Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

domingo, 16 de agosto de 2020

17/08/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Objeto do Conhecimento – Lendas, cantigas, trava-línguas, adivinhações, brincadeiras e brinquedos e parlendas

AVISO IMPORTANTE:


______________________________________________________
--------------------------------------------------------------------------


PROFESSORA VALKÍRIA





Diário de Registro de Atividades Remotas

Etapa: 2º Período da Educação infantil 

Data da Atividade: 17/08/2020

Campos de experiências: EU, O OUTRO E O NÓS. ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 

Temática da Aula: Folclore e a consoante L

Objeto do Conhecimento – Lendas, cantigas, trava-línguas, adivinhações, brincadeiras e brinquedos e parlendas

Habilidades: 

(EI03EO06) manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida, vivenciando as tradições regionais e suas identidades culturais.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de fotos, desenhos e outras formas de expressão;

Competências: Conhecer as diferentes tradições culturais, os costumes do seu grupo e de outros; 

Integrar-se em brincadeiras históricas relacionadas às tradições culturais da comunidade local e outras; 

Ampliar seu repertório vocabular; identificar gradativamente as letras do alfabeto em caixa alta;

Recursos Didáticos: Videoaula 

Desenvolvimento: Inicio a aula com a rotina, recordando o alfabeto e os numerais até 30. Nessa aula será trabalhado o Folclore, enfatizei as lendas, cantigas, brincadeiras e brinquedos, trava-línguas, adivinhações e parlendas. Durante toda a aula reforcei que Folclore, é tudo o que o povo cria, imagina e passa de geração a geração. Será trabalhado a lenda Lobisomem, trava-língua ( quem cochicha o rabo espicha, come pão com lagartixa), o que é, o que é tendo como resposta a palavra LIVRO e as parlendas “ O caminhão de laranja” e Lagarta Pintada, farei foco na consoante L, trabalhando o fônico. Como atividade pedi que os alunos gravassem um vídeo realizando a brincadeira proposta e também que numa folha desenhassem figuras com a letra L, tão enfatizadas na aula ( lobisomem, lagartixa, laranja, livro).


DESENVOLVIMENTO: 


1º COMANDO - LEITURA DAS LETRAS DO ALFABETO E DOS NUMERAIS DE 0 ATÉ 31 


2º COMANDO - APRECIAÇÃO DA VIDEOAULA GRAVADO PELA PROFESSORA 


3º COMANDO – GRAVAR VÍDEO, REALIZANDO A BRINCADEIRA PROPOSTA PELA PROFESSORA. 

4º COMANDO – NUMA FOLHA, ESCREVER A DATA E DESENHAR FIGURAS QUE INICIAM COM A LETRA L 

5º COMANDO – POSTAR O VÍDEO E FOTO DA ATIVIDADE DE FOLHA, NO GRUPO DA SALA. 


Avaliação: SERÁ AVALIADO A PARTICIPAÇÃO, INTERESSE E ENVOLVIMENTO, ATRAVÉS DE VÍDEOS E FOTOS
ENVIADOS PARA PROFESSORA.



Professora= VALKÍRIA                


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI