Diário Remoto de Registro
de Atividades Escolares
Etapa: 4°
Ano do Ensino Fundamental.
Data
da Atividade: 23/09/2020
Professora:
Daniella Rodrigues Faria
Componente
Curricular: Educação Física
Temática
da Aula: Jogos e
Brincadeiras (deslocamento, lateralidade).
Objetivos do conhecimento: Brincadeiras, exercícios físicos e ginástico.
·
Habilidade:
·
(EF12EF07P1) Experimentar, e fluir diferentes
elementos básicos da ginástica (equilíbrio, saltos, rotações, acrobacias com e
sem materiais) e da ginástica geral participando de atividades lúdicas
fomentadas por contextos simbólicos e imaginativos.
·
(EF12EF01) Experimentar, fruir
e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no
contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças
individuais de desempenho dos colegas.
·
(EF35EF04P4)
Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos
populares do brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, reconhecendo
limites e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis.
·
(EF12EF05P1)
Experimentar e fruir, prezando pela ludicidade e pelo trabalho coletivo e
cooperativo, esporte de marca e de precisão.
Competência:
Desenvolver
atenção, reflexo, lateralidade, noção espacial, ritmo, coordenação motora,
equilíbrio, resistência, força, visão periférica. Promover atividades para
aliviar o stress provocado pelo isolamento social decorrente da COVID 19.
Recurso
didático e materiais:
10 bolinhas, tampinha de
garrafa pet ou calçados; 4 cabos de vassoura, desenhar com fita crepe linhas
retas ou barbantes; fita crepe.
Desenvolvimento:
Após os exercícios de
alongamento apresentado através de vídeo
1°
atividade: (Aquecimento)
- Abre e fecha as pernas;
-
Pé
no bumbum;
- Joelho alto com braços
alternados;
- Elevação de braços
laterais.
2°
Atividade:
- Coloque os cabos de
vassoura sobre o chão fazendo um desenho do jogo da velha;
- Realizar a atividade do
jogo da velha com as tampinhas ou sapatos até que se tenha um ganhador.
3°
Atividade:
- Desenhar um retângulo representando
uma quadra;
- Colocar cada jogador de
um lado da quadra desenhada;
- Cada jogador ficará com
cinco tampinhas de cada cor;
- O jogador terá que dar
um peteleco na tampinha, fazendo com que ela fique ao meio do campo;
- Ganha o jogador que
conseguir conduzir mais tampinhas ao meio do campo.
Carga Horária: 50min
Avaliação:
A avaliação ocorrerá
através da observação do interesse e do desempenho dos alunos diante das
atividades propostas e compartilhamento do vídeo no grupo de WhatsApp.
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