Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

terça-feira, 12 de maio de 2020

13/05/2020 - 2º período - Educação Infantil - Tema: Fala, escuta, pensamento e imaginação e educação física.


Tema: Fala, escuta, pensamento e imaginação.
Professora: Cenir






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas 

Etapa: 2º Período da Educação Infantil 
Data da Atividade: 13/05/2020 
Componente Curricular: Escuta, fala, pensamento e imaginação/ Corpo, Gestos e movimentos/ Traços, sons, cores e formas. 
Temática da Aula: Abolição dos Escravos e Parlendas 

Objeto do Conhecimento: Possibilitar às crianças, o conhecimento e a importância da data ( Abolição dos Escravos ). E a oportunidade de aprimorar a oralidade por meio de recíta , enriquecendo assim, seu universo cultural e vivência das brincadeiras.

 Habilidades: 
(EI03EF08) Selecionar livros e gêneros de textos conhecidos para a leitura de um adulto e ou para sua própria leitura ( partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações). (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Competência; Conscientizar as crianças sobre valores éticos, tais como: respeito ao próximo Desenvolver a oralidade, coordenação motora, percepção auditiva, visual e rítmico da criança. Recurso Didático: vídeo, lousa, imagens, alfabeto, numerais, pilão e som. 

Desenvolvimento: - 

Recordar o alfabeto, numerais e dia da semana; Comentário sobre a importância da comemorativa ( Abolição dos Escravos ); Iniciar a parlenda, ( Ploc… ploc... ), apresentando os significados de palavras desconhecidas, ( sapucaia / pilão ); 
Em seguida, identificar as vogais presentes na mesma; Propor um combinado para atender os comandos ao recitar a parlenda, com rítmo e animação. Instigar o aluno a se lembrar: 

● Animal que aparece na parlenda; 
● Vestuário; 
● Nome da princesa que assinou a Lei que libertou os escravos; 
● Despertar a curiosidade e imaginação sobre o que será que aconteceu com o macaco? 
● Adivinha: O que é? o que é? É branquinha! também faz ploc, ploc e pula na panela! As crianças adoram! 

 *Nortear as atividades : 
01) _ Escrever as vogais ( A, E, I, O, U ),uma embaixo da outra.
02) _ Fazer um desenho que se inicie com cada letra.
03) _ Colorir com muito capricho. 
04) _ Escrever seu nome.

Carga horária: 3 horas Avaliação: Será avaliado através de fotografias das atividades realizadas em casa, o capricho e a criatividade. 

Professora: Cenir Maria Garcia Borges

_________________________________________________________________________________


Hoje a nossa aula de educação física será 
com a tia Andreia. Obaaa!








--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 1° período da educação infantil
Data da Atividade: 12/05/2020
Componente Curricular: “Corpo, Gestos e Movimentos”CG
Temática da Aula: Conhecimento sobre o corpo.
Objeto do Conhecimento: Movimentos manipulativos

Habilidade:  
EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
 EI03CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência:
·       Coordenar os movimentos manipulativos mediante contração e relaxamento;
·       Desenvolver a coordenação motora grossa.
·       Respiração (expirar e inspirar o ar).
·       Lateralidade
·       Ritmo

Recurso Didático: um aparelho de som, saco de lixo, brinquedos pequenos e um balde ou bacia grande.

Desenvolvimento: Conforme a apreciação do vídeo gravado, as crianças deverão colocar realizar movimentos de relaxamento com a cabeça, trabalhar a respiração (espiração e inspiração), ao ritmo da música (Aquecimento do Leo Megga) realizar movimentos de lateralidade (em cima, em baixo, para um lado e para o outro).
Encher um saco de lixo ou sacolinha de modo que fique meio vazio, em seguida sentar com o saco a frente e colocar em uma certa distância uma vasilha grande, colocar um brinquedo pequeno em cima do saco mais a frente e com as mãos realizar um movimento de pressão no saco fazendo com que o brinquedo voe longe, tentando acertar o recipiente que estará a frente.

Carga Horária: 50 minutos.
Avaliação: Será através de devolutiva dada pelo aluno através de um pequeno vídeo.

Professora de Educação Física: Andreia Fernanda Barbosa Marques





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI