Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

sábado, 6 de junho de 2020

08/06/2020 - 4º ANO - Língua Portuguesa Temática da Aula: Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais /ARTE - UNIDADE TEMÁTICA: Artes visuais


LÍNGUA PORTUGUESA


PROFª RITA












Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 4º ano I do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 08/06/2020
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Temática da Aula: Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais

Objeto do Conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos./  Leitura de imagens em narrativas visuais / Compreensão em leitura/ Estratégia de leitura.

Habilidade:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

Competência: Compreensão em leitura (localização de informações), Análise linguística/semiótica (Ortografização).


Desenvolvimento: Para desenvolver as atividades os alunos farão a leitura de cada texto e assim desenvolverão as atividades pedidas em cada situação.

Carga Horária: 3 horas

Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.

Professora: Rita de Cássia Mendes Silva.


--------------------------------------------------------------------------------------


ARTE


PROFESSORA NILZA





PLANO DE AULA E. M. PROFESSORA SILVIA VIEIRA
                                         

DATA: 08/06/2020 (aula 6)

PROFESSORA:
NILZA APARECIDA DA SILVA

TURMAS: 4º e 5° ANO

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

UNIDADE TEMÁTICA:
Artes visuais

OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas

HABILIDADES:

(EF15AR01P5) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais contemporâneas e regionais, se expressando através do desenho, colagem, pintura, dobradura, fotografia, gravuras, histórias em quadrinhos, vídeos, escultura, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR27MGP5) Conhecer a história da Arte e os diversos artistas, criando e refletindo sobre as linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), resgatando as tradições culturais de cada município.

Retas e Curvas – 3D

Queridos alunos vocês já aprenderam um pouquinho sobre linhas retas e linhas curvas. Que tal agora a gente misturar as duas e ver no que vai dar? Curioso?
Vou adiantar um pouquinho, vai dar um desenho que gente chama de 3D. É só seguir passo a passo o vídeo.

ATIVIDADES

1º- Atividade:
ASSISTIR UM VÍDEO NA PÁGINA DO YOUTUBE CLICANDO NO LINK:
Vídeo 1: https://youtu.be/tR621yPJac0

2º- Atividade:

Veja o vídeo novamente e faça sua criação seguindo passo a passo mostrado no vídeo.
Lembrando que agora no seu desenho você irá usar  linhas retas e linhas curvas.

OBS: Não se esqueça de fazer uma foto do seu trabalho e postar lá no grupo! Ok!?

Bom trabalho criançada!

 Profª Nilza
08/06/2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI