Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Professora: Vanessa Cristina Carvalho
Data
da Atividade: 02/10/2020
Campo
de experiência: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG
Temáticas
da Aula: Coordenação motora fina e arremesso.
Objetos
do Conhecimento: O
corpo e movimentos.
Habilidades:
E103CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado
a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03CG03 Criar
movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades
artísticas como dança, teatro e música.
Competências: Desenvolver
a coordenação motora fina, direção, força, concentração, lateralidade e noção
de espaço.
Recursos
Didáticos: Videoaula, fita adesiva ou giz, 6 folhas de
revista ou jornal, um cesto ou balde.
Desenvolvimento: Apreciação
do vídeo gravado pela professora. Atividades a serem desenvolvidas:
1ª Atividade – A criança deverá rasgar e
amassar 6 folhas de revista ou jornal confeccionando as bolas de papel. Colocar
o cesto ou balde a uma determinada distância e marcar 3 quadrados onde ficará
as bolas de papel (1º quadrado uma bola, 2º quadrado duas bolas e 3º quadrado
três bolas).
2ª
Atividade – “Arremesso de bolas de papel” – A criança deverá colocar as bolas de papel
dentro dos quadrados nas suas respectivas quantidades em seguida se posicionará
atrás do quadrado para arremessar a bola de papel e acertar dentro do cesto,
realizando as tentativas de acerto seguindo os comandos (em pé, de joelhos e
sentada) para executar o arremesso.
Carga Horária: 60 Minutos
Avaliação: A avaliação será
continua através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.
================================================
PROFESSORA MARIINHA
POESIA - LEILÃO NO JARDIM
CECÍLIA MEIRELES
(VOZ- GISLENE ALMEIDA)
Diário de Registro de Atividades
Escolares Remotas da Educação Infantil.
Etapas: 1º e 2º períodos da
Educação Infantil.
Professora: Maria
de Oliveira Alves.
Data da atividade: 02|10|2020.
Campos de experiência:
Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons cores e formas (TS).
Temática da aula: Declamação
da poesia Leilão de Jardim e música: “Primavera”.
Objetos de conhecimento: Ritmo,
declamação da poesia.
Habilidades:
(El03TS01) Utilizar
sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante
brincadeiras, de faz de conta, encenações, criações musicais, festa.
(El03TS01) Reconhecer as qualidades do som (intensidade,
duração, altura e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir
músicas e sons.
Competências:
- .
Ressaltar às regras básicas sanitárias vigentes de prevenção da COVID 19 e à
quaisquer doenças que possam aniquilar nossa vida e saúde.
- Declamar
à Poesia- Leilão de Jardim (Cecília Meireles).
- Dar
significado à palavra “Leilão”.
-
Conhecer cuidados com as plantas e animais que vivem próximo as plantas.
Recursos didáticos:
Videoaula, violão, celular, vídeos do YouTube, painel de
fundo.
Desenvolvimento:
1º Momento: Iniciar
a videoaula dando boas-vindas aos alunos e respectivas famílias.
2º Momento: Revisão
das regras sanitárias básicas vigentes de prevenção a saúde, bem como a
quaisquer doenças que possam aniquilar nossa saúde que é nosso maior bem.
3º Momento: Estabelecimento
da relação das atividades da aula anterior, muito bem realizadas na totalidade
com capricho e dedicação à formação de um jardim e deste à um leilão. – “Leilão
de Jardim!”
4º Momento: Explicação
simples do significado de leilão.
5º Momento: Declamação
da Poesia: Leilão de Jardim (Cecília Meireles).
6º Momento: Utilização
da Música “Primavera” que será explorada diversas vezes ao longo da estação,
acrescida de outras com a mesma temática.
7º Momento: Finalização
da aula com expressão carinhosa, e despedida.
Atividades
de registro:
1- Converse
com a criança e explique os cuidados básicos que devemos ter com as plantas e
sobre os bichinhos que encontramos nos jardins ou hortas.
2- Grave um vídeo ou tire fotos e poste no grupo, mostrando a criança cuidando das plantas da mamãe ou da vovó como: regar com a mangueira ou o regadorzinho, tirar o matinho, etc.
3-Desenhe os bichinhos que gostam de viver no jardim ou horta.
4 - Escreva seu nome na folha.
Carga horária: 60
minutos.
Avaliação:
O (a) aluno (a) será avaliado (a) através de
atividades realizadas e postadas no grupo de sua sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI