LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
PROFª ROSELANE
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Data
da Atividade: 13/05/2020
Componente
Curricular: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”EF –
“Corpo, Gestos e Movimentos” CG
- “Traços, Sons, Cores e Formas”TS
Temática
da Aula: Apreciação de história – Criação em Artes Visuais
Objeto
do Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita – Noção do Esquema
Corporal.
Habilidade:
·
(EI03EF01)
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da
linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras
formas de expressão.
·
EI03EF05)Recontar histórias ouvidas para
produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
·
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do
desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
·
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do
uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias,
atividades artísticas, entre outras possibilidades.
·
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais
no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
·
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com
confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
·
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais,
desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Competência:
Desenvolver
a habilidade de escuta para argumentar, contar e recontar histórias.
Desenvolver a coordenação motora e a percepção visual.
Recurso
Didático:
·
Computador ou celular para assistir a aula.
·
Internet.
·
Revistas, jornais, livros velhos.
·
Lápis, lápis de cor.
·
Prendedor de roupa.
·
Vídeos do youtube
Desenvolvimento:
1
Atividade: Iniciar a aula com o logotipo da escola. Logo após, me
apresento e comento sobre o campo de experiência que irei trabalhar. Passo o
vídeo do alfabeto. Apresento a história Zequinha, o espantalho fujão. Após o
vídeo, explico a atividade. Agora você vai fazer o espantalho. Desenhe a cabeça, os olhos,
nariz. Rasgue um pedaço de papel para formar o corpo. Rasgue retinhas e faça os
braços e as pernas do espantalho. Escreva seu nome como souber.
2ª
Atividade: Agora, tire uma foto e mande para sua professora.
3ª Atividade:
Grave um vídeo explicando a brincadeira do espantalho. Uma pessoa fica de
braços abertos, imitando o espantalho e a criança vai colocando os prendedores.
Carga Horária: 4h.
Avaliação: A avaliação será através
dos vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.
Professor(a) : Roselane
Cardoso.
Aula de Educação Física da Tia Andreia
vídeo 1
vídeo 2
Diário Remoto de Registro de
Atividades Escolares
Etapa: 1°
período da educação infantil
Data
da Atividade: 12/05/2020
Componente
Curricular: “Corpo, Gestos e Movimentos”CG
Temática
da Aula: Conhecimento sobre o corpo.
Objeto do Conhecimento: Movimentos
manipulativos
Habilidade:
EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em
brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Coordenar
suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades
em situações diversas.
Competência:
· Coordenar os movimentos
manipulativos mediante contração e relaxamento;
· Desenvolver a
coordenação motora grossa.
· Respiração
(expirar e inspirar o ar).
· Lateralidade
· Ritmo
Recurso
Didático: um aparelho de som, saco de lixo, brinquedos pequenos e um
balde ou bacia grande.
Desenvolvimento: Conforme
a apreciação do vídeo gravado, as crianças deverão colocar realizar movimentos
de relaxamento com a cabeça, trabalhar a respiração (espiração e inspiração),
ao ritmo da música (Aquecimento do Leo Megga) realizar movimentos de
lateralidade (em cima, em baixo, para um lado e para o outro).
Encher um saco de lixo ou
sacolinha de modo que fique meio vazio, em seguida sentar com o saco a frente e
colocar em uma certa distância uma vasilha grande, colocar um brinquedo pequeno
em cima do saco mais a frente e com as mãos realizar um movimento de pressão no
saco fazendo com que o brinquedo voe longe, tentando acertar o recipiente que
estará a frente.
Carga Horária: 50
minutos.
Avaliação: Será através de devolutiva dada pelo aluno através de um pequeno
vídeo.
Professora de Educação Física: Andreia Fernanda
Barbosa Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI