Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

terça-feira, 18 de agosto de 2020

19/08/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Temática da aula: Introduzir a letra M, inserida na parlenda.

PROFESSORA CENIR 



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 2° período da Educação Infantil.
Professora: Cenir Garcia.
Data da atividade: 19/08/2020

Campos de experiência: “Traços, sons, cores e formas (TS); Corpo, gesto e movimento (CG);“Eu, o outro e o nós (EO); Escuta, fala, pensamento, imaginação ( EF ); Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações (ET).

Temática da aula: Introduzir  a letra M, inserida na parlenda.

Objetos do conhecimento:
* Possibilitar às crianças, o conhecimento e a importância da cultura popular brasileira.
*Aprimorar o conhecimento e a fixação das letras trabalhadas de forma prazerosa.

Habilidades:

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e / ou de leitura.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Competências:

Oportunizar à criança a conhecer e aprimorar o gosto por parlendas, proporcionando o resgate cultural e a valorização de nossa cultura.
Desenvolver habilidade de registro e escrita.

Recursos didáticos:
 Imagens ilustrativas da parlenda, caixa surpresa, músicas (som), lápis grafite e outros riscantes, revistas, cola, tesoura, entre outros...

Desenvolvimento:
- Atividades de rotina (música trabalhando os números);
-Instigar a criança a pensar, estimulando a oralidade e seu conhecimento, motivando-os ao assunto trabalhado, (parlenda apresentando a letra M);
-  Aguçar às crianças de forma sutil, um pequeno comentário proporcionando o resgate, o respeito e carinho por culturas populares;
- Iniciar com a caixa surpresa promovendo um suspense para apresentar o conteúdo, enfatizando a letra “M“. Em seguida apresentar a parlenda, explorando a interpretação oral e descobrirem, o que as palavras têm em comum;
- Propor um combinado para atender aos comandos ao recitar a parlenda, com ritmo e animação.
- Encerrar com a música (Dança do macaco).



Nortear as seguintes atividades:

·        Com ajuda de um adulto, escreva SACRAMENTO, 19 DE AGOSTO DE 2020.
·        Representar a letra “M“, com retinhas, palitos, grãos e ou outros materiais;
·        Ilustrar a parlenda com alguns desenhos ou recortes, das palavras que iniciam com a letra “M’’;
·        Escrever as  palavras e contar as letras;
      MACACO = 6

       MARIA =

·        Escrever o seu nome.

Carga horária: 4h.

Avaliação: Os alunos serão avaliados  através de fotografias enviadas  das atividades realizadas em casa, capricho e criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI