LITERATURA
PROFESSORA TÂNIA
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1 º
Ano do Ensino Fundamental
Professora: TANIA REGINA LUCAS LEÃO
MAIA
Data
da Atividade: 02/07/2020
Componente
Curricular: Literatura
Temática
da Aula: Oralidade, releitura, escuta,
criatividade.
Objeto
do Conhecimento: Linguagem oral , escrita e pesquisa
Habilidades:
(EF01LP26) Identificar elementos de uma
narrativa lida ou escutada, incluindo
personagens, enredo, tempo e espaço;
(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida;
(EF12LP02) Buscar,
selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos
que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e
interesses;
(EF12LP06) Planejar e
produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados,
avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do
campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de
ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e
o tema/assunto/finalidade do texto;
(EF15AR01)
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar
e o repertório imagético;
(EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos
e técnicas convencionais e não convencionais;
(EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos
processos de criação artística.
Competências:
- · Apreciar
a história;
- · Conhecer
o ciclo de vida da borboleta;
- · Estimular
o gosto pela leitura e pesquisa;
- · Sensibilizar
o emocional e o psicológico da criança durante o
enfrentamento da pandemia do novo corona vírus;
- · Desenvolver
a criatividade e descoberta dos poderes(valores) que estão presentes dentro de
nós;
- · Permitir
o conhecimento de situações dolorosas,
mas que trazem bons ensinamentos. (Através do ciclo de vida DA OSTRA E DA
BORBOLETA).
Recursos Didáticos: celular, computador, livro em PDF
disponibilizado em apresentação de Power Point com dublagem, folha sulfite, lápis de cor.
Desenvolvimento:
1º MOMENTO
· Boas Vindas
· Apresentar a capa do livro e o autor (A história da Ostra e a Borboleta - O corona vírus e Eu da autora Ana M. Gomez.)
· Contar a história apresentando as imagens do livro em Power Point .
2º MOMENTO: Explicação de como
será realizado as atividades do livrinho.
a)
Atividade
de registro (confecção de um livrinho).
3º MOMENTO:
Solicitar que a criança
assista como fonte de conhecimento ( O link que será disponibilizado no grupo
de WhatsApp de cada turma. )
(O ciclo de vida da ostra: (https://bollog.wordpress.com/2012/12/07/voce-sabia-2/)
(O ciclo de vida da borboleta: (https://youtu.be/exCoqCJQilo)
Avaliação: Os alunos serão avaliados através da participação online e através
da execução das atividades postados no grupo.






Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI