Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

segunda-feira, 1 de junho de 2020

02/06/2020 - 1º Período da Educação Infantil - Temática da Aula: Corpo e Movimentos “Fazer artístico”/ LITERATURA: É A HISTÓRIA DE HOJE É: O MUNDINHO

 

Corpo e Movimentos “Fazer artístico”

Professora: Sirlene



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa: 1º Período da Educação Infantil

Data da Atividade: 02/06/20

Campo de Experiência: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” - “O eu, o outro e o nós” - “Traços, Sons, Cores e Formas” – “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Temática da Aula: Corpo e Movimentos “Fazer artístico”

Objeto do Conhecimento: Coordenação motora, equilíbrio e lateralidade, retas horizontais e verticais, formas geométricas.

Habilidades:

 (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
 (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. 
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
 (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens          (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
 (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Competência:
Desenvolver a coordenação dos movimentos manuais e corporais, trabalhar o equilíbrio e a lateralidade, retomar os conceitos de retas verticais e horizontais, visualizar as formas geométricas planas (quadrado, círculo, triângulo e retângulo) visualização e leituras das vogais e numerais.

Recurso Didático: videoaula, revistas, cola, tesoura, papeis diversos, cartazes de vogais, numerais, formas geométricas, cordas, etc..

Desenvolvimento:  apreciação do videoaula iniciando com a leitura das vogais e exploração dos som das mesmas. Posteriormente leitura dos numerais de 1 a 5 com visualização das formas geométricas representando quantidades de 1 a 5. Na sequência contação de historia para detonar a atividade de criação artística onde a criança será instigada a rasgar 7 retas e traçar ou rasgar 2 círculos e com estes criar as formas geométricas (quadrado e triangulo montando assim uma casa, uma árvore). Após a criança artística a criança deverá assinar o nome como souber. Finalizando o videoaula atividade de coordenação motora ampla, caminhar equilibrando sobre cordas e pulando com os dois pés para esquerda e direita e brincadeira de jogar sacolas plásticas para o alto tentando pegá-las e rebatê-las.

Carga horária: 4 horas

Avaliação: Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação e interesse.

Professora: Sirlene Batista Silva Lopes.


PASSO A PASSO DA ATIVIDADE PARA SER FEITA EM CASA COM A FAMILIA APÓS VER O VIDEO DA AULA :

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS COLOQUE A CRIANÇA PARA FAZER A ATIVIDADE SEGUINDO OS PASSOS ABAIXO:.

1º MOMENTO: RASGAR 7 RETAS DE FOLHAS DE REVISTAS NO SENTIDO HORIZONTAL DA FOLHA

2º MOMENTO: A FAMÍLIA DEVERÁ FAZER ESTA PARTE. PEGAR UM COPO PEQUENO OU UMA XÍCARA DE CAFÉ E  CONTORNE RISCANDO DOIS CÍRCULOS.

3º MOMENTO:PEGUE 2 RETINHAS E COLE EM UMA FOLHA CHAMEX OU NO CADERNO NO SENTIDO DEITADO (RETAS HORIZONTAIS).

4º MOMENTO: PEGUE MAIS DUAS RETINHAS E COLE NO SENTIDO EM PÉ (RETAS VERTICAIS). FORMANDO O QUADRADO

5º MOMENTO: PEGUE 2 RETINHAS E COLE EM CIMA DO QUADRADO FORMANDO UM TRIANGULO.  FORMANDO A CASA. 

6º MOMENTO: PEGUE 1 RETA COLE DO LADO DIREITO DA CASA .

7º MOMENTO: PEGUE 1 CIRCULO E COLE EM CIMA DA RETA DO LADO DA CASA FORMANDO A ÁRVORE.

8º MOMENTO: PEGUE O CIRCULO QUE SOBROU E COLE DO LADO ESQUERDO DA CASA PARA FORMAR O SOL.

9ºMOMENTO: A CRIANÇA DEVERÁ ASSINAR O NOME NA FOLHA ONDE FEZ A COLAGEM DA CASA. EM SEGUIDA A FAMÍLIA DEVERÁ FOTOGRAFAR A ATIVIDADE E POSTAR NO GRUPO DE WHATSAPP. 

10º MOMENTO: ATIVIDADES NO QUINTAL DE CASA CONFORME EXPLICAÇÃO DO VÍDEO AULA.




========================================================================

É A HISTÓRIA DE HOJE É: O MUNDINHO
PROFESSORA AUDICE





Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 1º período da Educação Infantil
Data da Atividade: 02.06.2020
Professora: Audice d’Arc Rosa Prado
Componente Curricular: Contação de História
Temática da Aula: Você cuida do local onde você vive?
Objeto do Conhecimento: Valorizar e cuidar da natureza
Habilidade: Interessar-se e demonstrar curiosidade pela natureza

Competência:
·       Levar o educando a perceber a beleza da natureza e a destruição causada pelo homem;
·       Observar o ambiente que mora, estabelecendo contato com pequenos animais, com plantas, manifestando curiosidade e interesse.
·       Expressar-se livremente por meio de declamar o poema.

Recurso Didático: Computador, notebook ou celular para assistir a aula, máscara. Poema para declamar.

Desenvolvimento:
·       Iniciar a aula.
·       Recordar a aula anterior.
·       Narrar a história: O mundinho de Ingrid Biesemeyer Bellinghausin.
·       Concluir que dia 05/06 é o dia mundial do meio ambiente. E a natureza é este presente que temos. Mas devemos cuidar se não iremos ficar sem alimentos. E até os animais irão desaparecer.


AMIGOS DO PLANETA TERRA

Somos todos responsáveis,
Pela preservação do meio ambiente,
Cada um deve ser cidadão consciente.
Cuidar das plantas, dos jardins e das ruas,
E também dos parquinhos e das praças,
Ser amigo do planeta.
É bom pra você e pra mim também.

Atividade:

·       Senhores pais e/ou familiares. Nada é capaz de substituir a presença física... Mas o amor, a dedicação e responsabilidade se esconde nos detalhes do retorno das aulas remotas.
Por isso, peço o compromisso de falar o poema com as crianças ou relatar os cuidados com o espaço que ocupamos ( nosso lar, os jardim, ruas, enfim, cuidar do nosso planeta ).
Cuidando dos nossos quintais não teremos Dengue.
Não jogando lixo nas ruas, evitando as enchentes.
Enfim, vamos manter nosso planeta bem lindo e muita saúde. PEÇA QUE SEU FILHO FAÇA UM LINDO DESENHO DO NOSSO MUNDINHO BEM CUDADO POR TODOS. 
Grata pelo apoio e até a próxima aula. 


Professora Audice

FAMÍLIA, SE VOCÊ QUISER RECONTAR A HISTÓRIA SEGUE O TEXTO ABAIXO NA ÍNTEGRA:

O MUNDINHO

O mundinho é um planeta especial...
... que vive num espaço que parece não ter fim.
No começo, muitas espécies de animais e de plantas viviam em harmonia no Mundinho.
Assim, o Mundinho estava sempre feliz!
Ele gostava de ouvir o lindo canto dos pássaros e o som das cachoeiras.
Respirava devagar para sentir o aroma de suas matas e de suas doces flores.
Divertia-se observando os animais brincando sem parar nas suas terras e águas.
Até que um dia, de repente, chegou lá outro ser: um homenzinho. Todos olharam para ele um pouco assustados, pois não o conheciam.
Então, o Mundinho, muito amável, foi dizendo: “Amigo, seja bem-vindo, você pode habitar aqui conosco.” E o homenzinho agradeceu e ficou.
O tempo passava e mais homenzinhos chegavam para morar lá.
O Mundinho, sempre muito legal, sorria para eles e os ajudava.
Mas, com o passar dos anos, o Mundinho foi ficando diferente, não sorria mais como antes e chorava de tristeza.
Os homenzinhos cada vez mais o invadiam, destruindo suas florestas para construir coisas que achavam importantes. Essas coisas soltavam fumaça e sujavam seus rios e lagos.
A poluição aumentou e não demorou muito para os animais começarem a desaparecer, porque já não podiam mais comer nem respirar.
O Mundinho chorava mais e mais a cada dia. Suas lágrimas eram tantas e tão grandes que foram inundando tudo.
Os homenzinhos ficaram com medo, pois alguns estavam se afogando e morrendo.
Então, um deles falou para os demais: “Quando chegamos eu disse que, para viver aqui, era preciso trabalhar preservando o Mundinho em primeiro lugar, cuidando dele!”
E outro continuou: “E não foi o que fizemos, por isso, agora, estamos sofrendo...”
Todos, muito arrependidos, concordaram com os dois e foram pedir desculpas ao Mundinho pela falta de consciência, pois só haviam pensado em si próprios e em seus desejos.
O Mundinho pensou, pensou e teve uma ideia: “Amigos, ainda podemos nos salvar, é só trabalharmos juntos para isso!”
Assim, daquele dia em diante todos unidos iniciaram um trabalho maravilhoso: cuidar do meio ambiente e preservar todos os seres.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI