Profesora Mariinha
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
Professor
(a): Maria de
Oliveira Alves.
Data
da atividade: 04|09|2020.
Campos
de experiência:
Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons cores e formas (TS).
Temática
da aula: Música.(Hino
da Independência do Brasil).
Objetos
de conhecimento: Ritmo.
Habilidades:
(El03TS01 ) Utilizar sons produzidos por
materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, de faz de
conta, encenações, criações musicais, festa
(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura
e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons
Competências:
Reforçar algumas das regras básicas sanitárias mais
importantes no combate a COVID-19 e consequentemente na preservação de nossa
saúde.
Introduzir a palavra “Pátria”, através de questionamentos
simples, favorecendo aos alunos uma idéia na compreensão do conceito, por
ocasião da Semana da Pátria.
Recursos
didáticos:
Vídeoaula, violão, celular,
vídeos do YouTube, painel de fundo.
Desenvolvimento:
· Iniciar de maneira festiva a acolhida
aos alunos e seus familiares.
· Insistir na observância das
principais regras sanitárias básicas para a prevenção da saúde de todos.
· Valorização do trabalho escolar,
destacando a importância da parceria escola| família que está refletindo
diretamente na nova forma de aprendizagem dos alunos
· Apresentação do mês de setembro que
abre para nós, outros dois grandes e importantes temas: Dia da Independência do
Brasil e início da primavera.
· Apresentação do Hino da Independência
do Brasil.
· Assistir o vídeo do YouTube “
Independência do Brasil” para fazer audição em casa do hino.
· Encerrar a aula, chamando a atenção
dos alunos para a postura de amor e respeito que devemos ter em relação a este
tipo de música, seja ela o Hino Nacional, Hino da Bandeira, Hino do Soldado,
Hino Oficial de Sacramento ou da Independência. A todos devemos demonstrar amor
e respeito durante a execução, eles contam e simbolizam nossa história.
· Atividades de registro:
- Ler a letra da primeira estrofe e do refrão do Hino Independência do Brasil para seu (ua) filho (a) conhecer.
HINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Já podeis, da Pátria
filhos
Ver contente a mãe
gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
REFRÃO
Brava gente brasileira!
Longe vá, temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
ü Ilustre a frase “ Brava Gente
Brasileira” recortando gravuras de pessoas que representem o povo brasileiro
considerando que nossa Pátria é formada por gente de todas as raças. Cole na
folha (não tendo gravuras poderá desenhar).
ü Escrever o seu nome na folha.
Carga horária: 60 minutos.
Avaliação:
O
(A) aluno (a) será avaliado (a) através de atividades realizadas e postadas no
grupo de sua sala.
===================
PROFESSORA NILZA
Diário de Registro de Atividades Escolares
Remotas
PSICOMOTRICIDADE
Data: 04/09/2020 Etapa: 2º período Professora:
Nilza
Campo da
Experiência: Corpo,
gestos e movimentos.
Temática
da Aula: Movimento
corporal.
Objeto do
Conhecimento:
O corpo
Habilidades:
(EI03CG02) Demonstrar
controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e danças, escuta e
reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades,
(EI03CG04) Adotar hábitos de
autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência;
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades
manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações
diversas.
Competências: Estimular e desenvolver
o equilíbrio, esquema corporal e coordenação motora ampla.
Recursos Didáticos: videoaula e vídeos do
Youtube.
Desenvolvimento:
1º -
ASSISTIR OS VÍDEOS POSTADOS:
Vídeo
1: Vídeo
explicativo da professora
Vídeo
2: https://youtu.be/IVqfowylySA
Vídeo 3: https://youtu.be/vHP_JMrOvjo
Vídeo 4: https://youtu.be/5RfWgMJ6dcw
2º - Convidar alguém da família ou toda família para se
movimentarem e curtir juntinhos;
3º - Realizar os movimentos de Yoga imitando os animais;
4º - Grave um vídeo ou faça fotos de suas estátuas, capriche!
5º - Poste o seu vídeo ou suas fotos lá no grupo de sua sala
para que todos possam ver e curtir.
Carga
Horária: 50 minutos
Avaliação:
Apreciação dos vídeos,
através de fotos ou documentos impresso observando a participação e
desenvolvimento do aluno.
PROFESSORA: NILZA
APARECIDA DA SILVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI