Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

terça-feira, 2 de junho de 2020

03/06/2020 - 1° período da educação infantil - EDUCAÇÃO INFANTIL - “Corpo, Gestos e Movimentos”CG / VOGAL I - “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” - “O eu, o outro e o nós” - “Traços, Sons, Cores e Formas” – “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.


Professora NATHANY


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Professora: Nathany Maria Cruvinel da Matta Silva
Data da Atividade: 03/06/20
Campo de Experiência: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” - “O eu, o outro e o nós” - “Traços, Sons, Cores e Formas” – “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
Temática da Aula: Vogal I.
Objeto do Conhecimento: Vogal I.
Habilidades:  apropriação do som e da grafia da vogal I.
Competências:
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

 (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
 (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

Recurso Didático:
Computador ou celular para assistir a aula;
Café e açafrão para fazer o ipê ou tintas marrom e amarela;
Cola branca, algodão e uma folha sulfite.
Desenvolvimento: 
- Inicio o vídeo aula com a música “Cacique da aldeia”, tocando um tambor.
- Dar as boas-vindas aos alunos.
- Cantar a música dos 10 indiozinhos, fazendo primeiramente a contagem com os alunos, enquanto coloco os índios no bote.
- Em seguida, explicar o motivo para eu estar caracterizada de índio, que é ensinar a vogal I, fazer a letra I na parede e recordar a grafia das demais vogais.
- Mostrar alguns objetos que começam com a letra I: injeção, índio, iglu, imã, ioiô, igreja.
- A próxima coisa que começa com a vogal I que irei mostrar aos alunos é Ipê, mostrar algumas imagens dessa árvore.
- Contar a história verídica do Ipê que não queria ser poste.  “Em Porto Velho, no estado de Rondônia, um ipê foi cortado e usado como poste de luz, mas mesmo depois de ter suas raízes cortadas, ele criou novas raízes e floresceu”. Usar esse lindo exemplo da natureza para demonstrar como podemos fazer tudo quando temos força de vontade.
- Após isso, fazer um ipê amarelo, usando café e açafrão, em recipientes separados, colocar um pouco de cola e agua em cada um e misturar bem.
- Atividade: Passar a mistura de café na palma da mão e na metade do antebraço, depois carimbar em uma folha de sulfite. Com a mistura de açafrão e um pedaço de algodão, salpicar a amarelo, para fazer a copa da árvore. Tirar uma foto e mandar no grupo de sua professora.
Carga horária: 4 horas
Avaliação: Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação e interesse.

====================================================================

PROFESSORA ANDREIA



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas 


Etapa: 1° período da educação infantil 
Data da Atividade: 03/06/2020 
Componente Curricular: “Corpo, Gestos e Movimentos”CG 
Temática da Aula: Conhecimento sobre o corpo. 
Objeto do Conhecimento: Movimentos manipulativos 

Habilidade:

 EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. 
EI03CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. 

Competência: 

· Coordenar os movimentos manipulativos mediante contração e relaxamento; 
· Desenvolver a coordenação motora grossa. 
· Desenvolver a coordenação motora fina 
· Manipular objetos com a mão
· Equilíbrio. 
· Trabalho em equipe (cooperação). 
· Lateralidade 
· Ritmo 

Recurso Didático: aparelho de som, música mão na cabeça ( estátua) , bolinhas coloridas ou outros objetos coloridos, 

Carga Horária: 50 minutos. 
Avaliação: Será através de devolutiva dada pelo aluno com um pequeno vídeo. 

Professora de Educação Física: Andreia Fernanda Barbosa Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI