Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas do Ensino Fundamental.
Etapa:
4°
Ano do Ensino Fundamental.
Data da atividade: 30/09/2020
Professora:
Daniella Rodrigues Faria
Componente curricular:
Educação Física
Temática da aula: Jogos e Brincadeiras (deslocamento,
lateralidade).
Objetivos
de conhecimento: Brincadeiras,
exercícios físicos e ginásticos.
· Habilidades:
·
(EF12EF07P1) Experimentar, e fluir diferentes
elementos básicos da ginástica (equilíbrio, saltos, rotações, acrobacias com e
sem materiais) e da ginástica geral participando de atividades lúdicas
fomentadas por contextos simbólicos e imaginativos.
·
(EF12EF01) Experimentar, fruir e
recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no
contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças
individuais de desempenho dos colegas.
· (EF35EF04P4)
Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos
populares do Brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, reconhecendo limites
e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis.
· (EF12EF05P1) Experimentar e fruir, prezando pela ludicidade e pelo trabalho coletivo e cooperativo, esporte de marca e de precisão.
Competências:
Desenvolver atenção, reflexo, lateralidade, noção espacial, ritmo, coordenação motora, equilíbrio, resistência, força, visão periférica. Promover atividades para aliviar o stress provocado pelo isolamento social decorrente da COVID 19.
Recursos
didáticos e materiais:
Três (3) copos ou garrafa pet, dois (2) cabos de vassoura, fita crepe ou barbante, tapete ou toalha, uma (1) bola de meia, papel, ou outro objeto.
Desenvolvimento:
Iniciar a videoaula com exercícios de alongamento.
1° Atividade: (Aquecimento)
*
Sinal de trânsito
-Vermelho: parar;
-
Amarelo: caminhar;
- Verde: correr.
2° Atividade:
*
Circuito motor
-
Posicionar três (3) copos no chão e realizar corrida de frente e de costas;
- Dois
(2) cabos de vassoura deitados, saltar com os dois pés unidos para frente e
para trás;
-
Saltar com os dois pés sobre os cabos de vassoura;
-
Colocar um tapete ou toalha no chão, deitado sobre ele impulsionará os joelhos
ao peito, saltar e levantar, sem colocar
as mãos no chão;
- Em
linha reta:
-
Movimento de tesoura; abre e fecha a perna; pular com um pé só, para a direita
e para a esquerda.
( Realizar até 3 tentativas.)
3° Atividade:
* Ao
comando de um familiar colocar-se:
- Um
de frente para o outro; riscar no chão um X, e colocar um objeto ao meio;
- Realizar os comandos dados pelo familiar e tentar pegar o objeto ao meio, conforme a instrução da videoaula.
Carga horária: 50 minutos.
Avaliação:
O (A) aluno (a) será
avaliado (a) de acordo com o interesse, desempenho diante das atividades
realizadas através de compartilhamento do vídeo no grupo de WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI