Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

20/08/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL -



PROFª  ZANA





Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 1º período da Educação Infantil

Data da Atividade: 20 de Agosto de 2020

Campo de experiência: – ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Temática da Aula:

Relacionar números e numerais até 9

Registro do número e numeral 3


 Objeto do Conhecimento:

  •  Linguagem oral e escrita;
  •  Expressão sonora (audição);
  •  Associação de quantidade(número) e símbolo (numeral);
  •  Desenvolvimento de atividade manual seguindo orientação e expressando livremente;



 Habilidades:
 EI03ET02 – Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais;

 EI03ET04 - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes;

EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes e o depois e o entre em uma sequência.


 Competências:


  •  Classificar e seriar objetos seguindo orientações e/ou de forma autônoma;
  • Comparar objetos e figuras, como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, etc.
  •  Registrar o que observou ou mediu fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da matemática, da escrita ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos tecnológicos;
  •  Seriar, ordenar e relacionar objetos, imagens e outros;
  •  Contar oralmente relacionando a contagem com as práticas lúdicas em cantigas, parlendas, brincadeiras e jogos;
  •  Registrar quantidades de forma convencional e não convencional em atividades lúdicas;
  • Identificar e nomear alguns algarismos relacionando-os às respectivas quantidades.



Recursos Didáticos:



  •  Computador, celular ou tablete para assistir as orientações e vídeos;
  •  Internet;
  • Papel jornal ou EVA, tesoura, cola;
  •  Vasilha com areia ( fubá ou farinha de trigo)
  •  Material disponível para que a criança possa criar a partir de uma imagem e orientação disponível;


 Desenvolvimento:



1º - Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as crianças já estão familiarizadas com essa rotina;


2º - Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua professora.


3º - Atividades: 

Atividade 1:

Apresentar um vídeo revisando a contagem de 0 a 9 relacionando números e numerais.

 Fazer a apresentação dos numerais usando fichas com os números e numerais até 9 para que as crianças visualizem os números e numerais contribuindo para fixação do conteúdo desenvolvido;



Atividade 2:

Orientar a criança como se faz o contorno da sua mão, (solicitando que um adulto auxilie se necessário nesse contorno) e em seguida a criança deverá usar a tesoura para fazer o recorte depois do contorno da mão pronto (lembrando que a criança já deverá fazer uso da tesoura, mesmo se precisar da ajuda de um adulto, incentivar que ela faça da forma que conseguir para que desenvolva suas habilidades);
 Depois de recortada a mãozinha a criança deverá fazer a dobradura dos dedinhos conforme a professora fará a orientação no vídeo, dobrando os dedos mínimo e polegar para mostrar a quantidade de dedos associando ao número traçado usando cola para fixar a dobradura;


Atividade 3:


Depois de assistir o vídeo trabalhando o número 3 a criança deverá utilizar as mais diversas possibilidades de repetir o traçado conforme a orientação da professora: fazendo o número no ar, usando a vasilha com areia (fubá ou farinha de trigo), usando palito para perfurar na bandeja de isopor, usando giz (caco de telha, tijolo, carvão) no chão, é importante que a criança repita bastante o movimento para que aprenda a traçar o número de forma correta, de acordo com a orientação



 Fazer uma colagem sobre o traçado do numeral 3;


 Registrar o conjunto do numeral 3, através de gravuras coladas dentro de um limite traçado pela família (ou qualquer adulto que estiver auxiliando a realização da atividade proposta)


Pedir a criança que faça a atividade de acordo com o que foi orientado, fazer uma foto da sua atividade e poste no grupo de sua sala, que tem o nome da sua professora;


 Avaliação:


A avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou habilidades apresentadas.





Ø Professora: Rosane Maria de Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI