Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

21/08/2020 - 5º ANO - MATEMÁTICA E MÚSICA

PROFESSORA SIMONE





------------------------------------------------------


Professora: Maria de Oliveira Alves







Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 3º , 4º  e 5º  anos do Ensino Fundamental.
Professora: Maria de Oliveira Alves
Data da atividade: 21/08/2020
Componente Curricular: Música
Temática da aula: O folclore (lendas, adivinhas e músicas) .
Objeto do conhecimento: Ritmo e canto.

Habilidades:
(EF15AR14P2) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais.
(EF15AR14P3)  Perceber e explorar os elementos constitutivos da música(altura, intensidade, timbre melodia, ritmo, etc), por meio de jogos, brincadeiras, canções práticas diversas de composição\ criação, execução e apreciação musical, através de fontes sonoras diversas na exploração de elementos da música e do som.
(EF15AR15BP4)  Reconhecer os elementos constitutivos da música ( ritmo, melodia e harmonia e as características de instrumentos musicais variados exercitando as vivências e recursos audiovisuais.

Competências:
Reconhecer como ser integrante de uma sociedade e valorizar sua cultura, passada por outras gerações.

Recursos didáticos:
Violão, celular, vídeo do YouTube, vídeoaula,


Desenvolvimento:
- Assistir a videoaula onde serão tratados os seguintes assuntos:
 - Acolhimento aos alunos e seus familiares.
-  A cidade encontra se na zona vermelha para o contágio da COVID 19,  orientações para preservar nossa vida e a vida do próximo, baseado nas regras sanitárias vigentes.
- Conversa informal sobre o folclore e algumas  adivinhas( o que é, o que é).
- Cantar  a música: Me chamo Saci.
- Com acompanhamento da família, os alunos deverão pegar duas colheres e acompanhar a música: Escravos de Jó e psiu, psiu.
-Assistir ao vídeo  “Folclore Vivo”.
- Escolher  um personagem  das  lendas que você assistiu e fazer um desenho.
- Colorir com capricho e escrever o seu nome na folha.
- Poste a foto no grupo para sua professora.

Carga horária: 50 minutos.

Avaliação: Será realizada através da postagem do desenho criado pelo (a) aluno  (a) no grupo de WhatsApp.


21/08/2020 - 4º ANO - ARTE: MÚSICA/ MATEMÁTICA


PROFESSORA DELACIR 










========================================


Professora: Maria de Oliveira Alves







Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 3º , 4º  e 5º  anos do Ensino Fundamental.
Professora: Maria de Oliveira Alves
Data da atividade: 21/08/2020
Componente Curricular: Música
Temática da aula: O folclore (lendas, adivinhas e músicas) .
Objeto do conhecimento: Ritmo e canto.

Habilidades:
(EF15AR14P2) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais.
(EF15AR14P3)  Perceber e explorar os elementos constitutivos da música(altura, intensidade, timbre melodia, ritmo, etc), por meio de jogos, brincadeiras, canções práticas diversas de composição\ criação, execução e apreciação musical, através de fontes sonoras diversas na exploração de elementos da música e do som.
(EF15AR15BP4)  Reconhecer os elementos constitutivos da música ( ritmo, melodia e harmonia e as características de instrumentos musicais variados exercitando as vivências e recursos audiovisuais.

Competências:
Reconhecer como ser integrante de uma sociedade e valorizar sua cultura, passada por outras gerações.

Recursos didáticos:
Violão, celular, vídeo do YouTube, vídeoaula,
Desenvolvimento:
- Assistir a videoaula onde serão tratados os seguintes assuntos:
 - Acolhimento aos alunos e seus familiares.
-  A cidade encontra se na zona vermelha para o contágio da COVID 19,  orientações para preservar nossa vida e a vida do próximo, baseado nas regras sanitárias vigentes.
- Conversa informal sobre o folclore e algumas  adivinhas( o que é, o que é).
- Cantar  a música: Me chamo Saci.
- Com acompanhamento da família, os alunos deverão pegar duas colheres e acompanhar a música: Escravos de Jó e psiu, psiu.
-Assistir ao vídeo  “Folclore Vivo”.
- Escolher  um personagem  das  lendas que você assistiu e fazer um desenho.
- Colorir com capricho e escrever o seu nome na folha.
- Poste a foto no grupo para sua professora.

Carga horária: 50 minutos.

Avaliação: Será realizada através da postagem do desenho criado pelo (a) aluno  (a) no grupo de WhatsApp.



21/08/2020 - 3º ANO - ARTE: MÚSICA - MATEMÁTICA


PROFESSORA JULIA







Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 3º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 21-08-2020
Componente Curricular: Matemática
Temática da Aula: Sistema de Numeração Decimal
Objetos do Conhecimento:  Simetria, Adição , Subtração.
Habilidades: 
(EF03MA01) Ler e compreender e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de  adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.  
(EF03MA06) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação ( por 2,3,4,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
(EF04MA19) Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utiliza-la na construção de figuras congruentes.

Recurso Didático: vídeo, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, régua.

Desenvolvimento:  Assistir o vídeo, resolver as atividades propostas.
Carga Horária: 60 minutos
Avaliação: Contínua

Professora : JULIA SISCONETO



=====================================


Professora: Maria de Oliveira Alves





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 3º , 4º  e 5º  anos do Ensino Fundamental.
Professora: Maria de Oliveira Alves
Data da atividade: 21/08/2020
Componente Curricular: Música
Temática da aula: O folclore (lendas, adivinhas e músicas) .
Objeto do conhecimento: Ritmo e canto.

Habilidades:
(EF15AR14P2) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais.
(EF15AR14P3)  Perceber e explorar os elementos constitutivos da música(altura, intensidade, timbre melodia, ritmo, etc), por meio de jogos, brincadeiras, canções práticas diversas de composição\ criação, execução e apreciação musical, através de fontes sonoras diversas na exploração de elementos da música e do som.
(EF15AR15BP4)  Reconhecer os elementos constitutivos da música ( ritmo, melodia e harmonia e as características de instrumentos musicais variados exercitando as vivências e recursos audiovisuais.

Competências:
Reconhecer como ser integrante de uma sociedade e valorizar sua cultura, passada por outras gerações.

Recursos didáticos:
Violão, celular, vídeo do YouTube, vídeoaula,


Desenvolvimento:
- Assistir a videoaula onde serão tratados os seguintes assuntos:
 - Acolhimento aos alunos e seus familiares.
-  A cidade encontra se na zona vermelha para o contágio da COVID 19,  orientações para preservar nossa vida e a vida do próximo, baseado nas regras sanitárias vigentes.
- Conversa informal sobre o folclore e algumas  adivinhas( o que é, o que é).
- Cantar  a música: Me chamo Saci.
- Com acompanhamento da família, os alunos deverão pegar duas colheres e acompanhar a música: Escravos de Jó e psiu, psiu.
-Assistir ao vídeo  “Folclore Vivo”.
- Escolher  um personagem  das  lendas que você assistiu e fazer um desenho.
- Colorir com capricho e escrever o seu nome na folha.
- Poste a foto no grupo para sua professora.

Carga horária: 50 minutos.

Avaliação: Será realizada através da postagem do desenho criado pelo (a) aluno  (a) no grupo de WhatsApp.




21/08/2020 - 2º ANO - ARTE: MÚSICA - MATEMÁTICA

Professora: Maria de Oliveira Alves






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º e 2º  anos do Ensino Fundamental.
Professora: Maria de Oliveira Alves
Data da atividade: 21/08/2020
Componente Curricular: Música
Temática da aula:  A lenda do Saci Pererê.
Objeto do conhecimento: Ritmo e canto.

Habilidades:
(EF15AR14P2) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais
(EF15AR14P3)  Perceber e explorar os elementos constitutivos da música(altura, intensidade, timbre melodia, ritmo, etc), por meio de jogos, brincadeiras, canções práticas diversas de composição\ criação, execução e apreciação musical, através de fontes sonoras diversas na exploração de elementos da música e do som.
(EF15AR15BP4)  Reconhecer os elementos constitutivos da música ( ritmo, melodia e harmonia e as características de instrumentos musicais variados exercitando as vivências e recursos audiovisuais.

Competências:
Promover a ludicidade ampliando seu vocabulário, trabalhando a oralidade e o raciocínio lógico.

Recursos didáticos:
Violão, celular, vídeo do YouTube, vídeoaula, instrumentos não convencionais(chocalhos de garrafa pet ou colheres)  painel .


Desenvolvimento:
- Assistir a videoaula onde serão tratados os seguintes assuntos.
 - Acolhimento dos alunos e seus familiares desejando-lhes vida, saúde e paz.
-  A cidade encontra se na zona vermelha para o contágio da COVID 19,  orientações para preservar nossa vida e a vida do próximo, baseado nas regras sanitárias vigentes.
- Chamar a atenção dos alunos para o painel de fundo que sugere o personagem do dia escondido atrás de árvores. Os alunos foram induzidos a observar o ambiente, se era dia ou noite, se lembravam alguma história ou lenda.
- Após a breve história do personagem Saci Pererê, suas característica físicas, de nuances de sua personalidade, gosto gastronômico e bebidas( sucos e cachaça) a professora convida os alunos para cantarem a música “ Me chamam Saci’’. Onde os alunos deveriam pegar seu chocalho e os que não tem, pegassem colheres para acompanhar a mesma ao violão.
- Explicar o que é folclore.
-Assistir ao vídeo da Lenda do Saci Perere.
- Faça um desenho bem bonito da lenda que você assistiu.
- Colorir com capricho e escrever o seu nome na folha.
- Poste a foto no grupo.

Carga horária: 50 minutos

Avaliação: Será realizada através da postagem no grupo de Whatssap, do desenho  da lenda do Saci Pererê.



--------------------------------------------------------------------


PROFESSORA SHAYENE











21/08/2020 = 1º ANO - ARTE: MÚSICA / MATEMÁTICA

PROFESSORA MARIINHA




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º e 2º  anos do Ensino Fundamental.
Professora: Maria de Oliveira Alves
Data da atividade: 21/08/2020
Componente Curricular: Música
Temática da aula:  A lenda do Saci Pererê.
Objeto do conhecimento: Ritmo e canto.

Habilidades:
(EF15AR14P2) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais
(EF15AR14P3)  Perceber e explorar os elementos constitutivos da música(altura, intensidade, timbre melodia, ritmo, etc), por meio de jogos, brincadeiras, canções práticas diversas de composição\ criação, execução e apreciação musical, através de fontes sonoras diversas na exploração de elementos da música e do som.
(EF15AR15BP4)  Reconhecer os elementos constitutivos da música ( ritmo, melodia e harmonia e as características de instrumentos musicais variados exercitando as vivências e recursos audiovisuais.

Competências:
Promover a ludicidade ampliando seu vocabulário, trabalhando a oralidade e o raciocínio lógico.

Recursos didáticos:
Violão, celular, vídeo do YouTube, vídeoaula, instrumentos não convencionais(chocalhos de garrafa pet ou colheres)  painel .


Desenvolvimento:
- Assistir a videoaula onde serão tratados os seguintes assuntos.
 - Acolhimento dos alunos e seus familiares desejando-lhes vida, saúde e paz.
-  A cidade encontra se na zona vermelha para o contágio da COVID 19,  orientações para preservar nossa vida e a vida do próximo, baseado nas regras sanitárias vigentes.
- Chamar a atenção dos alunos para o painel de fundo que sugere o personagem do dia escondido atrás de árvores. Os alunos foram induzidos a observar o ambiente, se era dia ou noite, se lembravam alguma história ou lenda.
- Após a breve história do personagem Saci Pererê, suas característica físicas, de nuances de sua personalidade, gosto gastronômico e bebidas( sucos e cachaça) a professora convida os alunos para cantarem a música “ Me chamam Saci’’. Onde os alunos deveriam pegar seu chocalho e os que não tem, pegassem colheres para acompanhar a mesma ao violão.
- Explicar o que é folclore.
-Assistir ao vídeo da Lenda do Saci Perere.
- Faça um desenho bem bonito da lenda que você assistiu.
- Colorir com capricho e escrever o seu nome na folha.
- Poste a foto no grupo.

Carga horária: 50 minutos

Avaliação: Será realizada através da postagem no grupo de Whatssap, do desenho  da lenda do Saci Pererê.



PROFESSORA SALETE 










21/08/2020 = 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ARTE: MÚSICA / PSICOMOTRICIDADE


Professora: Maria de Oliveira Alves






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
Professora: Maria de Oliveira Alves.
Data da atividade: 21/08/ 2020.
Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas.
Temática da aula: Música
Objeto do Conhecimento: Rítmos variados e canto.

Habilidades:

(El03TS01)   Utilizar sons produzidos por materiais, objeto e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais,festas.

(El03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons

Competência:

Conhecer através da convivência com categorias musicais variadas e diversos tipos de músicas, (folclóricas, funk, cantigas infantis, hinos, etc.).

Recursos didáticos:
Violão, celular , vídeoaula, painel de parede.

Desenvolvimento:

·       Iniciar a aula felicitando os alunos e suas famílias pela beleza de trabalhos apresentados ao longo da semana, alusivo ao Projeto Sacramento.
·        Contar a própria história da professora, que foi acolhida por esta cidade e que teve alcançados os objetivos para uma vida mais promissora.
·       Deixar claro o reconhecimento, o agradecimento e amor pela cidade e seus moradores.
·       . Apresentação Hino Oficial de Sacramento.
·       Trabalhar a 1ª estrofe do Hino, primeiro falando a letra para as crianças e depois cantando
·        Propor que treinem as duas músicas trabalhadas e a vinheta de felicitações à Sacramento.
ü  Parabéns Sacramento por seus 200 anos.
Eu também sou parte dessa história”.

Carga horária: 50minutos.

Avaliação: Atividades postadas no grupo de WhatsApp.


=============================

PROFESSORA: NILZA 





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
                              
Etapa: 2º período da educação infantil.
Data da Atividade: 21/08/2020
Campo da Experiência: Corpo, gestos e movimentos.
Temática da Aula: Movimento corporal, Lateralidade, Deslocamento, Agilidade.
Objeto do Conhecimento: O corpo

Habilidades: (EI03CG01) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e danças, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. 
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
                    
Competências: Desenvolver destrezas (coordenação motora), lateralidade discriminação de movimentos, noção espacial e locomoção.
Recursos Didáticos: videoaula
                    
Desenvolvimento:
1º - ASSISTIR UM VÍDEO NA PÁGINA DO YOUTUBE CLICANDO NO LINK:
Vídeo 1:
2º - Convidar alguém da família ou toda família para dançar e curtir juntinhos:
3º - Grave um vídeo de sua dança, capriche!
4º - Posta lá no grupo de sua sala para que todos possam ver e curtir.    

Carga Horária: 50 minutos
Avaliação: Apreciação dos vídeos, através de fotos ou documentos impresso observando a participação e desenvolvimento do aluno.

PROFESSORA: NILZA APARECIDA DA SILVA