatia, ter atitudes de responsabilidade consigo mesmo e com quem está ao redor.

Recurso Didático:
Computador ou celular para assistir a aula;
Revistas, panfletos de supermercado, jornais para rasgadura de gravuras, cola, cotonete;
Papel, giz ou lápis de cor para fazer um desenho;

Desenvolvimento: 

Iniciar a vídeo aula com a música Tico-Tico no Fubá; após a música me apresento e comento sobre o campo de experiência que irei trabalhar: a importância de termos uma boa saúde. Convido as crianças para assistirem um vídeo do Doutor saúde.
Após o vídeo, faço comentários sobre o mesmo, destacando principalmente a higiene corporal. Falo sobre a importância do banho, apresento os produtos de higiene para a nossa higiene pessoal diária.
Peço que procurem em revistas, panfletos de supermercados ou em jornais, produtos da higiene pessoal, ensino como rasgar para descolar a figura sem usar a tesoura, depois é só colar a figura em uma folha ou caderno.
Para as crianças que não tem o material pedido acima, vou dar a sugestão de colar o próprio rótulo do produto, e, ainda darei a opção de desenhar os objetos, caso não tenham revistas, rótulos ou panfletos.

Carga Horária: 4 horas

Avaliação: Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação e interesse.





PROFESSORA ADRIANA





ATIVIDADE  08/06/2020 - PSICOMOTRICIDADE


                           SEGUIR OS COMANDOS CITADOS ABAIXO:



1-ROLAR DE UM LADO PARA O OUTRO.

 Pedir para a criança deitar-se no chão e rolar de um lado par o outro, em cada lado organizar pares de sapatos desencontrados, a criança irá  rolar pegando os pares dos sapatos e colocar no lugar correto juntando os pares.

2-ENGATINHAR COM ALGUM OBJETO NAS COSTAS.

A criança irá engatinhar  com o material escolhido nas costas (pacote de feijão)  ou algum objeto que dê para ser transportado nas costas da criança enquanto ela engatinha de um lado para o outro.

3-SALTAR (PULAR SOBRE ALGUM OBSTÁCULO)

Colocar uma garrafa pet no chão e pedir para  a criança pular a garrafa. Observação a garrafa deve ser colocada deitada para que não tenha perigo da criança se machucar.
 A criança irá finalizar a atividade dando saltos sobre o obstáculo (pulando a garrafa pet) concluindo assim o circuito de atividades.












Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa:1º e 2º período da educação infantil.
Data da Atividade: 08/06/2020
Componente Curricular: Corpo, gestos e movimentos.
Temática da Aula: Movimento corporal e coordenação motora.
Objeto do Conhecimento: Destreza e movimentos do corpo.
Habilidade:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. 
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência: Desenvolver destrezas (coordenação motora), discriminação de movimentos rolando de um lado para o outro e pulando sobre algum  obstáculo , noção espacial e equilíbrio  na locomoção (engatinhando com objeto sobre as costas).

Recurso Didático: Vídeo aula, garrafa pet, , de 3 à 4 pares de sapatos diferentes e uma almofada pequena, ou um pacote de feijão, ou de sal ou algo similar .

Desenvolvimento:

ROLAR DE UM LADO PARA O OUTRO, ENGATINHAR E SALTAR (PULAR).

 O   objetivo da atividade  é que a criança role de um lado par o outro e organize os pares de sapatos que estão desencontrados .Depois que ela terminar de juntar os pares dos sapatos ela irá engatinhar  com o material escolhido nas costas (pacote de feijão ) de um  lado para o outro ,em seguida ela irá finalizar a atividade dando saltos sobre o obstáculo (pulando a garrafa pet )concluindo assim o circuito de atividades.