Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

terça-feira, 18 de agosto de 2020

19/08/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - FOLCLORE - LENDA DA VITÓRIA RÉGIA




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Professora: Nathany Maria Cruvinel da Matta Silva
Data da Atividade: 19/08/20
Campos de Experiência: “Traços, Sons, Cores e Formas” - “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”. “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” - “O Eu, o Outro e o Nós” - “Corpo, Gestos e Movimentos”.
Temática da Aula: Lenda Vitória Régia.
Objeto do Conhecimento: Folclore, cultura popular brasileira.
Habilidades: conhecer sobre lendas folclóricas brasileiras e a importância da cultura popular para um país; Aprender interpretação de texto; Desenvolver a criatividade.

Competências:

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
     (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

      (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações
       definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.


Recurso Didático:
Computador ou celular para assistir a aula;
Folha sulfite;
Giz de cera ou lápis de cor;
Cola;
Tesoura;
Guardanapo ou papel higiênico;
Canetinha rosa ou amarela (opcional).

Desenvolvimento: 

- Iniciar a aula retomando a importância de manter os cuidados contra a covid-19, que a situação em nossa cidade está se agravando.
- Fazer uma breve explicação sobre o que significa lendas.
- Contar a lenda “Vitória Régia”, utilizando gravuras da história.
- Relembrar as vogais, dentro do contexto da história, escrever cada vogal dentro de uma flor de papel fachada, ela irá se abrir quando colocada na água da lagoa fictícia feita em uma bacia enfeitada com EVA e papel crepom. Em seguida mostrar gravuras de coisas que iniciam com cada vogal.
- Recordar também os números até 5, com as pedrinhas do fundo da lagoa.
- Atividades:
- Usando 4 pedaços de papel ou dividir com a tesoura uma folha de guardanapo em 4 partes, colocar uma em cima da outra, juntar o meio e amarrar com linha, cortar os excessos.
- Se tiver canetinha rosa, passar nas bordas e do meio para cima, nas duas partes.
- Separar as camadas e ajeitá-las até parecerem com uma flor.
- Desenhar uma lagoa e uma folha de vitória régia no papel.
- Colar a flor que foi feita.
- Escrever o seu nome no trabalhinho.
- Tirar uma foto e mandafr no grupo de sua professora.

- Para finalizar a aula, colocar um guardanapo na lagoa, quando molhar ele irá mostrar a mensagem “Amo vocês” escrita na parte interna como mágica.


Avaliação:
Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação e interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI