Professora: Maria Eliana
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa:1º Período da Educação
Infantil
Professora: Maria
Eliana Almeida dos Santos
Data da Atividade: 17/08/20
Campo de Experiência: O Eu,
o Outro e o Nós, Escuta,fala, pensamento e imaginação, Traços, sons cores e formas.
Temática da Aula: Respeito
às diferenças
Objeto do Conhecimento: Valorização
das características físicas e individuais (suas e dos outros)
Habilidades: Desenvolver
a autoconfiança, o sentimento de pertencimento e a empatia.
Competências:
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Recursos Didáticos:
Computador
ou celular para assistir a aula;
Bonecos
coloridos e barquinho de papel para contar a história;
Imagens
de pessoas ilustrando diferentes tipos físicos;
Música:
Normal é ser diferente
Desenvolvimento:
-
Após a apresentação e boas vindas, fazer a leitura das vogais e dos números;
-Falar
sobre a história que será apresentada e o nome da autora, Luisa Soares
-Contar
a história Meninos de todas as cores;
-Apresentar
a música Normal é ser diferente, com imagens de pessoas no palito;
-Explicar
a atividade.
Atividades:
-Fazer
um lindo desenho mostrando você e seu melhor amigo ou amiga, brincando juntos a
brincadeira preferida de vocês. Capriche no colorido!
Com
a ajuda de um adulto, escreva o seu nome e o nome dele ou dela também:
Avaliação:Através de vídeos e
fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação
e interesse.
HISTÓRIA: MENINOS DE TODAS AS CORES
AUTOR: LUÍSA SOARES
ERA UMA VEZ UM MENINO BRANCO QUE VIVIA NUMA TERRA DE MENINOS BRANCOS E DIZIA:
COMO É BOM SER BRANCO!
PORQUE É BRANCO O AÇÚCAR, TÃO DOCE,
PORQUE É BRANCO O LEITE, TÃO SABOROSO,
PORQUE É BRANCA A NEVE, TÃO LINDA.
MAS CERTO DIA O MENINO PARTIU NUMA GRANDE VIAGEM E CHEGOU A UMA TERRA ONDE TODOS OS MENINOS ERAM AMARELOS. ARRANJOU UMA AMIGA AMARELA QUE, COMO TODOS OS MENINOS AMARELOS, DIZIA:
COMO É BOM SER AMARELO!
PORQUE É AMARELO O SOL,
É AMARELO O GIRASSOL
E A GEMA DO OVO.
O MENINO BRANCO ENTROU NO BARCO PARA CONTINUAR A SUA VIAGEM E PAROU NUMA TERRA ONDE TODOS OS MENINOS ERAM PRETOS.
FEZ-SE AMIGO DE UM PEQUENO CAÇADOR QUE, COMO OS OUTROS MENINOS PRETOS, DIZIA:
COMO É BOM SER PRETO!
PRETO COMO A NOITE,
PRETO COMO AS AZEITONAS,
PRETO COMO AS ESTRADAS QUE NOS LEVAM PARA TODA A PARTE.
O MENINO BRANCO CONTINUOU SUA VIAGEM E SÓ PAROU NUMA TERRA ONDE TODOS OS MENINOS ERAM VERMELHOS.
ESCOLHEU PARA BRINCAR UM MENINO QUE, COMO OS OUTROS MENINOS VERMELHOS, DIZIA:
COMO É BOM SER VERMELHO!
VERMELHO DA COR DA MAÇÃ,
VERMELHO DA COR DAS CEREJAS
E VERMELHO DA COR DO SANGUE.
O MENINO BRANCO FOI CORRENDO MUNDO EM SEU BARQUINHO ATÉ UMA TERRA ONDE TODOS OS MENINOS ERAM MARRONS.
ELE FICOU AMIGO DE UM MENINO MARROM, QUE COMO TODOS OS OUTROS MENINOS MARRONS, DIZIA:
COMO É BOM SER MARROM!
MARROM COMO A TERRA DO CHÃO,
MARROM COMO OS TRONCOS DAS ÁRVORES,
E MARROM COMO O DELICIOSO CHOCOLATE.
E O MENINO BRANCO SENTIU SAUDADE DE CASA. ENTÃO, ELE ENTROU EM SEU BARQUINHO E NAVEGOU, NAVEGOU ATÉ CHEGAR À SUA TERRA DE MENINOS BRANCOS.
E DEPOIS DESSA VIAGEM, O MENINO BRANCO PASSOU A DIZER ASSIM:
COMO É BOM SER BRANCO COMO O AÇÚCAR,
COMO É BOM SER AMARELO COMO O SOL,
COMO É BOM SER PRETO COMO AS ESTRADAS
COMO É BOM SER VERMELHO COMO AS MAÇÃS
E COMO É BOM SER MARROM DA COR DO CHOCOLATE!
ENQUANTO, NA ESCOLA, OS MENINOS BRANCOS PINTAVAM EM FOLHAS BRANCAS DESENHOS DE MENINOS BRANCOS, ELE FAZIA GRANDES RODAS COM MENINOS SORRIDENTES DE TODAS AS CORES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI