Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa:
1º Período da Educação
Infantil
Professora: Nathany Maria Cruvinel da Matta Silva
Data da Atividade: 19/08/20
Campos de Experiência: “Traços, Sons, Cores e Formas” - “Espaços,
Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”. “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” - “O Eu, o Outro e o Nós”
- “Corpo, Gestos e Movimentos”.
Temática da Aula: Lenda
Vitória Régia.
Objeto do Conhecimento: Folclore, cultura
popular brasileira.
Habilidades: conhecer sobre lendas folclóricas
brasileiras e a importância da cultura popular para um país; Aprender
interpretação de texto; Desenvolver a criatividade.
Competências:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de
desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso
de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades
artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas
habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em
situações diversas.
(EI03ET01)
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em
diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos
envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03EO05)
Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as
características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO02)
Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo
suas conquistas e limitações.
(EI03EO04) Comunicar
suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos
sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita
espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF04)
Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de
encenações
definindo os contextos, os personagens,
a estrutura da história.
Recurso Didático:
Computador
ou celular para assistir a aula;
Folha
sulfite;
Giz
de cera ou lápis de cor;
Cola;
Tesoura;
Guardanapo
ou papel higiênico;
Canetinha
rosa ou amarela (opcional).
Desenvolvimento:
- Iniciar a aula retomando a importância de manter os
cuidados contra a covid-19, que a situação em nossa cidade está se agravando.
- Fazer uma breve explicação sobre o que significa lendas.
- Contar a lenda “Vitória Régia”, utilizando gravuras da
história.
- Relembrar as vogais, dentro do contexto da história, escrever
cada vogal dentro de uma flor de papel fachada, ela irá se abrir quando
colocada na água da lagoa fictícia feita em uma bacia enfeitada com EVA e papel
crepom. Em seguida mostrar gravuras de coisas que iniciam com cada vogal.
- Recordar também os números até 5, com as pedrinhas do
fundo da lagoa.
- Atividades:
- Usando 4 pedaços de
papel ou dividir com a tesoura uma folha de guardanapo em 4 partes, colocar uma
em cima da outra, juntar o meio e amarrar com linha, cortar os excessos.
- Se tiver canetinha rosa, passar nas
bordas e do meio para cima, nas duas partes.
- Separar as camadas e ajeitá-las até parecerem com uma flor.
- Desenhar uma lagoa e uma folha de vitória régia no papel.
- Colar a flor que foi feita.
- Escrever o seu nome no trabalhinho.
- Tirar uma foto e mandafr no grupo de sua professora.
- Para finalizar a aula, colocar um guardanapo na lagoa, quando molhar ele
irá mostrar a mensagem “Amo vocês” escrita na parte interna como mágica.
Avaliação:
Através de vídeos e fotografias das atividades
realizadas em casa para verificação da participação e interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI