Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º período da Educação Infantil
Professora: Sheila Cristina Martins Gomes de
Melo
Data da Atividade: 03/11/2020
Campos de Experiência: “ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”, “TRAÇOS,
SONS, CORES E FORMAS”, “ EU, O OUTRO E O NÓS”, “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”,
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES E TRANSFORMAÇÕES”.
Temáticas da Aula: Órgãos dos sentidos
Objetos do Conhecimento: Nosso corpo e os sentidos,
Linguagem
oral e escrita;
Construção
de brinquedo de sucata (binoculo).
Habilidades:
(EI03EF01)
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da
linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras
formas de expressão.
(EI03EO03) Ampliar as relações
interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04X)
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, incluindo o
uso das tecnologias digitais.
(EI03EO02)
Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo
suas conquistas e limitações.
(EI03CG05)
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do
desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET01)
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET02)
Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações
sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03ET04)
Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens
(desenho, registro por números ou escrita espontâneas), em diferentes suportes.
Competências:
Reforçar
os cuidados de higiene e saúde.
Retratar
através de desenhos os órgãos dos sentidos.
Construir
brinquedos utilizando sucata.
Recursos Didáticos:
·
Celular,
computador ou tablete para acompanhar as orientações;
·
Cola
branca, barbante ou linha colorida, tesoura sem ponta; rolinhos de papel, papel
colorido.
·
Caderno
de tarefas ou folha sulfite, lápis grafite, lápis de cor, revistas para
recorte.
Desenvolvimento:
1- Iniciar a aula com a música de
abertura, me apresentando aos alunos;
2- Explico as atividades do dia, os
órgãos dos sentidos
3- Iniciar as atividades, relembrando as
vogais e numerais.
4- Apresentar os órgãos dos sentidos
através da música da Eliana.
5- Falar um pouco sobre cada órgão e sua
função.
6- Realizar a primeira atividade:
desenhar o corpo ressaltando os nossos órgãos dos sentidos.
7- Segunda atividade: recortar ou
desenhar objetos que ressalta a importância de cada órgão dos sentidos.
8- Fazer um brinquedo de sucata,
utilizando rolinhos de papel, vamos fazer um binoculo, destacando um dos órgãos
dos sentidos estudados: a visão.
9- Finalizar a aula relembrando sobre os
cuidados que devemos ter em tempo de Pandemia.
Carga Horária: 4 horas
Avaliação: será contínua, através de vídeos e fotografias das atividades
realizadas em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI