Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

domingo, 14 de junho de 2020

15/06/2020 - 4º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE

PROFESSORA RITA









Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 4º ano I do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 15/06/2020
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Temática da Aula: Compreensão em Leitura, Tonicidade, Antônimo e Sinônimo.

Objeto do Conhecimento: Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético/ Morfossintaxe/ Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético e da ortografia

Habilidade:
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF03LP06) Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

Competência: Desenvolver a compreensão em leitura (localização de informações), trabalhar a análise linguística/semiótica (Ortografização).
Desenvolvimento: Para desenvolver as atividades os alunos farão a leitura do texto e assim desenvolverão as atividades pedidas, em seguida Assistirão a um vídeo no youtube https://youtu.be/UutpNDjWbHK para maior esclarecimento das sílabas tônicas.

Carga Horária: 3 horas

Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.
Professora: Rita de Cássia Mendes Silva.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

PROFESSORA NILZA





PLANO DE AULA E. M. PROFESSORA SILVIA VIEIRA
                                        

DATA: 15/06/2020 (aula 7)

PROFESSORA: NILZA APARECIDA DA SILVA

TURMA: 4º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

UNIDADE TEMÁTICA: Artes visuais

OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas

HABILIDADES:

(EF15AR01P5) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais contemporâneas e regionais, se expressando através do desenho, colagem, pintura, dobradura, fotografia, gravuras, histórias em quadrinhos, vídeos, escultura, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR27MGP5) Conhecer a história da Arte e os diversos artistas, criando e refletindo sobre as linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), resgatando as tradições culturais de cada município.

Linhas variadas

Queridos alunos vocês já aprenderam um pouquinho sobre linhas retas e linhas curvas, já usaram  somente as duas formas de linhas criando um desenho 3D. Agora vou ensinar vocês a usarem linhas variadas criando efeito de ótica! Legal não é mesmo?!
Use sua imaginação, criatividade e capriche no colorido, vale até criar uma moldura para decorar seu quarto. Que tal?

ATIVIDADES


1º- Atividade:

ASSISTIR UM VÍDEO NA PÁGINA DO YOUTUBE CLICANDO NO LINK:
Vídeo 1: https://youtu.be/4nuywk65ZC8

2º- Atividade:

Veja o vídeo novamente e faça sua criação seguindo passo a passo mostrado no vídeo.
Lembrando que agora no seu desenho você irá usar linhas variadas.


OBS: Não se esqueça de fazer uma foto do seu trabalho e postar lá no grupo! Ok!?

Bom trabalho criançada! 

Profª Nilza
15/06/2020







Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI