Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

terça-feira, 12 de maio de 2020

13/05/2020 -1º PERÍODO EDUCAÇÃO INFANTIL - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 


PROFª ROSELANE 





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Data da Atividade: 13/05/2020
Componente Curricular: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”EF – “Corpo, Gestos e Movimentos” CG -  “Traços, Sons, Cores e Formas”TS
Temática da Aula: Apreciação de história – Criação em Artes Visuais
Objeto do Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita – Noção do Esquema Corporal.
Habilidade:
·        (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.
·        EI03EF05)Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
·        (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
·        (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. 
·        (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
·        (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
·        (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

Competência: Desenvolver a habilidade de escuta para argumentar, contar e recontar histórias. Desenvolver a coordenação motora e a percepção visual.
Recurso Didático:
·        Computador ou celular para assistir a aula.
·        Internet.
·        Revistas, jornais, livros velhos.
·        Lápis, lápis de cor.
·        Prendedor de roupa.
·        Vídeos do youtube

Desenvolvimento:

1 Atividade: Iniciar a aula com o logotipo da escola. Logo após, me apresento e comento sobre o campo de experiência que irei trabalhar. Passo o vídeo do alfabeto. Apresento a história Zequinha, o espantalho fujão. Após o vídeo, explico a atividade. Agora você vai fazer o  espantalho. Desenhe a cabeça, os olhos, nariz. Rasgue um pedaço de papel para formar o corpo. Rasgue retinhas e faça os braços e as pernas do espantalho. Escreva seu nome como souber.

2ª Atividade: Agora, tire uma foto e mande para sua professora.

3ª Atividade: Grave um vídeo explicando a brincadeira do espantalho. Uma pessoa fica de braços abertos, imitando o espantalho e a criança vai colocando os prendedores.

Carga Horária: 4h.
Avaliação: A avaliação será através dos vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.

Professor(a) : Roselane Cardoso.





Aula de Educação Física da Tia Andreia

vídeo 1



vídeo 2



Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 1° período da educação infantil
Data da Atividade: 12/05/2020
Componente Curricular: “Corpo, Gestos e Movimentos”CG
Temática da Aula: Conhecimento sobre o corpo.
Objeto do Conhecimento: Movimentos manipulativos

Habilidade:  
EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
 EI03CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência:
·       Coordenar os movimentos manipulativos mediante contração e relaxamento;
·       Desenvolver a coordenação motora grossa.
·       Respiração (expirar e inspirar o ar).
·       Lateralidade
·       Ritmo

Recurso Didático: um aparelho de som, saco de lixo, brinquedos pequenos e um balde ou bacia grande.

Desenvolvimento: Conforme a apreciação do vídeo gravado, as crianças deverão colocar realizar movimentos de relaxamento com a cabeça, trabalhar a respiração (espiração e inspiração), ao ritmo da música (Aquecimento do Leo Megga) realizar movimentos de lateralidade (em cima, em baixo, para um lado e para o outro).
Encher um saco de lixo ou sacolinha de modo que fique meio vazio, em seguida sentar com o saco a frente e colocar em uma certa distância uma vasilha grande, colocar um brinquedo pequeno em cima do saco mais a frente e com as mãos realizar um movimento de pressão no saco fazendo com que o brinquedo voe longe, tentando acertar o recipiente que estará a frente.

Carga Horária: 50 minutos.
Avaliação: Será através de devolutiva dada pelo aluno através de um pequeno vídeo.

Professora de Educação Física: Andreia Fernanda Barbosa Marques









Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI