Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

domingo, 16 de agosto de 2020

17/08/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Temática da Aula: Respeito às diferenças

Professora: Maria Eliana







Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa:1º Período da Educação Infantil

Professora: Maria Eliana Almeida dos Santos

Data da Atividade: 17/08/20

Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós, Escuta,fala, pensamento e imaginação, Traços, sons cores e formas.  

Temática da Aula: Respeito às diferenças

Objeto do Conhecimento: Valorização das características físicas e individuais (suas e dos outros)

Habilidades: Desenvolver a autoconfiança, o sentimento de pertencimento e a empatia.

Competências:


(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.


Recursos Didáticos:

Computador ou celular para assistir a aula;
Bonecos coloridos e barquinho de papel para contar a história;
Imagens de pessoas ilustrando diferentes tipos físicos;

Música: Normal é ser diferente

Desenvolvimento:
- Após a apresentação e boas vindas, fazer a leitura das vogais e dos números;
-Falar sobre a história que será apresentada e o nome da autora, Luisa Soares
-Contar a história Meninos de todas as cores;
-Apresentar a música Normal é ser diferente, com imagens de pessoas no palito;
-Explicar a atividade.

Atividades:
-Fazer um lindo desenho mostrando você e seu melhor amigo ou amiga, brincando juntos a brincadeira  preferida  de vocês. Capriche no colorido!
Com a ajuda de um adulto, escreva o seu nome e o nome dele ou dela também:

Avaliação:Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação e interesse.



HISTÓRIA: MENINOS DE TODAS AS CORES 

AUTOR: LUÍSA SOARES 

ERA UMA VEZ UM MENINO BRANCO QUE VIVIA NUMA TERRA DE MENINOS BRANCOS E DIZIA:

COMO É BOM SER BRANCO!

PORQUE É BRANCO O AÇÚCAR, TÃO DOCE,

PORQUE É BRANCO O LEITE, TÃO SABOROSO,

PORQUE É BRANCA A NEVE, TÃO LINDA.

MAS CERTO DIA O MENINO PARTIU NUMA GRANDE VIAGEM E CHEGOU A UMA TERRA ONDE TODOS OS MENINOS ERAM AMARELOS. ARRANJOU UMA AMIGA AMARELA QUE, COMO TODOS OS MENINOS AMARELOS, DIZIA:

COMO É BOM SER AMARELO!

PORQUE É AMARELO O SOL,

É AMARELO O GIRASSOL

E A GEMA DO OVO.

O MENINO BRANCO ENTROU NO BARCO PARA CONTINUAR A SUA VIAGEM E PAROU NUMA TERRA ONDE TODOS OS MENINOS ERAM PRETOS.

FEZ-SE AMIGO DE UM PEQUENO CAÇADOR QUE, COMO OS OUTROS MENINOS PRETOS, DIZIA:

COMO É BOM SER PRETO!

PRETO COMO A NOITE,

PRETO COMO AS AZEITONAS,

PRETO COMO AS ESTRADAS QUE NOS LEVAM PARA TODA A PARTE.

O MENINO BRANCO CONTINUOU SUA VIAGEM E SÓ PAROU NUMA TERRA ONDE TODOS OS MENINOS ERAM VERMELHOS.

ESCOLHEU PARA BRINCAR UM MENINO QUE, COMO OS OUTROS MENINOS VERMELHOS, DIZIA:

COMO É BOM SER VERMELHO!

VERMELHO DA COR DA MAÇÃ,

VERMELHO DA COR DAS CEREJAS

E VERMELHO DA COR DO SANGUE.

O MENINO BRANCO FOI CORRENDO MUNDO EM SEU BARQUINHO ATÉ UMA TERRA ONDE TODOS OS MENINOS ERAM MARRONS.

ELE FICOU AMIGO DE UM MENINO MARROM, QUE COMO TODOS OS OUTROS MENINOS MARRONS, DIZIA:

COMO É BOM SER MARROM!

MARROM COMO A TERRA DO CHÃO,

MARROM COMO OS TRONCOS DAS ÁRVORES,

E MARROM COMO O DELICIOSO CHOCOLATE.

E O MENINO BRANCO SENTIU SAUDADE DE CASA. ENTÃO, ELE ENTROU EM SEU BARQUINHO E NAVEGOU, NAVEGOU ATÉ CHEGAR À SUA TERRA DE MENINOS BRANCOS.

E DEPOIS DESSA VIAGEM, O MENINO BRANCO PASSOU A DIZER ASSIM:

COMO É BOM SER BRANCO COMO O AÇÚCAR,

COMO É BOM SER AMARELO COMO O SOL,

COMO É BOM SER PRETO COMO AS ESTRADAS

COMO É BOM SER VERMELHO COMO AS MAÇÃS

E COMO É BOM SER MARROM DA COR DO CHOCOLATE!

ENQUANTO, NA ESCOLA, OS MENINOS BRANCOS PINTAVAM EM FOLHAS BRANCAS DESENHOS DE MENINOS BRANCOS, ELE FAZIA GRANDES RODAS COM MENINOS SORRIDENTES DE TODAS AS CORES!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI