Tema: Fala, escuta, pensamento e imaginação.
Professora: Cenir
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 2º Período da Educação Infantil
Data da Atividade: 13/05/2020
Componente Curricular: Escuta, fala, pensamento e imaginação/ Corpo, Gestos e movimentos/ Traços, sons, cores e formas.
Temática da Aula: Abolição dos Escravos e Parlendas
Objeto do Conhecimento: Possibilitar às crianças, o conhecimento e a importância da data ( Abolição dos Escravos ). E a oportunidade de aprimorar a oralidade por meio de recíta , enriquecendo assim, seu universo cultural e vivência das brincadeiras.
Habilidades:
(EI03EF08) Selecionar livros e gêneros de textos conhecidos para a leitura de um adulto e ou para sua própria leitura ( partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações). (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Competência; Conscientizar as crianças sobre valores éticos, tais como: respeito ao próximo Desenvolver a oralidade, coordenação motora, percepção auditiva, visual e rítmico da criança. Recurso Didático: vídeo, lousa, imagens, alfabeto, numerais, pilão e som.
Desenvolvimento: -
Recordar o alfabeto, numerais e dia da semana; Comentário sobre a importância da comemorativa ( Abolição dos Escravos ); Iniciar a parlenda, ( Ploc… ploc... ), apresentando os significados de palavras desconhecidas, ( sapucaia / pilão );
Em seguida, identificar as vogais presentes na mesma; Propor um combinado para atender os comandos ao recitar a parlenda, com rítmo e animação. Instigar o aluno a se lembrar:
● Animal que aparece na parlenda;
● Vestuário;
● Nome da princesa que assinou a Lei que libertou os escravos;
● Despertar a curiosidade e imaginação sobre o que será que aconteceu com o macaco?
● Adivinha: O que é? o que é? É branquinha! também faz ploc, ploc e pula na panela! As crianças adoram!
*Nortear as atividades :
01) _ Escrever as vogais ( A, E, I, O, U ),uma embaixo da outra.
02) _ Fazer um desenho que se inicie com cada letra.
03) _ Colorir com muito capricho.
04) _ Escrever seu nome.
Carga horária: 3 horas Avaliação: Será avaliado através de fotografias das atividades realizadas em casa, o capricho e a criatividade.
Professora: Cenir Maria Garcia Borges
_________________________________________________________________________________
Hoje a nossa aula de educação física será
com a tia Andreia. Obaaa!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 1° período da educação infantil
Data da Atividade: 12/05/2020
Componente Curricular: “Corpo, Gestos e Movimentos”CG
Temática da Aula: Conhecimento sobre o corpo.
Objeto do Conhecimento: Movimentos manipulativos
Habilidade:
EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Competência:
· Coordenar os movimentos manipulativos mediante contração e relaxamento;
· Desenvolver a coordenação motora grossa.
· Respiração (expirar e inspirar o ar).
· Lateralidade
· Ritmo
Recurso Didático: um aparelho de som, saco de lixo, brinquedos pequenos e um balde ou bacia grande.
Desenvolvimento: Conforme a apreciação do vídeo gravado, as crianças deverão colocar realizar movimentos de relaxamento com a cabeça, trabalhar a respiração (espiração e inspiração), ao ritmo da música (Aquecimento do Leo Megga) realizar movimentos de lateralidade (em cima, em baixo, para um lado e para o outro).
Encher um saco de lixo ou sacolinha de modo que fique meio vazio, em seguida sentar com o saco a frente e colocar em uma certa distância uma vasilha grande, colocar um brinquedo pequeno em cima do saco mais a frente e com as mãos realizar um movimento de pressão no saco fazendo com que o brinquedo voe longe, tentando acertar o recipiente que estará a frente.
Carga Horária: 50 minutos.
Avaliação: Será através de devolutiva dada pelo aluno através de um pequeno vídeo.
Professora de Educação Física: Andreia Fernanda Barbosa Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI