Professora NATHANY
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Professora:
Nathany
Maria Cruvinel da Matta Silva
Data
da Atividade: 03/06/20
Campo
de Experiência: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” - “O
eu, o outro e o nós” - “Traços, Sons, Cores e Formas” – “Espaços, tempos,
quantidades, relações e transformações”.
Temática
da Aula: Vogal I.
Objeto
do Conhecimento: Vogal I.
Habilidades: apropriação do som e da grafia da vogal I.
Competências:
(EI03EO06)
Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG05) Coordenar suas
habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em
situações diversas.
(EI03TS02)
Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no
atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET07)
Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o
depois e o entre em uma sequência.
(EI03ET02)
Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações
sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Recurso
Didático:
Computador ou celular para
assistir a aula;
Café e açafrão para fazer o
ipê ou tintas marrom e amarela;
Cola branca, algodão e uma
folha sulfite.
Desenvolvimento:
- Inicio o vídeo aula com a música “Cacique da aldeia”,
tocando um tambor.
- Dar as boas-vindas aos alunos.
- Cantar a música dos 10 indiozinhos, fazendo primeiramente
a contagem com os alunos, enquanto coloco os índios no bote.
- Em seguida, explicar o motivo para eu
estar caracterizada de índio, que é ensinar a vogal I, fazer a letra I na
parede e recordar a grafia das demais vogais.
- Mostrar alguns objetos que começam com
a letra I: injeção, índio, iglu, imã, ioiô, igreja.
- A próxima coisa que começa com a vogal
I que irei mostrar aos alunos é Ipê, mostrar algumas imagens dessa árvore.
- Contar a história verídica do Ipê que
não queria ser poste. “Em Porto Velho,
no estado de Rondônia, um ipê foi cortado e usado como poste de luz, mas mesmo
depois de ter suas raízes cortadas, ele criou novas raízes e floresceu”. Usar
esse lindo exemplo da natureza para demonstrar como podemos fazer tudo quando
temos força de vontade.
- Após isso, fazer um ipê amarelo,
usando café e açafrão, em recipientes separados, colocar um pouco de cola e
agua em cada um e misturar bem.
- Atividade: Passar a mistura de café na palma da mão e na metade do
antebraço, depois carimbar em uma folha de sulfite. Com a mistura de açafrão e
um pedaço de algodão, salpicar a amarelo, para fazer a copa da árvore. Tirar uma foto e mandar no
grupo de sua professora.
Carga
horária: 4 horas
Avaliação: Através de vídeos e
fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação
e interesse.
====================================================================
PROFESSORA ANDREIA
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1° período da educação infantil
Data da Atividade: 03/06/2020
Componente Curricular: “Corpo, Gestos e Movimentos”CG
Temática da Aula: Conhecimento sobre o corpo.
Objeto do Conhecimento: Movimentos manipulativos
Habilidade:
EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Competência:
· Coordenar os movimentos manipulativos mediante contração e relaxamento;
· Desenvolver a coordenação motora grossa.
· Desenvolver a coordenação motora fina
· Manipular objetos com a mão
· Equilíbrio.
· Trabalho em equipe (cooperação).
· Lateralidade
· Ritmo
Recurso Didático: aparelho de som, música mão na cabeça ( estátua) , bolinhas coloridas ou outros objetos coloridos,
Carga Horária: 50 minutos.
Avaliação: Será através de devolutiva dada pelo aluno com um pequeno vídeo.
Professora de Educação Física: Andreia Fernanda Barbosa Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI