PROFESSORA CENIR
Diário de Registro de Atividades Escolares
Remotas
Etapa: 2° período
da Educação Infantil.
Professora: Cenir
Garcia.
Data da
atividade: 19/08/2020
Campos de experiência: “Traços,
sons, cores e formas (TS); Corpo, gesto e movimento (CG);“Eu, o outro e o nós
(EO); Escuta, fala, pensamento, imaginação ( EF ); Espaços, tempo, quantidades,
relações e transformações (ET).
Temática
da aula: Introduzir a letra
M, inserida na parlenda.
Objetos
do conhecimento:
* Possibilitar às crianças, o conhecimento e a importância
da cultura popular brasileira.
*Aprimorar o conhecimento e a fixação das letras
trabalhadas de forma prazerosa.
Habilidades:
(EI03TS02)
Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;
(EI03EF07)
Levantar
hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos,
recorrendo a estratégias de observação gráfica e / ou de leitura.
(EI03EO06)
Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG02) Demonstrar
controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e
reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03ET07)
Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o
depois e o entre em uma sequência.
Competências:
Oportunizar à criança a conhecer e aprimorar o gosto por
parlendas, proporcionando o resgate cultural e a valorização de nossa cultura.
Desenvolver habilidade de registro e escrita.
Recursos
didáticos:
Imagens ilustrativas
da parlenda, caixa surpresa, músicas (som), lápis grafite e outros riscantes,
revistas, cola, tesoura, entre outros...
Desenvolvimento:
-
Atividades de rotina (música trabalhando os números);
-Instigar
a criança a pensar, estimulando a oralidade e seu conhecimento, motivando-os ao
assunto trabalhado, (parlenda apresentando a letra M);
- Aguçar às crianças de forma sutil, um pequeno
comentário proporcionando o resgate, o respeito e carinho por culturas
populares;
-
Iniciar com a caixa surpresa promovendo um suspense para apresentar o conteúdo,
enfatizando a letra “M“. Em seguida apresentar a parlenda, explorando a
interpretação oral e descobrirem, o que as palavras têm em comum;
-
Propor um combinado para atender aos comandos ao recitar a parlenda, com ritmo
e animação.
-
Encerrar com a música (Dança do macaco).
Nortear as seguintes atividades:
·
Com ajuda de um adulto, escreva SACRAMENTO, 19
DE AGOSTO DE 2020.
·
Representar a letra “M“, com retinhas, palitos,
grãos e ou outros materiais;
·
Ilustrar a parlenda com alguns desenhos ou
recortes, das palavras que iniciam com a letra “M’’;
·
Escrever as palavras e contar as letras;
·
Escrever o seu nome.
Carga horária: 4h.
Avaliação: Os alunos serão avaliados através de fotografias enviadas das atividades realizadas em casa, capricho e
criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI