PROFª ZANA
Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 1º período da Educação Infantil
Data da Atividade: 20 de Agosto de 2020
Campo de experiência: – ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Temática da Aula:
Relacionar números e numerais até 9
Registro do número e numeral 3
Objeto do Conhecimento:
Habilidades:
EI03ET02 – Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais;
EI03ET04 - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes;
EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes e o depois e o entre em uma sequência.
Competências:
Recursos Didáticos:
Desenvolvimento:
1º - Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as crianças já estão familiarizadas com essa rotina;
2º - Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua professora.
3º - Atividades:
Registro do número e numeral 3
Objeto do Conhecimento:
- Linguagem oral e escrita;
- Expressão sonora (audição);
- Associação de quantidade(número) e símbolo (numeral);
- Desenvolvimento de atividade manual seguindo orientação e expressando livremente;
Habilidades:
EI03ET02 – Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais;
EI03ET04 - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes;
EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes e o depois e o entre em uma sequência.
Competências:
- Classificar e seriar objetos seguindo orientações e/ou de forma autônoma;
- Comparar objetos e figuras, como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, etc.
- Registrar o que observou ou mediu fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da matemática, da escrita ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos tecnológicos;
- Seriar, ordenar e relacionar objetos, imagens e outros;
- Contar oralmente relacionando a contagem com as práticas lúdicas em cantigas, parlendas, brincadeiras e jogos;
- Registrar quantidades de forma convencional e não convencional em atividades lúdicas;
- Identificar e nomear alguns algarismos relacionando-os às respectivas quantidades.
Recursos Didáticos:
- Computador, celular ou tablete para assistir as orientações e vídeos;
- Internet;
- Papel jornal ou EVA, tesoura, cola;
- Vasilha com areia ( fubá ou farinha de trigo)
- Material disponível para que a criança possa criar a partir de uma imagem e orientação disponível;
Desenvolvimento:
1º - Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as crianças já estão familiarizadas com essa rotina;
2º - Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua professora.
3º - Atividades:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
Fazer uma colagem sobre o traçado do numeral 3;
Registrar o conjunto do numeral 3, através de gravuras coladas dentro de um limite traçado pela família (ou qualquer adulto que estiver auxiliando a realização da atividade proposta)
Pedir a criança que faça a atividade de acordo com o que foi orientado, fazer uma foto da sua atividade e poste no grupo de sua sala, que tem o nome da sua professora;
Avaliação:
A avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou habilidades apresentadas.
Ø Professora: Rosane Maria de Alcântara
Apresentar um vídeo revisando a contagem de 0 a 9 relacionando números e numerais.
Fazer a apresentação dos numerais usando fichas com os números e numerais até 9 para que as crianças visualizem os números e numerais contribuindo para fixação do conteúdo desenvolvido;
Atividade 2:
Orientar a criança como se faz o contorno da sua mão, (solicitando que um adulto auxilie se necessário nesse contorno) e em seguida a criança deverá usar a tesoura para fazer o recorte depois do contorno da mão pronto (lembrando que a criança já deverá fazer uso da tesoura, mesmo se precisar da ajuda de um adulto, incentivar que ela faça da forma que conseguir para que desenvolva suas habilidades);
Depois de recortada a mãozinha a criança deverá fazer a dobradura dos dedinhos conforme a professora fará a orientação no vídeo, dobrando os dedos mínimo e polegar para mostrar a quantidade de dedos associando ao número traçado usando cola para fixar a dobradura;Atividade 3:
Depois de assistir o vídeo trabalhando o número 3 a criança deverá utilizar as mais diversas possibilidades de repetir o traçado conforme a orientação da professora: fazendo o número no ar, usando a vasilha com areia (fubá ou farinha de trigo), usando palito para perfurar na bandeja de isopor, usando giz (caco de telha, tijolo, carvão) no chão, é importante que a criança repita bastante o movimento para que aprenda a traçar o número de forma correta, de acordo com a orientação
Fazer uma colagem sobre o traçado do numeral 3;
Registrar o conjunto do numeral 3, através de gravuras coladas dentro de um limite traçado pela família (ou qualquer adulto que estiver auxiliando a realização da atividade proposta)
Pedir a criança que faça a atividade de acordo com o que foi orientado, fazer uma foto da sua atividade e poste no grupo de sua sala, que tem o nome da sua professora;
Avaliação:
A avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou habilidades apresentadas.
Ø Professora: Rosane Maria de Alcântara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI